Os truques para lavar as almofadas viscoelásticas

Set 20, 2021 | INFORMAMOS-TE | 0 comments

As almofadas viscoelásticas. Uma invenção que se poderia considerar do futuro, mas que, felizmente, leva já muitos anos a melhorar o nosso sono. Este elemento de descanso conta com uma série de infinitas vantagens, que começam na sua própria conceção. É que, através do material com que se fabricam, a sua sensibilidade ao peso e à temperatura corporal fazem com que desfrutemos de plácidas noites. E se não acredita, pergunte ao seu pescoço e cabeça, os grandes beneficiários destes modelos.

Se tivéssemos de encontrar um único senão, esse seria a forma de as lavar: não podemos introduzi-las nas cómodas e fáceis máquinas de lavar.

Como limpar este tipo de almofadas, se não podemos introduzi-las na máquina de lavar?

Os ácaros, as bactérias, o mofo, a humidade. Sujidade em geral. Todos estes elementos são inimigos da higiene e, portanto, do nosso descanso. É por isso que recomendamos lavar as fronhas das almofadas cada semana.

O material viscoelástico está elaborado de maneira sintética, através duma espuma desenhada para receber pressões exteriores. O que nós conhecemos como efeito memória, é um benefício que a impede de ser introduzida numa lavadora. Imagine como ficaria a almofada…

Ainda que existam certos tipos de modelos viscoelásticos que podem ser introduzidos na máquina de lavar para a sua manutenção (algumas almofadas transpiráveis, que na sua etiqueta assim o indicam), o certo é que não é nada recomendável lavá-las assim. Tanto a sua espuma, como a densidade com que estão formadas, empurram-nos a limpá-las com a ajuda de uma série de truques:

– Comprove sempre a sua etiqueta. Ainda que indique que se pode lavar na máquina, tente não o fazer, e aposte na limpeza à mão.

– Nunca utilize produtos agressivos para lavá-la, ou vai acabar com todos os seus benefícios. Utilize um tipo de sabão neutro e pouco agressivo. Deite especial atenção à sua lavagem, se não quer que apareça a temida humidade.

– Se derramou líquidos sobre ela, e deixou manchas, utilize rapidamente um pano seco para absorver o líquido. Depois, esfregue a mancha com outro pano húmido e um pouco de sabão neutro. Quando a mancha tiver desaparecido, seque-a com a ajuda de um secador elétrico a certa distância, ou faça-o ao ar livre.

– Para evitar manchas, é aconselhável utilizar fronhas de almofada para a sua proteção. Quantas mais tenha, e mais as lave, melhor cuidada estará a sua almofada, porque as irá substituindo muito mais frequentemente.

– Se o problema é o seu mau odor, pode auxiliar-se das dezenas de ambientadores que existem no mercado ou, como remédio caseiro, utilizar bicarbonato de sódio. Apenas terá que colocar um pouco deste tipo de ambientador sobre a almofada, deixá-lo atuar durante 20 ou 30 minutos, e retirar os restos com um pequeno aspirador de mão.

– Lembre-se que a vida útil das almofadas viscoelásticas é de dois anos. Passado este tempo, recomendamos-lhe que a renove, para continuar a desfrutar de todos os seus benefícios.