Os mosquitos não o deixam dormir? Remédios caseiros mais eficazes

Jul 3, 2021 | INFORMAMOS-TE | 0 comments

A primavera já está entre nós e, pouco a pouco, vai chegando o calor. A este também se podem somar as noites asfixiantes que é capaz de nos provocar. Muitas vezes torna-se complicado conseguir escapar dele, e ainda que existam outras soluções, é habitual deixar a janela aberta durante os meses mais calorosos, para poder desfrutar de um descanso fresco.

Desta forma, expomo-nos aos possíveis mosquitos que podem tratar de entrar nos nossos quartos, o que em muitos casos pode perturbar o nosso descanso. O seu zumbido e as suas picadas perseguem-nos pela madrugada.

Porém, e felizmente, hoje em dia existem alguns remédios que podemos levar a cabo, para manter estes irritantes zumbidos longe do nosso descanso. Em seguida, apresentamos-lhe alguns deles.

Remédios para quando os mosquitos não o deixam dormir

Os mosquitos podem converter-se num verdadeiro incómodo pelas noites, especialmente no verão. Por sorte, há alguns remédios que podem servir de ajuda, se os mosquitos não o deixam dormir. Estes são alguns deles:

Óleos aromáticos

Utilizar óleos aromáticos pode manter os mosquitos afastados do nosso descanso. Existe uma ampla variedade de tipos de óleos aromáticos no mercado, no entanto, alguns são mais eficazes do que outros.

Na linha da frente dos óleos mais úteis para afugentar os mosquitos podemos encontrar vários, como os que contêm uma grande percentagem de: lavanda, citronela, limão, alecrim, ou amêndoas, entre outros. Há muitas maneiras de os utilizar, para manter os mosquitos longe do nosso descanso.

Por exemplo, podem aplicar-se diretamente sobre a própria pele, podem-se pôr bolas de algodão empapadas nestes óleos e colocá-las por todo o quarto, diretamente sobre a almofada com umas poucas gotas…. Inclusivamente podem ser úteis se vêm em forma de vela. Além disso, alguns deles, como o óleo de lavanda, ajudam a relaxar e a adormecer.

Armadilha caseira

Os mosquitos são atraídos pelo doce, pelo que podemos utilizar isto contra eles. Assim, podemos cortar uma garrafa pela metade, e enchê-la com uma mistura de açúcar e água quente, para que se dissolva. Uma vez fria, pode borrifar-se um pouco de levedura por cima.

Citrinos e cravo-da-índia

Este remédio costuma ser bastante recorrente, e geralmente infalível. Consiste em colocar meio limão com um punhado de cravos-da-índia perfurados neste. Pode colocar-se na janela para criar uma espécie de barreira natural, que equivale às clássicas redes mosquiteiras, que podemos querer descartar, devido a que podem danificar a estética do nosso quarto.

Alho e vinagre

Ainda que possam tratar-se de dois produtos de odor desagradável a priori, o certo é que podem ser de grande ajuda para manter os mosquitos afastados do nosso descanso. No caso do vinagre, a ideia é colocar um copo com este na janela. Se prefere utilizar o alho, pode cortar vários dentes, e colocá-los durante umas horas numa tigela com água.

Outros repelentes naturais

Existem outros repelentes naturais que podemos fabricar nós mesmos em casa, com alguns produtos que temos à mão. Por exemplo, um chá com sumo de limão pode ser de grande ajuda para evitar que os mosquitos nos incomodem pelas noites. Neste caso, a ideia é fazer um chá com muito sumo de limão, e aplicá-lo com um difusor sobre as pernas, o pijama, e os braços, antes de nos deitarmos.

Em qualquer caso, se nenhum destes remédios caseiros funcionar, pode sempre socorrer-se dos clássicos repelentes para as tomadas. Não desespere, ¡manter os mosquitos afastados é possível!