Guia para escolher um colchão de látex

Out 7, 2020 | PRODUTOS, QUARTO DE DORMIR

O colchão de látex foi uma das grandes novidades que marcaram um antes e um depois na história dos colchões. Após os colchões de molas, que tinham reinado até agora, os colchões de látex foram a grande novidade.

Principalmente, estes podem ser classificados em sintético e natural, dependendo da densidade do colchão, o que dará maior ou menor firmeza ao descanso.

O látex é conhecido por ser um dos materiais mais macios para o seu descanso, especialmente quando se trata de látex natural. No entanto, os colchões de látex sintético também não são deixados para trás: são também considerados tão macios como os colchões naturais de látex, com a diferença de que geralmente são mais acessíveis do que estes últimos.

No entanto, existem atualmente uma grande variedade de modelos disponíveis para colchões de látex, por isso pode considerar algumas das características dos principais modelos de colchões de látex que temos disponíveis na Maxcolchon.

Colchões de látex 100% natural

Em primeiro lugar, deve saber que na Maxcolchon temos colchões 100% naturais disponíveis. Para serem considerados desta forma, os colchões naturais de látex devem ser compostos por um mínimo de 80% de látex natural. Na Maxcolchon, o nosso colchão Látex Natural apresenta 96% de látex natural.

O látex natural provém da árvore Hevea Brasiliensis, que cresce principalmente na África ocidental e na Ásia. É a partir da resina desta árvore de onde é extraído um líquido branco, que é processado para criar o látex, um produto macio e elástico. É por isso que o látex natural tem um preço mais alto do que o látex sintético, uma vez que é um eco-friendly, macio, natural, resistente e elástico.

Devido à grande variedade de colchões sintéticos de látex, não existem muitos produtores de colchões naturais de látex. No entanto, são colchões especialmente macios.

Uma coisa a ter em mente ao comprar um colchão de látex novo é a sua densidade. Isto é definido com a quantidade de material por metro cúbico: quanto maior a densidade, mais material e mais peso tem o colchão. Por sua parte, o colchão Natural de Látex da Maxcolchon tem uma densidade de 80 kg, o que também contrasta com as densidades típicas dos colchões de látex que podemos ver no mercado (que normalmente variam entre 72 e 75 kg).

Colchões de látex natural

Os colchões naturais de látex também podem ser acessíveis. Nomeados com esta etiqueta (quando a percentagem não é especificada) são colchões fabricados por uma combinação, em maior ou menor percentagem, de látex natural com látex sintético.

Estes colchões são mais acessíveis do que 100% naturais, graças à sua composição combinada. Esta é uma opção económica, caso esteja à procura de beneficiar das propriedades do látex natural sem investir tanto no seu novo colchão.

Outros tipos de colchões de látex

Colchão de látex hipoalergênicos

Na Maxcolchon poderá encontrar um colchão de látex especialmente fabricado para aquelas pessoas que têm problemas de alergia. É composto por um núcleo perfilado com transpiração horizontal e vertical que ajuda a regular a temperatura corporal enquanto dorme, bem como evacuar ácaros e outros alergénios do colchão.

É um colchão de látex puro no seu núcleo, mas mais acessível do que um colchão de látex 100% natural (sendo a sua adaptabilidade e respirabilidade comparáveis à deste!).

Colchão de látex para pessoas com um IMC elevado

Os colchões de látex são para todos, também para aquelas pessoas cujo IMC (Índice de Massa Corporal) é superior ao normal. É por isso que na Maxcolchon temos disponível um colchão de látex feito especialmente para aquelas pessoas que precisam de um colchão firme, mas que querem também desfrutar dos benefícios oferecidos por um colchão de látex natural.

É composto por um núcleo de 18 centímetros, o que lhe confere grande resistência acompanhada por suavidade e elasticidade. Esta é a melhor opção se estivermos à procura de um descanso num colchão macio, mas resistente.

Colchão de látex económico

Se procura uma alternativa económica ao colchão de látex 100% natural, na Maxcolchon também tem esta opção disponível. Adapta-se muito bem ao movimento, graças à flexibilidade e elasticidade que o caracterizam. Oferece-nos um descanso adaptável e macio.

É uma grande escolha entre colchões de látex económicos, indicados para aquelas pessoas cujo IMC não é muito elevado, uma vez que se colocarmos demasiada pressão no núcleo podemos sentir a sensação de aceitação excessiva.

7 zonas de descanso distintas

Um dos aspetos que destaca, os colchões feitos com um núcleo de látex, é que eles têm 7 zonas de descanso distintas que permitem a liberdade de movimentos, enquanto que proporcionam alívio para pontos de pressão como os ombros e ancas. A distinção destas áreas proporciona um descanso mais adequado a cada parte do corpo, reforçando assim os pontos que mais precisam (como a parte inferior das costas, que é normalmente uma das áreas das costas que sofrem mais danos). Estas 7 zonas são as seguintes:

  • Zona 1 e 7: Zona da cabeça e dos pés, elasticidade média. Látex perfilado.
  • Zona 2 e 6: Zona dos ombros e das pernas, mais flexível e aconchegante. Látex perfilado.
  • Zona 4: Zona central do colchão reforçado.
  • Zona 3 e 5: Zona lombar e coxas especialmente reforçadas. Garante a posição correta da coluna.

Estas 7 zonas oferecidas pelos colchões de látex garantem não só que a nossa coluna se mantenha alinhada e que a adaptabilidade seja máxima, mas também evita as más posturas durante o sono. Assim, evitaremos dores cervicais, lombares e de costas em geral.

Em resumo, existem vários tipos de colchões de látex à sua disposição no catálogo Maxcolchon. Dependendo das suas necessidades e gostos, poderá optar por um colchão de látex 100% natural ou uma das suas variedades mais económicas. Para todas as necessidades e gostos! Dê uma vista de olhos ao nosso catálogo e escolha o que mais lhe convenha.