Como levantar-se à primeira

Nov 26, 2021 | INFORMAMOS-TE | 0 comments

Há pessoas que têm em seu poder o segredo mais bem guardado: como levantar-se à primeira. Mas o resto das pessoas, a grande maioria, tem necessidade de pôr um alarme no despertador, outro no telemóvel, e incluso deixar a persiana subida, para que a luz do sol bata no seu rosto. Se faz parte deste último grupo, e tudo o que deseja, é pertencer ao grupo que se consegue levantar à primeira, com energia, e ser capaz de pronunciar frases inteiras ainda antes de lavar a cara, este artigo é para si. Vai descobrir como ser totalmente funcional, cinco segundos depois de se levantar da cama.

Conselhos do Doutor Nishino, para se levantar à primeira

Falamos-lhe de duas categorias de pessoas: cotovias ou corujas. No primeiro grupo, o das cotovias e pessoas matutinas, encontrávamos um segmento da população cujo rendimento desce conforme avança a jornada, e que chegam à noite totalmente exaustos. Incluso com dificuldades para adormecer. O outro grupo, o das corujas, e noctívagos, refere-se a seres criativos, artísticos, e com tendência para a aventura e o impulso. Obviamente, muito mais abertos a desfrutar de novas experiências.

 Sobre estes últimos, as corujas e noctívagos, encontramos uma dificuldade recorrente na hora de se despertar: são incapazes de se levantar à primeira. Pelo tipo de vida que descrevemos no parágrafo anterior, estão mais ativos pela noite, o que os leva a realizar maiores esforços nas primeiras horas do dia. Desde que toca o despertador, entre as 7 e as 8 da manhã, a render positivamente, até às cinco da tarde.

Para atenuar esta falta de energia ao levantar, o doutor Nishino publicou uma série de conselhos no seu livro ‘A arte do descanso’. E, de entre as suas recomendações, desde a Maxcolchon destacamos as seguintes:

1. Relaxe-se antes de se deitar

Com o objetivo de potenciar a qualidade do sono, o doutor Nishino aconselha a realizar atividades relaxantes antes de irmos dormir. Segundo a sua recomendação, o ideal é tomar um banho quente uma hora e meia antes de ir para a cama. E depois disso, o ideal é afastar-se de qualquer dispositivo eletrónico, para não receber os estímulos dos seus écrans. Como alternativa, é recomendado fazer qualquer atividade monótona e aborrecida.

Como levantar-se à primeira

2. Defina dois alarmes

Cada um, com 20 minutos de diferença. O doutor Nishino recomenda programar dois alarmes, com as seguintes indicações: o primeiro, 20 minutos antes da hora habitual de nos despertarmos. O segundo, na hora exata. Este método baseia-se nos conhecimentos que o doutor tem sobre a fase REM. Segundo defende, despertar-se numa determinada fase REM pode levar-nos a sentir aturdimento, ao invés de estar ativos.

Para completar este conselho, o ideal é colocar o primeiro alarme a um volume mais baixo, para que seja mais suave a transição entre a fase NREM e a REM.

3. Despertar-se com ajuda da luz natural

Como já temos explicado em muitas ocasiões, existe uma grande influência da exposição à luz, na qualidade do nosso sono. O motivo está no fato de que os nossos olhos são muito sensíveis à luz. Ao receber o seu impacto, as proteínas que existem neste órgão começam a libertar melatonina. Além disso, também há relação entre o Sol, e o nosso relógio biológico. Ante estas vicissitudes, o livro do doutor Nishino recomenda deixar as cortinas ou as persianas semiabertas. Desta forma, poderemos despertar com a entrada dos primeiros raios de Sol.

Outras recomendações para nos levantarmos ativos

– Despertar-se entre duas a três horas antes da hora habitual em que o costumamos fazer. Se fizermos isto, o ideal é dar um longo passeio, para nos expormos à luz do sol.

– Após dar este passeio com as primeiras horas de luz, tomar o pequeno-almoço cedo. Se possível, antes da hora habitual de se despertar.       

– Não praticar desporto nas últimas horas do dia. Fazê-lo apenas pelas manhãs.

– Almoçar sempre à mesma hora. Do mesmo modo, não jantar muito mais tarde do que as 20 horas da tarde.

– Fugir da cafeína. Apenas tomar café pela manhã, e depois de comer.

– Manter uns horários regulares, na hora de deitar e acordar.