Como evitar acordar de mau humor

Jul 28, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO | 0 comments

Quem gosta que um despertador o devolva à realidade, com o bem que se está a dormir na cama? Todos, sem exceção, já nos despertamos algumas vezes de mau humor e mais irritados do que o costume, sem ter um motivo exato.

Mas, como podemos evitar levantar-nos com o pé esquerdo, e estar de mau humor pelas manhãs? Damos-lhe alguns conselhos para o conseguir!

6 conselhos para evitar acordar de mau humor

Existem alguns hábitos que podemos mudar, ou incluir no nosso dia a dia, que podem ajudar-nos a acordar com mais vitalidade e otimismo:

1. Crie rotinas de sono saudáveis

A falta de sono pode ser uma razão comum do mau humor inexplicável. É por isso que existem certas rotinas na higiene do sono que podem ser bastante úteis para fomentar um sono profundo e reparador.

Não usar dispositivos eletrónicos, especificamente dispositivos eletrónicos com écrans, antes de deitar-se, ir para a cama a uma hora regular, ler antes de dormir, não se deitar até duas horas depois de jantar, ou não beber cafeína a partir da tarde, podem ajudar-nos a dormir e a acordar melhor.

2. Levantar-se da cama rapidamente

Uma das melhores maneiras de começar o dia com o pé direito é levantar-se da cama na primeira vez que abrimos os olhos. Ainda que possa ser tentadora a opção de ficar um pouco mais na cama, quer seja pelo frio, pelo agradável que é dormir com a nossa cara-metade, ou porque não nos sentimos motivado para começar o dia, o ideal é levantar-se à primeira.

Levantar-nos da cama assim que nos despertamos diz ao nosso corpo e cérebro que é hora de ativar-se, enquanto que permanecer na cama pode fazer com que nos sintamos atordoados, sonolentos e angustiados pelas manhãs.

3. Meditar

A meditação pode significar desde caminhar pela natureza, fazer exercícios de relaxamento, ou meditação guiada na cama, até praticar Yoga, Tai Chi, ou outras forma de movimento físico intencional.

Independentemente da forma exata em que se medite, a meditação é uma parte importante da manutenção da saúde física, emocional e mental, e pode ajudar-nos a gerir o mau humor e as manifestações de ira. A meditação imediatamente depois de acordar pode ajudar-nos a controlar as nossas emoções, e evitar que acordemos nervosos.

4. Fazer uma lista

Criar uma lista de tarefas para fazer ao acordar pode ajudar a acalmar as emoções, e evitar estar de mau humor, já que eliminaremos o choque em caso de surpresas durante o dia. Saber de antemão o que vamos fazer dá-nos o espaço para planificar e levar a cabo todas as nossas tarefas, com o objetivo de poder desfrutar do dia que temos pela frente.

Pode ser que num dia determinado não tenha nada que fazer em concreto, neste caso pode fazer uma lista com algumas coisas pelas quais deve sentir-se agradecido (amizades, família, memórias, amores…). Ainda que possa parecer algo trivial, é um exercício útil para conseguir não estar de mau humor pelas manhãs.

5. Tomar um pequeno-almoço abundante e saudável

Encher de combustível o nosso corpo ao acordar pode ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, e a começar o dia com energia e melhor humor. É que saltar o pequeno-almoço por completo pode perpetuar o ciclo de baixas e picos de açúcar no sangue, tal como nos pode levar a ter desejos por produtos processados, com demasiados açúcares refinados durante a manhã. Em seu lugar, é recomendável optar por um pequeno-almoço saudável, com muitas proteínas, fibra e nutrientes.

Os pequenos-almoços saudáveis perfeitos deveriam ser formados por: lácteos (leite, iogurte ou queijo), hidratos de carbono (pão, cereais sem açúcar, como os flocos de aveia), proteínas (ovos, iogurte, quinoa, presunto, fiambre serrano, peru), frutas e gorduras saudáveis (abacate, azeite de oliva…). ¿Delicioso, verdade?

6. Não dormir num colchão velho

Um colchão possui um período de vida útil aproximado de 10 anos, dependendo, claro, do uso que lhe damos, e do tipo de colchão com o qual contamos. Quando se perdem as propriedades com as quais foi desenhado um colchão, a qualidade do nosso descanso pode piorar drasticamente. Podemos começar a sofrer despertares noturnos, assim como tardar mais em adormecer, porque nos custa mais encontrar uma posição correta.

Um colchão em mau estado pode trazer como resultado episódios de insónias, mau humor, dores de costas e nas cervicais, falta de concentração, e stress, devido a dormir mal, noite após noite. ¡Com o descanso, e a saúde, não se brinca!