Como escolher o colchão perfeito para cada membro da família

Jun 14, 2022 | CONSELHOS | 0 comments

Nem todas as pessoas têm as mesmas necessidades, no que às horas de descanso diz respeito. De fato, e dependendo da nossa idade, muito provavelmente as nossas necessidades serão umas ou outras na hora de dormir, e o mesmo sucede na hora de escolher o colchão perfeito para cada membro da família.

Dado que o colchão é algo que, provavelmente, nos irá acompanhar durante muitos anos, fazer uma boa escolha é muito importante. Em função das nossas necessidades, dos nossos gostos, e da nossa idade, o melhor colchão para nós será diferente. 

Por isso, na Maxcolchon criamos um colchão para cada membro da família. É que, da mesma forma que não usamos todos a mesma roupa, também não deveríamos usar o mesmo tipo de colchão, sem ter em conta a nossa idade, o nosso peso, ou as nossas necessidades no descanso.

Como escolher o colchão perfeito para cada membro da família?

São muitos os fatores que podemos ter em conta na hora de escolher o colchão perfeito para cada membro da família. Não é o mesmo escolher um colchão para os papás (cada um com as suas próprias necessidades e requisitos), ou escolher um para os filhos, ou para os mais idosos da casa. 

O espaço físico que ocupamos é diferente para cada um, assim como os níveis de adaptabilidade, firmeza e respirabilidade de que necessitamos em cada caso. Vejamos, em função de quem se trate, qual o tipo de colchão de que vai necessitar, começando pelos mais pequenos, e acabando com os mais idosos da família. 

Os mais pequenos da casa: os bebés

Quando nascem, os bebés não costumam ter um ciclo de sono definido. Dormem uma média de 16 horas, e os seus hábitos no descanso vão sendo modificados. Quando chegam aos três primeiros anos de vida, o normal é que durmam umas 12 horas por dia, e entre os quatro e os cinco anos costumam necessitar de algo menos, umas 11 horas de sono por dia. Aproximadamente quando cumprem os seis anos, as necessidades no seu descanso podem ir diminuindo, por volta de uma hora ao ano. 

Para um bebé, é necessário contar com um colchão de berço que permita assegurar a sua segurança e o seu conforto. Assim, os bebés precisam de colchões com uma firmeza alta, que não se afunde com o seu peso, e que, obviamente, não apresente nenhum tipo de afundamento, em nenhuma das suas partes. 

Além do mais, um colchão para bebés deve ser suficientemente respirável, permitindo que a circulação do ar esteja presente em todos os momentos no ambiente envolvente do pequeno, e garantindo que, caso se produza algum acidente molhado, a humidade se evacue mais facilmente. 

Crianças e adolescentes

Durante a infância e a adolescência, produz-se uma elevada quantidade de movimento físico e de aprendizagem contínua, que fazem com que descansar adequadamente seja algo vital nestas idades. As crianças precisam de dormir até 9-10 horas ao dia, e os adolescentes podem dormir até 9. Por isso, o colchão no qual descansam deve contar com determinadas características que o tornem apto para o descanso infantil e adolescente. 

Uma dessas características principais é a firmeza. É graças a ela que as crianças e adolescentes podem descansar as costas como é devido, mantendo-as bem alinhadas durante toda a noite, e evitando possíveis pressões. Neste caso, será necessário que o colchão conte com uma firmeza intermédia-alta.

Além do mais, as crianças e adolescentes deveriam contar com uma cama adaptável e cómoda, que lhes permitisse “desenhar” a sua silhueta corretamente. Um bom material para estes casos é a viscoelástica. 

Por outro lado, pode ser interessante que o colchão conte com um tratamento antibacteriano, que impeça a proliferação de bactérias e outros agentes patogénicos. Isto pode ser bastante útil, sobretudo no caso dessas crianças que sofrem de alergias.

Jovens e adultos

Os jovens e adultos também têm as suas próprias necessidades no descanso. O nosso descanso deveria ocupar, como bem deve saber, entre 7 e 8 horas ao dia. E as nossas necessidades, ainda que possam ser particulares de cada um, também passam por colchões que possuam uma boa firmeza, adaptabilidade e respirabilidade.

No caso da firmeza, ou isso que conhecemos como o colchão “mais duro” ou “mais suave”, tudo depende de cada um: dos seus gostos pessoais, assim como do seu peso. As pessoas com maior corpulência irão precisar de uma firmeza mais alta, que assegure que o seu peso é bem suportado pelo colchão. As pessoas menos corpulentas podem optar por colchões menos firmes, dado que não necessitam que o colchão suporte tanto peso.

No que diz respeito à adaptabilidade de que necessita cada um, também costuma ser algo mais pessoal. Há quem prefira que o colchão se adapte totalmente à sua figura, como o fazem os colchões viscoelásticos, e quem não considere isto como uma prioridade.

A questão da respirabilidade é fundamental para a higiene, dado que permite que o ar circule através do colchão. Além disso, este fator é bastante importante, sobretudo para as pessoas mais calorentas: estas costumam precisar que se produza uma circulação de ar constante, e incluso pode ser necessário para elas que o colchão conte com algum tecido ou tratamento que o torne mais fresco. É tudo uma questão de gostos e de necessidades próprias.

O colchão perfeito na terceira idade

Conforme vamos ficando mais velhos, as nossas horas de descanso vão diminuindo, e há quem não durma mais do que seis horas por noite. Nestas idades, o colchão pode fazer toda a diferença entre dormir bem, ou não tão bem.

Tal como sucede no caso dos adultos e dos jovens, as necessidades no colchão, durante estas idades, também dependem em grande medida das necessidades pessoais, assim como da corpulência de cada um. Como acontece com os jovens e adultos, caso se trate de uma pessoa idosa mais corpulenta, seria importante que o colchão contasse com uma firmeza alta. No que diz respeito ao resto, é tudo uma questão de gostos! Ainda que, como dizem por aí, quanto mais, melhor…

A família é o mais importante da vida, por isso é conveniente cuidá-la, e a cada um dos seus membros em particular. Na Maxcolchon sabemos do que necessita cada membro da família, e temos um colchão perfeito para cada caso. Venha visitar-nos, e comprove por você mesmo!