Como eliminar os maus cheiros de um colchão?

Nov 25, 2021 | INFORMAMOS-TE | 0 comments

É verdade: o colchão também pode cheirar mal, por mais estranho que isso possa parecer. O pior é que, por vezes, quando isto sucede, não nos damos conta, e pensamos que o odor provém de outro sítio. No entanto, tendo em conta todo o tempo que passamos sobre o colchão, é algo normal que isto possa acontecer. Mas, como eliminar estes maus odores de um colchão?

Como poderá imaginar, não existe uma fórmula secreta para eliminar os odores de um colchão. Porém, existem certos métodos para, pelo menos, mitigar parcialmente esses maus odores. Explicamos tudo, em seguida.

Como surge o mau odor num colchão?

Como dissemos anteriormente, passamos muito tempo sobre o colchão. Pelo menos durante oito horas ao dia, ocupamos este espaço, e ainda que se encontre protegido pelos lençóis, continua a ser relativamente fácil que cheguem até ele, desde bactérias, até pele morta ou ácaros, entre muitas outras coisas.

Assim, há muitos motivos pelos quais o colchão pode cheirar mal. Entre eles, podemos encontrar:

  • Humidade: é possível que sobre o colchão se tenha derramado algum líquido, e que se tenha infiltrado até ao seu interior. Este odor pode ser ainda mais pronunciado, quando se trata de urina: se o colchão é normalmente utilizado pelos nossos filhos, é fácil que isto possa ocorrer. No entanto, também é normal que, ao ser derramada água sobre o colchão, e no caso de não ter sido retirada, que essa água se tenha infiltrado no interior do colchão, provocando esse incómodo cheiro a humidade.
  • Fumo: no caso de que fume no interior do seu quarto, é possível que o cheiro do fumo se tenha introduzido no colchão. Isto é algo habitual, sobretudo no caso de se tratar de um colchão velho e/ou pouco transpirável.
  • Manchas de suor: também é provável que o suor seja o culpado desse mau odor, sobretudo tratando-se de um colchão antigo.

Quer quando se trata de uma mancha localizada, ou do colchão no seu todo, podemos tentar limpá-lo, para eliminar os maus cheiros. Além do mais, esta limpeza também pode servir para prevenir o aparecimento dos maus odores.

Como eliminar os maus cheiros de um colchão?

Como eliminar os maus cheiros do colchão

 Antes de levar a cabo a limpeza do seu colchão, é fundamental que determinemos o estado em que ele se encontra. Em primeiro lugar, há colchões que não vale a pena limpar: se estamos perante um colchão muito velho, com mais de dez anos, é provável que não compense todo o esforço para o conseguir limpar.

No caso de que se trate de um colchão em boas condições, convém primeiro determinar se o mau odor se encontra localizado numa zona específica do colchão (uma mancha de algo, por exemplo). Nestes casos, será melhor começarmos por limpar primeiro essa zona, e avaliar depois se há necessidade de limpar o resto do colchão também. Em seguida, deixamos-lhe alguns dos produtos mais aptos para limpar as manchas do colchão, e eliminar os maus odores:

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato é um produto amplamente utilizado em casa, e pode funcionar também como um grande remédio de limpeza do nosso colchão. Isto acontece, devido ao seu grande poder higiénico e antibacteriano, que consegue eliminar a sujidade, assim como neutralizar os maus cheiros.

Além disso, este produto é bastante fácil de conseguir, graças ao seu preço económico, e apenas é necessário misturá-lo com água, para obter um bom resultado. Pode seguir os seguintes passos, para eliminar os maus odores com o bicarbonato:

  • Utilize um pano humedecido com água e bicarbonato e passe-o pelo colchão, para retirar a sujidade.
  • Deixe o colchão secar
  • Aspire o colchão, e elimine os restos de bicarbonato.

Vinagre branco

O vinagre branco é outro produto que, tal como o bicarbonato, é muito económico e fácil de conseguir. Além disso, este produto é famoso por ser especialmente útil contra as manchas de urina e suor. Para limpar o seu colchão com vinagre, pode fazer o seguinte:

  • Humedecer um pano com água e vinagre, e esfregar o colchão.
  • Deixar secar num lugar ventilado.

Óleos essenciais

Outro dos truques infalíveis para eliminar os odores do colchão são os óleos essenciais. Estes ajudam a eliminar os maus odores, e podem-se combinar com outros produtos, como o bicarbonato ou o vinagre branco. Para limpar o colchão com óleos essenciais, podemos:

  • Misturar 20 gotas do óleo essencial com bicarbonato.
  • Esfregar suavemente sobre o colchão.
  • Eliminar os restos de bicarbonato, aspirando o colchão.

 Como vê, são várias as opções de que dispomos para eliminar os maus odores do colchão. Utilize o produto que seja mais do seu agrado e, se o mau odor persistir, repita o processo de limpeza, tentando humedecer o colchão o mínimo possível. Esperamos que funcione!