Como adormecer rápido quando está nervosa

Set 14, 2021 | INFORMAMOS-TE | 0 comments

Deitou-se cedo. Incluso antes da hora habitual a que costuma fazê-lo. A sua intenção é descansar bem, e dormir as oito horas recomendadas. Seja como for, a ansiedade apoderou-se um pouco de si, e não a ajuda a adormecer. Sabe que a solução é entregar-se nos braços de Morfeu, mas não consegue. ¿Como adormecer rápido? ¿Existe algum truque infalível que lhe permita conseguir isso, ao invés de dar voltas e mais voltas na cama, enquanto olha para as horas no despertador?

Por que quando estou nervosa durmo pior?

Uma das principais causas da insónia é a ansiedade. Falamos dessa sensação de preocupação, inquietude, medo, nervos e angústia, que se torna excessiva, e se produz ante situações de stress. Como um ciclo negativo do qual custa sair, esse cúmulo de nervos faz com que seja mais complicado dormir durante a noite, fazendo com que a nossa ansiedade se torne mais forte. Um círculo de nervos, cansaço e preocupações do qual temos dificuldades para escapar, gerando ainda mais ansiedade.

É importante encarar estes problemas, e entender os motivos que existem por trás dessa ansiedade, assim como estabelecer quais são os vínculos entre a ansiedade e o sono. O objetivo? Melhorar o nosso descanso, para libertar a nossa mente e fortalecer o nosso estado físico.

Mas, por onde começar? Como conseguir que as preocupações não provoquem este temido ciclo, que acaba connosco a dar voltas e mais voltas sobre a cama, sem poder dormir? Ainda que lhe custe acreditar, existem determinados truques e técnicas, que facilitam e muito a capacidade de adormecer mais rapidamente.

Os 2 truques que a ajudarão a adormecer rapidament

 O método 4-7-8

Antes de mais nada, é importante saber que todas as técnicas necessitam da sua aprendizagem e tempo. Não existem os truques de magia, ou os milagres. Portanto, equipe-se com paciência, e pouco a pouco, irá vendo os resultados.

Este método, conhecido como 4-7-8, consiste numa mistura entre meditação, visualização e respiração.

  1. Para começar, tem que colocar a ponta da língua contra o palato, mesmo atrás dos dois dentes da frente, e mantê-la aí enquanto apertas os lábios.
  2. Separe os seus lábios suavemente, enquanto emite uma espécie de assobio ao exalar pela boca.
  3. Feche os lábios, para inalar silenciosamente durante 4 segundos pelo nariz.
  4. Aguente a respiração durante 7 segundos.
  5. Exale como se estivesse a assobiar durante 8 segundos.
  6. Repita este exercício quatro vezes seguidas.

Para alcançar o êxito com este método, tem de ter em conta um conselho: tem que afastar a ansiedade, os nervos, e as preocupações da sua mente. Tente não estar muito pendente do que está a fazer, é preferível deixar-se levar. Evite estar demasiado alerta no final de cada ciclo.

O método militar

O primeiro que lhe vai chamar a atenção sobre este método, ou truque, é o seu nome. Obviamente, provém de uma velha técnica criada por um exército. Em concreto, pela Marinha dos Estados Unidos da América. Popularizado por Sharon Ackerman, ajudava os pilotos a adormecer em um par de minutos. Isso sim, aperfeiçoar esta técnica custava-lhes umas seis semanas, pelo que já pode ter uma ideia do quanto lhe custará a sua aprendizagem. Mas o resultado parece que vale completamente a pena, e é que os próprios pilotos adormeciam com o ruído da guerra como “música” de fundo (disparos, bombas, gritos, sirenes…).

  1. Comece por relaxar o seu rosto (incluso a língua).
  2. Liberte toda a tensão do seu corpo, baixando os ombros e deixando cair as mãos.
  3. Exale suavemente, enquanto nota como se relaxa o seu peito.
  4. Relaxe as extremidades inferiores: pernas, coxas e pés.
  5. Pense numa paisagem que a relaxe: uma praia paradisíaca, o som do mar, o topo de uma montanha com neve…. Fique durante 10 segundos imaginando esse cenário.
  6. Se não consegue focalizar essa imagem, e imaginar algo relaxante, repita a frase “não pensar” durante outros 10 segundos.
  7. Nem sequer se deu conta, mas já terá adormecido. Sonhos felizes!