Cama Montessoriana. O que é, e que benefícios tem?

Out 25, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, CRIANÇAS | 0 comments

Já ouviu alguma vez falar da cama Montessoriana? Por estranho que possa parecer, trata-se de um tipo de cama que recentemente ganhou popularidade. É uma cama inspirada nos princípios da educação Montessori, algo que pode ser que também lhe seja desconhecido até agora.

É que é possível que pensasse que, para escolher a cama dos seus filhos, o único que devia ter em conta eram as suas medidas, e que fosse suficientemente cómoda e adaptável para o seu crescimento. No entanto, a função da cama pode ir mais além, segundo a educação Montessori.

A educação Montessori: o que é?

O método Montessori na educação destaca-se por ser um tipo de educação na qual se oferece à criança um ambiente preparado para o seu desenvolvimento. Este ambiente, regra geral, destaca-se por ser estético, ordenado e real, e nele, cada elemento está aí por algum motivo.

Neste tipo de educação, o objetivo principal é promover a independência e autonomia da criança, de maneira a que possa descobrir o mundo com liberdade, e desempenhar um papel ativo na sua aprendizagem. O ambiente convida a criança a comprometer-se com o trabalho que lhe interesse dentro da aula, que se estabelece como uma espécie de sociedade.

Para a doutora Montessori, a criadora deste método, o objetivo é que o educador “siga a criança”. Desta maneira podem-se reconhecer as suas necessidades evolutivas, tendo em conta a sua idade e as suas características.

Segundo a doutora, especialmente nos primeiros anos de vida (em concreto até aos 6 anos), a mente das crianças é mais absorvente. Isto quer dizer que absorve todos os aspectos, quer sejam positivos ou negativos, do ambiente em que vive, assim como a sua cultura e a sua linguagem. Depois, dos 6 aos 12 anos, a mente da criança é caracterizada por ser mais dedicada ao raciocínio, o que lhes permite desenvolver o seu pensamento abstrato e a sua imaginação. Dos 12 aos 18 anos, na adolescência, a mente torna-se mais humanística, e a criança tenta entender a humanidade, e como a sua pessoa pode contribuir para esta.

Mas, que papel pode ter o descanso em tudo isto? O certo é que tem. É por isso que, dentro deste método, se criaram as camas Montessorianas.

Cama Montessoriana. O que é, e que benefícios tem?

A cama Montessoriana

Ainda que possamos pensar que a cama não tem um grande papel no desenvolvimento vital da criança, o certo é que as camas Montessorianas oferecem alguns benefícios, se comparadas às camas habituais, que podem ser muito interessantes, especialmente se estamos à procura que o nosso filho se desenvolva com este tipo de educação.

Em concreto, este tipo de camas caracteriza-se por ser mais baixa, fazendo com que o colchão esteja mais perto do chão. Em comparação com as camas clássicas, poderiam ter alguns benefícios:

São mais seguras

As camas Montessori estão mais perto do chão, o que faz com que sejam mais seguras para as crianças. Isto faz com que as possibilidades de que o pequeno caia e se magoe enquanto dorme, sejam bastante menores do que numa cama das mais habituais.

Além do mais, no caso de substituir uma cama normal por este tipo de cama, evitaremos o risco de que o bebé possa ficar preso nas barras.

Estimulam a independência e a autonomia

Este tipo de camas está feito para se adaptarem ao nível de desenvolvimento de cada criança. É que o feito de que a criança durma numa destas camas desde pequeno pode fomentar a sua autonomia, e facilitar-lhe o descobrimento do seu envolvimento, dado que subir e descer deste tipo de camas é muito fácil. Poderá deitar-se quando tiver sono, o que seria um ponto positivo para se converter num ser ainda mais autónomo.

Fomentar a sua aprendizagem

As camas tradicionais, juntamente com os berços, podem limitar o movimento dos bebés, dado que as crianças não podem sair delas por si mesmos. Sobretudo nos berços, os pequenos podem ter a sensação de estarem presos.

Enquanto nas camas Montessori, é oferecida a oportunidade ao pequeno de se mover pelo quarto, e poder explorar o seu ambiente com liberdade. Isto, sem a ajuda de um adulto, fará com que a sua consciência sobre a autonomia também aumente.

A sua cama Montessoriana na Maxcolchon

Se procura uma cama Montessoriana para o seu pequeno, na Maxcolchon podemos ajudar. No nosso catálogo, pode encontrar estrados e bases revestidas sem pés, que se encontram apoiados diretamente no chão, para as crianças mais pequenas.

No entanto, se a criança é um pouco mais velha e já tem a capacidade de se mover sozinha (aos 3 ou 4 anos, por exemplo), podemos utilizar para as suas camas um sommier fixo sem pés. Para isso, no nosso catálogo tem disponíveis modelos de sommiers baixos, como o sommier fixo 15 cm, cuja altura é de 15 centímetros, sem os pés.

No que ao colchão diz respeito, na Maxcolchon dispomos de um, especialmente fabricado para os mais pequenos. Trata-se de um colchão infantil, que protege o seu desenvolvimento em cada etapa, e que tem em conta todas e cada uma das necessidades que pode ter uma criança no seu descanso: uma firmeza média-alta, um acolchoado que acolhe o seu corpo na perfeição, viscoelástica de poros abertos, e tecnologia para evitar que se produza a mutação de células bacterianas, e a proliferação de micro-organismos no interior do colchão.

Este colchão, juntamente com a base mais apropriada para o seu pequeno, podem ser a melhor ideia para criar uma cama Montessoriana. Dê uma olhada ao nosso catálogo, e não hesite em perguntar-nos algo, se tiver alguma dúvida. Teremos todo o prazer em ajudá-lo!