A Lua afeta o sono?

Dez 3, 2021 | CURIOSIDADES, HORÓSCOPO | 0 comments

Desde a antiguidade, sempre se concedeu à Lua uma série de poderes quase místicos. Desde a sua influência no mito dos lobisomens, ao descanso das pessoas. Se a Lua afeta ou não o sono, é algo que pode ter uma série de explicações, segundo as diferentes fases da Lua.

Assim afetam as fases da Lua o sono e o descanso

Lua Nova

Começando pelo primeiro dos diferentes ciclos lunares, a Lua nova é o início de tudo.  A esta etapa lunar é concedida um grande poder na hora do conteúdo dos sonhos, já que se caracteriza por uma grande atividade onírica. Ao tratar-se da primeira etapa, associa-se com o início de projetos, fases vitais, novas notícias, e toda a incerteza que rodeia o futuro.

A Lua nova é sinónimo de padecer de maior nível de micro-despertares do que nas restantes fases, um sono muito mais leve, e por vezes, até uma tendência a nos despertarmos a meio da noite, e demorar bastantes minutos para tornar a adormecer. No entanto, esta pior qualidade de sono não se traduz em pior rendimento ao dia seguinte.

E como dissemos que está associada a maior conteúdo onírico, o que se costuma sonhar nesta fase lunar está relacionado com esses inícios que já mencionamos: projetos, mudanças de trabalho, gravidez, novos planos, ideias, mudanças, mudanças de cidade…

Lua Crescente

Após esta primeira fase de nascimentos, novas ideias, mudanças e projetos, chega outra fase, na qual se vai consolidar tudo o que foi iniciado na Lua nova. É hora de aprofundar, confirmar e consolidar esse conteúdo. E nada melhor do que entrar na Lua crescente.

Esta fase lunar é sinónimo de energia, maior descanso, melhor sono, e aumento do conforto. Durante a Lua crescente, a luz está mais brilhante, pelo que recebemos um maior aumento de melatonina, uma substância que favorece os nossos ritmos circadianos, e a higiene do sono. E como se isto não fosse suficiente, o conteúdo dos sonhos costuma ser positivo, motivador e alegre. Em definitivo, gozamos de uma fase lunar que rema a nosso favor.

A Lua afeta o sono?

Lua Cheia

A história da arte (pinturas, literatura, e incluso o cinema), está cheio de obras que associam a Lua cheia a maior violência dos animais (a lenda do lobisomem), e a um aumento dos assassinatos, e admissões psiquiátricas. Pelo contrário, a música apostou mais em associar esta fase da Lua a enamoramentos e histórias românticas.

O motivo de todo este imaginário coletivo popular e artístico é que a Lua cheia nos provoca maior inquietação, nervosismo e cansaço. Se fizer o teste e anotar cada despertar, vai comprovar como nesta fase lunar se desperta sem necessidade de alarmes. Traduzindo para o descanso, padecemos de um sono muito mais leve, inquieto, com muito movimento, e maior tendência a sofrer pesadelos protagonizados pelos nossos medos mais emocionais, pelos problemas de casal, os conflitos laborais, e o medo ao futuro.

Lua Minguante

Poderia associar a Lua minguante a um final. Ao encerramento de uma série de fases. Porém, esta Lua não é outra coisa, senão uma parte igualmente importante, tal como as restantes. A passagem entre a Lua anterior, e a nova. Um ciclo sem fim.

Esta fase lunar está associada a maior conteúdo onírico abstrato, artístico e imaginativo. Por alguma razão, entramos num sono tão profundo, que nos provoca essas recreações oníricas mais estranhas, e mais afastadas da realidade. Por isso, ao contrário da fase anterior, de mais preocupações, desfrutamos de um sono reparador, e passamos mais horas a dormir. Aproveite!