5 tipos de yoga, e qual escolher para melhorar o descanso

Set 27, 2021 | ALIMENTAÇÃO, DESPORTO E BEM-ESTAR | 0 comments

A atividade frenética a que estamos acostumados no nosso dia a dia impede-nos, em muitas ocasiões, de descansar como é devido. Assim, costuma suceder que, quando vamos dormir, o stress, a ansiedade e as preocupações tiram-nos o sono, literalmente falando.

Por esse motivo, cada vez mais se recomenda manter uma rotina saudável, que inclua a realização de exercício físico. Atualmente, uma das atividades mais em voga é a prática de yoga. Esta palavra, que procede do sânscrito, significa união, e é uma disciplina proveniente da Índia, que está muito relacionada com religiões como o budismo ou o hinduísmo.

O que é o yoga?

O yoga é uma disciplina que se vem praticando desde há milhares de anos. Se é certo que num princípio era um método de união ou aproximação aos deuses, na atualidade o seu fim é conseguir o relaxamento necessário para permitir conectar o nosso corpo com a nossa mente.

Tipos de yoga para melhorar o descanso

Ainda que pareça uma prática simples, que não necessita de muita experiência, existem vários tipos de yoga, que apresentam certas dificuldades técnicas. Por isso, se está interessado em praticar yoga para melhorar o seu descanso, mostramos-lhe alguns deles, para que escolha o que melhor se adapte às suas necessidades.

1.- Hatha yoga

Este tipo de yoga é o mais popular, e o que se costuma praticar nos ginásios ou centros desportivos, quando nos iniciamos nesta atividade. Basicamente, incorpora exercícios para melhorar a flexibilidade e a força física.

Através do Hatha yoga, aprendem-se as posturas básicas, e a forma correta de respirar. Ainda que os seus movimentos sejam a base de outros tipos de yoga, que podem apresentar maior dificuldade, é uma boa opção para iniciar-se nesta prática.

2.- Kundalini yoga

Segundo a cultura hinduísta, o Kundalini é uma energia que se encontra na nossa coluna vertebral, e constitui o primeiro chacra. Quando se ativa, a energia é transferida através do resto dos chacras, de forma a que se possa alcançar um sentimento de realização pessoal.

A prática deste tipo de yoga ajuda-nos a conectar, e além disso, favorece o desenvolvimento de atitudes que nos levam a conseguir o equilíbrio pessoal. É uma opção ideal para pessoas que necessitem de se relaxar, e libertar o stress do dia a dia.

3.- Ashtanga yoga

Este tipo de yoga é um dos mais aconselhados para aquelas pessoas que necessitam de algo mais de movimento. Também se conhece como o yoga das oito partes, e diferencia-se de outros tipos de yoga pelo uso da sincronização da respiração com o movimento.

Trabalha a força e a resistência, o que faz com que seja um dos tipos de yoga mais completos, porque junta várias técnicas numa só. Se é uma pessoa dinâmica, que necessita queimar energias, este estilo pode ser interessante para si, para poder melhorar o seu descanso.

4.- Yoga aéreo

Consiste na realização dos exercícios estando suspenso no ar. Ao realizar a atividade, não existe nenhum obstáculo que impeça a mobilidade dos nossos músculos e articulações, já que não há contacto nem com o chão, nem com a parede.

A sua prática melhora a flexibilidade, a tonificação muscular, e a resistência. Por isso, é muito apropriado se, por exemplo, sofre de dores de costas. Tal como com os outros tipos de yoga, durante as suas sessões consegue-se eliminar qualquer rasto de nervosismo e ansiedade, para poder adormecer mais facilmente.

5.- Iyengar yoga

Este estilo de yoga caracteriza-se pelo alinhamento. A maior parte do tempo que duram estas sessões dedica-se a corrigir e manter a postura correta do corpo. Para isso, utilizam-se acessórios como almofadas, mantas, ou cadeiras, que sirvam de apoio para o conseguir.

A vantagem do Iyengar yoga é que tem muito em conta as particularidades e necessidades de cada caso particular. Por isso, também é uma prática terapêutica na qual o risco de lesões é mínimo.

Em resumo, qualquer tipo de yoga ajuda a relaxar, e a sentirmo-nos bem connosco. Agora que já conhece os benefícios que os diferentes tipos de yoga podem trazer ao seu descanso, Atreve-se a experimentar algum deles?