Vantagens e desvantagens de dormir com tampões para os ouvidos

Mai 9, 2020 | INFORMAMOS-TE

O piano que não pára de tocar na casa do vizinho, o perfurador nas obras ao lado ou nosso parceiro que não pára de ressonar podem ser alguns dos muitos fatores que turvam nossa paz na hora de dormir. O uso de tampões para os ouvidos é algo muito frequente em todas aquelas pessoas que vêem como todas as noites é cada vez mais difícil para elas dormir.

Mas porque é que dormes com tampões para os ouvidos? Tanto para os alunos como para este tipo de casos, os tampões auditivos são capazes de isolar todo o ruído do nosso ambiente. A maioria destas protecções, feitas de materiais macios e agradáveis como a espuma de poliuretano, têm como principal objectivo adaptar-se ao nosso canal auditivo e isolar-nos de todos os tipos de ruído. Mas, agora que sabemos que eles são de uso totalmente estendido, que vantagens e desvantagens encontramos no uso de plugues para dormir?

Vantagens

A falta de sono pode causar efeitos a longo prazo no nosso corpo e problemas de saúde, tais como dores de cabeça, mal-estar, ansiedade, stress e problemas cardíacos. Foi provado que a insónia no nosso corpo faz com que tomemos decisões piores nas nossas vidas diárias motivadas pelo mal-estar geral a que estamos sujeitos.

A principal vantagem de utilizar tampões auditivos como proteção auditiva contra ruído é a diminuição dos decibéis e, portanto, a possibilidade de voltar ao repouso como não fazíamos antes. Viver perto de um aeroporto, de um bar ou fazer um trabalho nocturno que nos obriga a dormir de manhã são algumas das razões que podem levar-nos a optar pela utilização de tampões para os ouvidos.

Estudos mostram que a poluição sonora e os ruídos acima de 65 decibéis podem causar graves problemas de saúde. O stress biológico mais frequente a que estamos sujeitos diariamente com este tipo de ruído é um dos principais culpados atribuídos ao ganho de peso, ao risco de ataque cardíaco ou ao desenvolvimento de diabetes tipo 2. Portanto, são uma alternativa realmente útil para este tipo de casos em que queremos nos isolar de todo ruído externo para promover nosso descanso.

Desvantagens

Assim como encontramos a principal vantagem de nos isolarmos de sons irritantes, o uso de um tampão também pode trazer algumas vantagens que devemos salientar. A desvantagem mais notável é que eles podem causar infecções nos nossos ouvidos. Para evitar o acúmulo de sujidade no nosso canal auditivo, devemos limpar frequentemente tanto as orelhas quanto os tampões. Uma das alternativas mais aconselháveis é a utilização de tampões para os ouvidos de uso único.

Outra desvantagem para muitos dos usuários é o desconforto, porque, apesar de ser feito de materiais macios e ergonômicos pode ser um pouco irritante na hora de dormir. Perdemos a audição e, por conseguinte, o seu isolamento pode ser perigoso quando nos mantemos desligados do mundo durante algum tempo. A sua utilização, bem como o risco de infecção, pode levar à acumulação de cera nos nossos canais, o que, a longo prazo, pode levar ao aparecimento de tampões de cera.