Vantagens e desvantagens de dormir com ar condicionado

Jun 30, 2020 | CONSELHOS, DESCANSO

Começa a temporada de verão e com ela um tempo de descanso e diversão. No entanto, nesta altura do ano podem surgir dificuldades no momento de dormir devido às altas temperaturas, que podem causar fadiga e impedir-nos de descansar adequadamente.

Assim, algumas pessoas decidem dormir com ar condicionado para aliviar esses desconfortos, mantendo o ambiente fresco e ideal para o descanso ideal. É por isso que neste post lhe falaremos sobre as vantagens e os riscos que podem surgir ao dormir com ar condicionado.

Muitas pessoas estão procurando a melhor solução para adormecer e conseguir um descanso completo nesta estação quente. Dormir com ar condicionado pode ser a opção ideal já que não só obterá uma atmosfera fresca, como também obterá múltiplos benefícios, vejamos alguns deles.

Regula a temperatura

Ao dormir com ar condicionado você poderá regular e manter a temperatura que deseja em todo o lugar, já que estes equipamentos são projetados para que o ar chegue a cada canto do quarto.

Reduz a presença de insetos

Com ar condicionado para refrigerar sua casa, você evitará abrir janelas e reduzirá as picadas de insetos e mosquitos que são tão comuns no verão.

Controla a transpiração

Dormir com ar condicionado proporciona maior conforto e reduz a umidade no ambiente, o que evita a transpiração à noite.

Dormir como um bebé

Dormir num ambiente fresco -não frio – permite ao corpo relaxar e torna mais fácil adormecer, o que proporciona um melhor descanso e melhora a qualidade do sono. Além disso, segundo estudos, dormir em climas frios promove a resistência à insulina e aumenta a quantidade de gordura saudável.

Outros benefícios

  • Reduz a insolação que frequentemente afeta crianças e adultos mais velhos.
  • Adaptam-se ao espaço e ao design da sua casa.
  • Respire ar mais puro.

Contra-indicações do uso de ar condicionado para dormir

Como podemos ver, há muitos benefícios em dormir com ar condicionado, no entanto, há alguns riscos que você deve sempre ter em mente.

Enxaquecas ou dores de cabeça

O sono prolongado com ar condicionado pode causar desidratação, o que pode levar a dores de cabeça ou enxaquecas. É por isso que é importante manter uma boa hidratação durante o dia.

Desidratação

Se utilizado durante muito tempo, o ar condicionado reduz significativamente a humidade no ambiente e provoca desidratação, causando secura nos olhos e na pele.

Contratações musculares

Se você quiser dormir com ar condicionado é importante que você mantenha uma temperatura fria, pois um ambiente muito frio pode causar contraturas musculares.

Alergias

Se o equipamento não for mantido adequadamente, dormir com ar condicionado aumenta a proliferação de bactérias e o acúmulo de poeira, o que se traduz em vermelhidão e irritação da pele.

Outros riscos

  • Enfraquece o sistema imunitário.
  • Causa problemas respiratórios.
  • Causa arrepios ou fadiga.

Dicas para dormir com ar condicionado

Existem riscos e vantagens em dormir com ar condicionado, pelo que lhe daremos algumas recomendações para evitar desconforto desnecessário e garantir que a sua utilização é a mais adequada.

  • Ativa a função sleep para moderar e reduzir o consumo de energia.
  • Evite direcionar o ar condicionado para o seu corpo, especialmente para as costas e para o rosto.
  • Limpe regularmente os filtros de ar do equipamento.
  • Não defina a temperatura abaixo de 23ºC ou 24ºC.
  • Programe o equipamento para desligar a uma determinada hora da noite.

Agora que conhece os benefícios e desvantagens de dormir com ar condicionado, pode seguir os nossos conselhos e obter um ambiente fresco que favorece o seu sono e descanso.