Vamping: O fenómeno que afeta o nosso descanso, e faz com que engordemos

Jul 31, 2021 | INFORMAMOS-TE | 0 comments

Os aparelhos eletrónicos formam parte da nossa vida diária e, com o passar do tempo, converteram-se em objetos imprescindíveis para desenvolver as nossas tarefas quotidianas. Porém, o uso das novas tecnologias trouxe também uma alteração importante nos nossos hábitos de descanso.

O problema está na dependência que temos em relação a estes dispositivos quando nos deitamos. Permanecemos acordados mais tempo do que deveríamos, com o consequente prejuízo para a nossa saúde. É que dormir as horas necessárias é imprescindível para que o nosso organismo se regenere adequadamente. De fato, a falta de sono pode propiciar enfermidades como a diabetes, tal como indicam organismos como a Universitat Oberta de Catalunya.

A questão é que este hábito se foi generalizando entre a população. Cada vez se dão mais casos de crianças pequenas com problemas de vista, e dificuldades para adormecer devidamente. Em definitivo, o uso incontrolado de telemóveis, tablets e computadores cria adições que em muitos casos devem ser tratadas medicamente.

O que é conhecido como Vamping é uma prática que altera, tanto a quantidade, como a qualidade de sono, e que além disso, faz com que engordemos. ¿Quer conhecer as consequências que carrega esta obsessão pelo abuso da tecnologia?

O que é o Vamping?

O Vamping é o fenómeno pelo qual algumas pessoas, sobretudo os adolescentes, utilizam aparelhos eletrónicos durante a noite. Dessa forma, aproveitam as horas noturnas para socializar através das redes sociais, ou procurar conteúdos sobre os assuntos que lhes interessam.

A variedade de informação à qual podem ter acesso provoca uma curiosidade que, em muitos casos, se converte numa dependência prejudicial para o seu desenvolvimento cognitivo. Além disso, em muitas ocasiões, supõe o aparecimento de conflitos familiares, entre pais e filhos adolescentes.

Causas que originam este fenómeno

As causas que propiciam esta desordem no descanso devem-se basicamente à falta de horas de ócio de que dispomos ao longo do dia. Os horários de trabalho, no caso dos adultos, e a carga de tarefas escolares nos jovens, deixam-nos pouca margem de tempo para realizar atividades que permitam desconectar da rotina.

Por isso, a noite é o momento do dia em que encontram a intimidade necessária para realizar este tipo de conexões. A vontade de socializar e integrar-se em grupo leva-os a perder horas de sono, sem ser conscientes do perigo que isso carrega.

Consequências do Vamping

Um dos problemas principais do Vamping é que faz com que engordemos. Conforme vamos reduzindo as horas de sono, elevam-se os níveis no sangue de um sinal químico, que aumenta a vontade de comer. Quando isto passa, geralmente atiramo-nos para alimentos pouco saudáveis, com alto conteúdo em gorduras e açúcares.

A consequência de dormir menos supõe que no dia seguinte vamos necessitar de ingerir mais calorias do que as que se recomendam diariamente. Além disso, provavelmente vamos estar mais cansados, e com menos vontade de realizar atividade física. Em definitivo, vamos queimar menos gordura e, ao longo do tempo, poderemos encontrar-nos com alguns desagradáveis quilos a mais.

Outro dos problemas de levar para a cama os aparelhos eletrónicos está na luz azul de onda curta que emitem. Ao utilizar este tipo de mecanismos quando vamos dormir, o cérebro entende que ainda é de dia, e atrasa assim a segregação da hormona do sono.

A insónia tecnológica provoca um desajuste que interfere nos ciclos de sono e vigília. Os nossos neurónios entendem que ainda não anoiteceu, e dão ordem para que se detenha a produção de melatonina. Devido a isso, o organismo vê alterado o seu processo natural, e a redução das horas de descanso vai aumentando de dia para dia.

Os nossos conselhos

Agora que já conhece os efeitos negativos do Vamping, aconselha-se realizar um uso responsável dos dispositivos eletrónicos pelas noites. Pelo contrário, é mais saudável dedicar o tempo a obter um bom descanso reparador, que ajude o nosso organismo a libertar as toxinas acumuladas durante o dia.

Se deseja, pode dar uma vista de olhos ao catálogo da Maxcolchon, para poder cair redondo, de forma natural, cómoda e saudável. Pode escolher entre uma ampla gama de colchões, estrados e sommiers, para desfrutar do relaxe sem necessidade de estar pendente da tecnologia. Venha comprovar!