Um bebé deve dormir de barriga para baixo?

Jan 11, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, CRIANÇAS

Se somos pais pela primeira vez, devemos ter em mente algumas dicas e truques que nos ajudarão a cuidar bem do nosso pequeno, além de nos poupar muitos sustos e dores de cabeça. Vamos começar por analisar se um bebé deve dormir de barriga para baixo ou se é melhor encontrar outra posição, analisando as possibilidades, os riscos e as recomendações.

Porque é que um bebé não deve dormir de barriga para baixo

Anos atrás era sempre recomendado colocar os pequenos de barriga para baixo na hora de dormir, pois esta era a melhor postura, especialmente considerando a possibilidade de refluxo ou vômito, e também era considerada a melhor postura para liberar gases.

No entanto, pesquisas posteriores mostraram que, para uma criança, dormir de bruços pode levar ao que é conhecido como Sindroma de Morte Súbita, que tem sido responsável por cerca de 0,14% das mortes infantis nos primeiros meses de vida (agora caiu cerca de metade devido à mudança de postura).

Pode não parecer muito, mas quando temos um filho, a última coisa que temos de fazer é brincar com o acaso. Basicamente, o que fazemos ao colocá-lo para dormir de bruços é aumentar o risco de asfixia, por isso os profissionais começaram a aconselhar a mudança de postura para evitar este tipo de problemas.

A melhor posição para o seu bebé descansar em segurança

Sabendo disso, temos dúvidas sobre a melhor postura para dormir o bebê, por isso vamos indicar algumas recomendações que são oferecidas pelos profissionais de saúde.

  • A postura ideal é colocar o bebé para dormir de costas.
  • Não utilize almofadas ou elementos que possam quebrar a harmonia da sua postura.
  • Invista em um colchão de berço de qualidade (isto é muito importante para a sua saúde e segurança). Não esqueça que você está crescendo, então investir num bom desenvolvimento nunca é dinheiro perdido.
  • Evite ter brinquedos dentro do berço enquanto dorme.

A questão do brinquedo pode ser um pouco mais complicada, pois há pequenos que precisam do seu brinquedo para poder dormir. Nestes casos, o melhor que podemos fazer é deixá-lo com eles enquanto adormecem, e quando já estão a dormir, podemos tirá-lo deles. No entanto, é sempre importante ter em mente que um pequeno brinquedo macio não é o mesmo que um comboio de madeira, isso é certo.

Outras recomendações que você deve levar em conta

Também indicamos estas recomendações que pensamos que serão muito valiosas para vocês:

A plagiocefalia é uma deformação que ocorre no crânio de crianças pequenas. Isto porque o seu corpo ainda não está totalmente formado, de modo que a sua pequena cabeça, se estiver sempre apoiada da mesma maneira, será deformada pela pressão, algo que devemos evitar mudando a sua posição de vez em quando, e evitando-a durante demasiadas horas por dia. Podemos virar sua cabeça para a direita e esquerda de vez em quando, e quando ele está acordado, é bom tê-lo em seus braços ou com posições que evitem pressão nas mesmas áreas da cabeça.

Quando o pequeno está acordado, ele pode ser virado de cabeça para baixo sem qualquer problema. Uma postura muito boa que ajuda a fortalecer seu pescoço é segurá-lo em seus braços com a cabeça voltada para trás sobre seu ombro. Também é bom colocá-lo com a barriga colada ao colchão enquanto está acordado, já que isso lhe prolongará melhor a coluna vertebral.

Em qualquer caso, devemos ficar de olho nele o máximo de tempo possível enquanto dorme para evitar qualquer problema e agir rapidamente caso ele ocorra.

Embora possa não parecer, a combinação das posturas do bebé irá ajudá-lo muito no seu desenvolvimento, prevenindo problemas e adquirindo habilidades como engatinhar ou virar muito mais cedo. Isto porque, quase sem dar por isso, vai favorecer o fortalecimento dos seus músculos e ligamentos, evitando ao mesmo tempo deformações e outras complicações que normalmente ocorrem nas crianças, especialmente durante os primeiros meses.

Agora que você sabe porque um bebê não deve dormir de barriga para baixo, recomendamos que você leve em conta as recomendações que lhe demos e assim garantir, por um lado, o seu conforto, ao mesmo tempo em que consegue um desenvolvimento adequado e, acima de tudo, seguro.