Problemas de utilizar a TV para adormecer

Mar 13, 2022 | CONSELHOS, Uncategorized | 0 comments

Dormir bem pela noite é uma das coisas mais importantes, se queremos manter a nossa saúde. E, para dormir bem, que nem sempre é tão fácil assim, cada um utiliza as suas próprias técnicas.

Assim, são muitas as pessoas que têm o costume de adormecer com a TV ligada. No entanto, regra geral, os especialistas avisam de que isto pode não ser muito boa ideia. Em seguida, explicamos-lhe alguns dos problemas de utilizar a TV para adormecer. 

É uma boa ideia dormir com a televisão ligada?

 Se é uma dessas pessoas que têm dificuldades para dormir bem sem ter a televisão ligada, provavelmente vai querer saber se isto pode ou não ser prejudicial. 

O caso é que são muitas as investigações levadas a cabo que explicam como a tecnologia que usamos todos os dias afeta o nosso sono, peso, níveis de stress, e saúde em geral. 

Numerosos estudos analisam como é que somos afetados por alguns fatores, como as redes sociais, e os ciclos de notícias de 24 horas. Muitos estudos também examinam como os dispositivos que usamos para os ver, como os telemóveis, computadores e televisores, afetam a nossa saúde.

Se é verdade que grande parte desta investigação ainda se encontra a decorrer, o consenso geral parece ser o mesmo: se pudermos evitar utilizar este tipo de tecnologia enquanto estamos na cama, melhor. 

É por isso que provavelmente já terá escutado isso que se diz de que não deveríamos estar com o telemóvel antes de nos deitarmos. É exatamente por esta mesma razão que a maioria dos investigadores e especialistas em sono recomendam não dormir com a televisão ligada.

Se é possível que ver televisão antes de dormir nos ajude a adormecer, o certo é que os especialistas advertem que a qualidade do sono pode ser afetada. Além do mais, dormir com a televisão ligada tem sido relacionado com alguns problemas de saúde.

Problemas de utilizar a TV para adormecer

São várias as razões pelas quais dormir com a televisão ligada, provavelmente, não seja a melhor ideia. E é que, ao que parece, dormir com a televisão ligada pode alterar os nossos sonhos, as nossas hormonas, e a nossa saúde em geral.

Dormir com a TV ligada pode fazer com que durmamos menos

É provável que a sua intenção, na hora de dormir com a televisão ligada, seja adormecer mais rápido, ou com maior facilidade. Porém, é provável que já saiba que isto pode resultar contraproducente: se está a ver algum programa que lhe parece interessante, ou se tem o hábito de seguir os filmes que passam na televisão, é provável que, pelo menos de vez em quando, lhe custe deixar de prestar atenção, e ir dormir definitivamente. 

Incluso se está apenas a ouvir esse programa que está a dar, sem lhe prestar demasiada atenção, isto vai mantê-lo desperto durante mais tempo: não vai querer perder nada. Isto pode fazer com que adormeçamos mais tarde, e invistamos tempo do nosso descanso a ver televisão.

Estimula o nosso cérebro

A última coisa que quer fazer, quando está a tentar dormir, é estimular o seu cérebro. No entanto, se o cérebro recebe estimulação, inevitavelmente vai manter-se ativo. Um cérebro ativo é um cérebro que não “se apaga”, o que faz com que seja mais difícil conseguir adormecer. Quando o cérebro é estimulado, pode afetar o nosso descanso e fazer com que o nosso sono não seja suficientemente profundo. 

Os especialistas dizem que ver televisão, ou simplesmente escutá-la, pode estimular em demasia o nosso cérebro. Quando deixamos a televisão ligada, coisas como luzes a piscar, os anúncios, ou as mudanças repentinas no som, podem fazer com que nos despertemos sobressaltados. 

Além do mais, enquanto estamos a adormecer, assimilamos os sons que nos rodeiam durante muito tempo, antes de chegarmos à parte mais profunda do nosso ciclo do sono. Isso significa que o nosso cérebro ainda está a captar fragmentos de diálogo, e continua a ser estimulado, enquanto estamos a adormecer. Isto poderia levar-nos a ter sonhos estranhos e até perturbadores. 

Diminui a produção de melatonina

A melatonina é a hormona que nos ajuda a dormir. É o que indica ao nosso corpo que é hora de descansar e recuperar do dia que passou. Os televisores, e outros dispositivos que produzem luz azul, podem reduzir a quantidade de melatonina que o nosso corpo produz, tal como afirmam estudos como o publicado em 2013 na revista Chronobiology International.

Isto pode dificultar a capacidade do nosso cérebro para saber se é de dia ou de noite. Quando o nosso cérebro acredita que ainda é de dia, mesmo sendo de noite, pode fazer com que adormecer e permanecer dormido seja muito mais difícil.

Pode afetar a nossa saúde

Como vê, utilizar a TV para dormir pode resultar em dormir menos e dormir pior. Um descanso deficiente, por sua vez, pode fazer com que seja mais provável que experimentemos consequências negativas sobre a nossa saúde.

Em concreto, um estudo publicado em 2019 descobriu que dormir com luz artificial, como pode ser a da televisão, foi associado com um maior risco de obesidade. O estudo concluiu que este risco aumentou, mesmo que não tenha existido diminuição na quantidade ou na qualidade do sono dos participantes. Assim, mesmo quando estamos a descansar bem pela noite, poderíamos estar a danificar a nossa saúde a longo prazo. 

Já sabe: se é uma dessas pessoas que têm o costume de deixar a televisão ligada, incluso para poder adormecer, quiçá fosse melhor se tentasse, pouco a pouco, alterar esse seu hábito, e substituí-lo por outro mais saudável. Evite os problemas de utilizar a TV para adormecer, e comece a sonhar com os anjos!