Tudo o que deve saber sobre ressonar durante a gravidez

Jun 29, 2021 | INFORMAMOS-TE

Durante o período de gestação produzem-se muitas mudanças físicas e emocionais. Uma das mais curiosas é a possibilidade de começar a ressonar durante a gravidez. Surpreendentemente, é algo que pode ocorrer, ainda que anteriormente nunca tenha tido episódios do género.

As alterações que se produzem durante este período ocasionam um aumento de volume corporal, como consequência do desenvolvimento do feto. Este crescimento para abrir espaço ao desenvolvimento do embrião comprime os órgãos do corpo, sobretudo nos últimos meses anteriores ao parto, alterando o sistema circulatório e respiratório das mulheres grávidas.

O aumento de peso que se produz durante a gravidez pode oscilar entre 11 e 16 quilos. Esta circunstância pode afetar a qualidade do descanso. Por isso, este incremento pode ser um dos motivos principais dos roncos neste cenário de gravidez.

É preocupante ressonar durante a gravidez?

Entre 25% a 30% das mulheres grávidas podem ressonar em algum momento da gestação. Normalmente, se isto ocorre, costuma aparecer nos finais do segundo trimestre, e mais frequentemente ainda, durante o último trimestre.

O motivo de roncar durante a gravidez é devido a uma obstrução nas vias respiratórias. Os altos níveis de estrogénio que se geram no organismo das mulheres durante este período provocam o congestionamento das vias nasais, dificultando a respiração enquanto se está a dormir.

Outra das causas que favorecem os roncos durante a gestação é o índice de massa corporal que tenham antes de engravidar. Ou seja, se o aumento de peso é maior do que o recomendado, terão mais probabilidades de roncar durante a gravidez, já que a gordura acumulada pode provocar que as vias respiratórias se estreitem.

Por isso, os roncos durante a gravidez costumam ser algo temporal, que desaparece após o parto. Não há que dar demasiada importância a este fato, a não ser que venha acompanhado de outros problemas de saúde, como podem ser a obesidade, a hipertensão ou as apneias do sono durante a gravidez.

Como prevenir os roncos durante a gravidez

Para prevenir estas moléstias pode optar por alguns truques caseiros, que lhe vão permitir descansar com a comodidade necessária que se requer nestes estados. Um dos mais aconselháveis durante a gravidez é dormir sobre o lado esquerdo do corpo.

A razão para isso é que dessa forma evita-se a pressão do corpo sobre a veia cava, e isso favorece a irrigação do sangue na direção da placenta. Da mesma forma, recomenda-se evitar dormir de barriga para cima, já que é uma postura que provoca os roncos em qualquer circunstância.

Nestas ocasiões, recomenda-se ventilar regularmente o quarto onde se dorme, assim como utilizar humidificadores para manter a humidade relativa do ambiente. Dessa maneira, favorece-se a respiração, evitando que o ambiente se torne demasiado seco, desnecessariamente.

A respiração pode ser muito mais fluida se opta por dormir com a cabeça um pouco mais levantada. Para isso, não é aconselhável colocar almofadas debaixo da cabeça, porque apenas vai conseguir levantar-se com dores no pescoço. É muito melhor fazê-lo de forma a que o corpo se mantenha alinhado, para não causar problemas na cervical.

As camas articuladas podem ser uma grande solução para momentos como estes, em que se necessita de um conforto excecional. Na Maxcolchon dispomos de vários modelos, nos quais pode escolher diferentes planos de posição. São um investimento de futuro que pode aproveitar em qualquer outro momento, como por exemplo para recuperar-se do parto.

Em qualquer dos casos, é recomendável controlar o peso durante a gravidez. As consequências de ganhar mais quilos do que os aconselháveis podem afetar também o risco de sofrer de diabetes, pressão sanguínea elevada, e ter de ser intervencionada cirurgicamente com uma cesariana.

Por tudo isso, para evitar qualquer moléstia que possa surgir durante estas etapas, é conveniente levar uma vida saudável, que contemple uma boa alimentação, à base de produtos ricos em fibras. O exercício físico moderado, e logicamente um reconfortante descanso noturno, ajudará a regular o organismo adequadamente. Em qualquer caso, é fundamental que siga as indicações do seu médico.

Pode visitar a nossa web e conseguir tudo o que seja necessário para que nestes meses disfrute do seu estado. Aproveite a ocasião e veja os colchões de berço, se quer ir preparando a chegada do seu rebento. ¡Vai adorar!