Truques para descansar os olhos

Fev 25, 2020 | INFORMAMOS-TE

O actual ritmo de vida que levamos, com as suas respectivas formas de trabalho e lazer, que se caracterizam principalmente pelo uso constante e ininterrupto de telas (smartphones, tablets, televisão, computadores…) pode facilmente causar sintomas do que se chama fadiga ocular.

A fadiga ocular é um problema comum que ocorre quando os olhos ficam cansados devido a um longo período de atividade. Um exemplo pode ser ao conduzir longas distâncias ou ao olhar para o ecrã de um computador ou telemóvel (ou mesmo ambos) durante muitas horas. E não é como se isto fosse uma ocorrência pontual na nossa sociedade de hoje: é na verdade um problema bastante comum hoje em dia, devido ao quão comuns estes hábitos são no dia-a-dia, especialmente nas pessoas mais jovens e naquelas que trabalham em frente a um computador.

Esforço ocular digital

Como uma das causas mais comuns de fadiga ocular é a exposição a telas, a Associação Americana de Optometria chamou esta síndrome de fadiga ocular digital. Aqueles que passam duas ou mais horas por dia em frente à tela correm maior risco por esta condição.

No entanto, em alguns casos, quando existe um problema ocular subjacente, como um desequilíbrio do músculo ocular ou visão não corrigida, pode causar ou piorar a fadiga ocular causada pelo computador ou por outros ecrãs.

Truques para descansar os olhos

Por uma razão ou outra, parece que descansar os olhos é necessário para evitar a fadiga ocular. Você pode achar úteis as seguintes dicas para descansar seus olhos:

  1. Não deixe de piscar os olhos. Piscar é geralmente um acto reflexivo ou involuntário que ocorre a cada 5 segundos ou mais. Também o podemos fazer conscientemente, encurtando o tempo entre as piscadelas, para que os olhos não sequem tanto e a fadiga ocular possa ser retardada.
  2. Acostumar-se a fechar os olhos a cada 20 minutos. Fazer pausas a cada 20 a 25 minutos de atividade na tela pode ser fundamental para evitar a fadiga ocular. Podemos descansar os olhos por alguns minutos, o que também pode ser benéfico em termos de desempenho e aumento da produtividade.
  3. Manter ótimas condições de iluminaçao no ambiente. Sempre que estamos fazendo uma atividade que requer que concentremos nossos olhos em objetos próximos, como leitura ou escrita em papel ou tela, é importante para nossa saúde visual ter uma fonte de luz suficiente que seja natural durante o dia (vamos aproveitar a luz solar) e que à noite não aponte diretamente para nossos olhos.
  4. Olhar “para o longe”. O importante é desviar o olhar do computador ou do ecrã de vez em quando e fixá-lo num ponto mais distante, para que a nossa visão relaxe, mas a nossa mente também.

Em resumo, ao seguir estes truques você muito provavelmente evitará a fadiga ocular. Descansar os olhos de vez em quando é fundamental para manter uma boa saúde ocular, mas recomendamos que consulte um oftalmologista se achar que pode ter um problema com a sua visão.