Truques para as crianças terem uma boa noite de sono na noite dos Reis Magos

Jan 5, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, CRIANÇAS

Em Dezembro já cheira a Natal. As cidades estão cheias de luzes, as montras das lojas estão cheias de ideias para perguntar aos Três Reis e, os pequenos da casa começam a ficar nervosos. Faltam apenas alguns dias até que Suas Majestades cheguem à casa e as crianças já sabem que dificilmente conseguirão dormir na Noite dos Três Reis Magos.

A excitação da manhã chegando e encontrar a casa cheia de pacotes embrulhados pode perturbar o sono das crianças na noite de 5-6 de janeiro. Na verdade, muitos pais dizem que seu filho os chamou no meio da noite ou apareceu no quarto dos pais para tentar adormecer.

A mistura de nervosismo, curiosidade e um pouco de medo torna-se o pior inimigo do sono das crianças, mas há várias dicas que podem ser seguidas para tentar fazer com que os pequenos adormeçam e deixem que Suas Majestades, os Reis do Oriente, façam seu trabalho com paz de espírito.

Planear o sonho das crianças na Décima Segunda Noite

Não são apenas as crianças que veem os seus ritmos alterados no Natal: as longas refeições, a falta de obrigações nesses dias, as visitas à família… todos esses fatores fazem com que os horários se descontrolem, e jovens e idosos perdem um pouco dos hábitos adquiridos durante o dia-a-dia da escola.

O primeiro conselho a ter em mente para que as crianças durmam bem na 12ª Noite é manter, na medida do possível, o horário habitual que foi mantido até ao final de dezembro.

Se o seu filho vai para a cama às dez horas da noite, é aconselhável que o tempo limite para se deitar debaixo das cobertas não mude mais de uma hora durante as férias de Natal. Desta forma, ele vai manter os ciclos de atividade e descanso e a noite mais mágica do ano, apesar da excitação, ele vai conseguir dormir.

O passeio a cavalo dos reis e o bolo rei

Obviamente, na 12ª Noite é difícil cumprir o horário. É hora de sair e ver Suas Majestades chegarem à cidade e depois, na maioria das famílias, ter uma boa parte de roscón. Isto torna quase impossível para as crianças irem para a cama à hora habitual. No entanto, tem que tentar.

Uma opção seria levar o bolo rei para a merenda e ver o passeio no início do mesmo. Na maioria das cidades, e sendo um espetáculo especialmente pensado para crianças, a verdadeira procissão começa assim que o sol cai.

Isto também evita que os pequenos vão para a cama com o estômago cheio, algo que sempre piora a qualidade do sono.

Evitar dormir a sesta

Se os nossos filhos estão acostumados a dormir a sesta, uma opção pode ser eliminá-la no dia 5 de janeiro para que os protagonistas da noite cheguem mais cansados à noite e procurem eles mesmos a cama em um momento prudente.

Uma história e um abraço

Mesmo que o seu filho esteja habituado a dormir sozinho, muitos especialistas concordam que pode ser difícil para ele adormecer durante os períodos de excitação. Se há um dia no ano em que as crianças podem estar mais nervosas do que o normal, é sem dúvida o dia 5 de Janeiro.

Nesse caso, um bom truque para ajudá-los a dormir é deitar-se com eles na cama. Também é bom contar uma história com a luz apagada para induzir o sono. Esta história não deve ser baseada nos Três Reis Magos, caso contrário o efeito contrário será alcançado.

Pouco depois da história, o adulto deve fingir estar dormindo, a fim de “forçar” a criança a ficar quieta. Pouco a pouco, ele será capaz de respirar e adormecerá depois de um tempo.

A melhor cama

Pode parecer uma tolice, mas ter um bom colchão e uma almofada de qualidade são ingredientes perfeitos para gerar sonolência e sonolência nas crianças. Apostar em colchões especialmente concebidos para crianças é uma aposta segura para a qualidade do descanso dos mais pequenos e vai fazê-los dormir até um dia tão especial para eles como a véspera dos reis.