Truques para adormecer quando não se deixa de tossir

Mar 16, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO

 

É provável que já tenhas estado doente ou que tenhas tido um episódio de tosse que não conseguiste parar com nada. Além disso, a noite é o momento mais crítico para um resfriado, porque o congestionamento se agrava e os sintomas se tornam mais agudos.

Uma das principais razões pelas quais a tosse noturna é mais pronunciada do que a diurna tem a ver com a nossa posição corporal. Quando estamos deitados ou estendidos, as nossas vias respiratórias ficam mais facilmente obstruídas e o nosso corpo, como mecanismo de defesa, tosse. As consequências directas que podemos sofrer todas as noites são:

  • Falta de descanso devido ao despertar contínuo
  • Garganta irritada
  • Desconforto para as pessoas que dormem perto
  • Possibilidade de asfixia com saliva ou inflamação

Remédios naturais para prevenir a tosse nocturna

Existem alguns remédios caseiros para combater a tosse nocturna excessiva que nos podem ajudar a conceber melhor o sono quando não conseguimos parar de tossir.

Chá de limão e mel

O limão fornece vitamina C, que é especialmente importante para o nosso sistema imunológico. O mel também é popularmente conhecido como remédio para a tosse e mantém a garganta hidratada. Se quiser, pode adicionar uma saqueta de infusão relaxante em vez de apenas água. Acredita-se também que este remédio para a tosse noturna, sendo doce e quente, provoca um aumento da secreção de saliva para que não nos sintamos tão secos na boca e no nariz..

Cebola e alho

Estes dois vegetais são alimentos que também são normalmente utilizados em constipações. Além disso, o alho é conhecido por ter propriedades antibióticas, graças ao seu conteúdo em alicina, um composto que aparece quando cortamos o alho. Consumi-los pode fortalecer nosso sistema imunológico contra infecções, tais como bactérias e vírus. Através de uma reacção organizada, o nosso corpo ataca e destrói os organismos infecciosos que o invadem e que podem provocar a origem de uma tosse. Outro remédio conhecido para aliviar a tosse é colocar uma cebola rachada na mesa de cabeceira.

No entanto, se com estes remédios naturais a tosse não desaparecer, é importante ir ao médico para detectar as causas e resolver o problema, uma vez que estes remédios não substituem as indicações de um médico.

Hábitos para evitar a tosse noturna

Além de aproveitar os benefícios dos remédios naturais para a tosse noturna, você pode adaptar a sala para melhorar este problema. Para fazer isso, você pode querer:

Adicionar travesseiros

A tosse é pior à noite por causa da posição horizontal do corpo, por isso a nossa posição é importante. Podemos tentar dormir com mais almofadas para levantar a cabeça e o tronco. Desta forma, os pulmões e a garganta ficarão elevados em relação ao resto do corpo. Além disso, irá reduzir a drenagem de muco para a garganta que desencadeia o reflexo da tosse.

Elevar a cama

Se você não se sentir confortável dormindo com almofadas extras, você pode colocar alguns blocos nas pernas da cama (os que estão do lado da cabeça). O efeito é o mesmo e você pode evitar dores no pescoço ou nas costas. No entanto, as camas com estruturas de ripas são ideais porque se ajustam melhor ao corpo.

Instalação de um desumidificador: Muitas vezes a tosse aparece quando o ambiente é muito húmido. Além disso, com este mecanismo você não só melhorará a umidade da sala como também poderá evitar a proliferação de certos vírus e bactérias, como ácaros, que tendem a proliferar em ambientes úmidos e fechados.

Não utilize almofadas e colchões velhos: Uma das principais causas de alergias e sintomas de asma são os ácaros dentro do velho colchão e almofadas.

É importante manter uma boa higiene do colchão e aspirá-lo de ambos os lados, bem como evitar a humidade sobre o mesmo. No entanto, a exposição prolongada nesta superfície cria o habitat perfeito para ácaros que nunca podem ser completamente removidos do núcleo do colchão. É por isso que é importante não prolongar a vida útil do nosso colchão mais de 7 ou 8 anos.