Tremor no olho: quais são as causas, e como o evitar

Mai 11, 2022 | SAÚDE, CURIOSIDADES | 0 comments

Se lhe dissermos o nome de blefaroespasmo, é provável que não tenha nem ideia do que estamos a dizer. É normal. Este termo técnico tão complicado serve para esconder uma das condições mais típicas entre as pessoas: o tremor no olho.

O que é o tremor no olho? 

Tremor no olho. Tique nervoso. Blefaroespasmo. Três maneiras diferentes de nos referirmos ao mesmo: o movimento repetitivo e normalmente esporádico dos nossos olhos. Um piscar de olhos que não podemos controlar, que atribuímos ao nervosismo, e que provoca muitas moléstias e um pouco de vergonha de natureza social. 

O tremor no olho, ainda que seja totalmente benigno, é um tique nervoso e involuntário que se costuma apresentar numa das pálpebras e que, de uma forma mais regular, aparece na pálpebra inferior. 

Os espasmos involuntários no olho, por vezes impercetíveis se nos olhamos ao espelho, costumam ser acompanhados de outros sintomas, como o aumento da sensibilidade ante uma exposição direta à luz, ou incluso visão turva. Mas, em geral, apenas afeta as fibras do músculo orbicular, e não transcende fisicamente a nada mais.

Quais são as causas que provocam o tremor de olhos? 

Como lhe dizíamos anteriormente, o tique em qualquer das pálpebras costuma produzir-se em momentos da nossa vida onde padecemos de stress, ou de uma maior carga de ansiedade. Estas são as suas causas mais frequentes:

  • Stress e ansiedade: uma das causas mais típicas e comuns é o incremento de stress. O ritmo de vida e a dificuldade em conciliar o trabalho com a família pode derivar nestes tiques nervosos nos olhos.
  • Fraca higiene de sono: uma vez mais, comprovamos que dormir mal pode ser a causa de muitos problemas físicos e mentais. E com o tremor do olho não ia ser diferente. Obviamente, um descanso deficiente e insuficiente pode produzir o aparecimento destes tiques nas pálpebras. 
  • Insónia: derivado do ponto anterior, mas com maior probabilidade de padecer de blefaroespasmo. A falta grave de sono também deriva em padecer de uma maior secura de olhos.
  • Alergias: se sairmos da vertente mais emocional e psicológica, podemos encontrar causas mais naturais e físicas, como o aparecimento de alergias. A coceira e a vermelhidão provocadas por uma alergia primaveril fazem com que esfreguemos com maior frequência os olhos. Este hábito é uma das causas mais comuns do tremor nos olhos. 
  • Má alimentação: a falta de alimentos ricos em magnésio, potássio ou cálcio pode provocar uma série de carências nutricionais que provoquem o tique nervoso na pálpebra. Nunca subestime o poder de uma alimentação saudável e equilibrada.

Síndrome de Sjögren: esta enfermidade, que afeta as mulheres com mais de 40 anos, tem como um dos seus sintomas a inflamação das glândulas que produzem humidade nos olhos.

Como evitar o tremor nos olhos 

Como já teve oportunidade de observar nos parágrafos anteriores, as próprias causas do seu aparecimento fazem referência às correspondentes prevenções. Por exemplo, diminuir o consumo de café, acabar com a ingestão de álcool, controlar a medicação ou não se automedicar, já são formas de evitar os tremores nos olhos. É que falamos de um transtorno que não costuma precisar de farmacologias nem de tratamentos médicos, e que pode até desaparecer ao cabo de uma semana. No entanto, o ideal é seguir as seguintes recomendações, de modo a evitar o seu aparecimento:

  • Reduzir o consumo de café, álcool e tabaco: estas substâncias contêm elementos como a cafeína, que altera o nosso sistema nervoso e, portanto, aumenta o risco de padecer de blefaroespasmo.
  • Manter uma dieta saudável e equilibrada.
  • Utilizar métodos de hidratação para os nossos olhos, baseados em colírios e gotas oftálmicas. Fazê-lo sempre sob a prescrição do seu médico de família.
  • Melhorar a nossa higiene do sono, e dar maior protagonismo ao nosso descanso: sem dúvida, a melhor forma de prevenir este transtorno é dormir mais e melhor. Por isso, regule os seus horários, fuja dos écrans pela noite, e utilize um conjunto de descanso de qualidade.