Suores frios: como afetam seu descanso

Jan 6, 2021 | INFORMAMOS-TE

A transpiração é uma resposta fisiológica à regulação térmica do nosso corpo. Embora as causas que a provocam sejam variadas, geralmente ocorrem quando a temperatura do ambiente em que estamos é elevada ou enquanto realizamos alguma atividade que requeira um maior esforço físico.

No entanto, às vezes temos um tipo diferente de suor que aparece de repente e sem motivo. Nestes casos, podemos estar a sofrer de suores frios.

O que são os suores frios

Os suores frios geralmente aparecem quando temos um tipo de suor que não é determinado pelo calor. Nestes casos, embora a temperatura corporal não seja elevada, ocorre transpiração que causa sensação de frio na pele.

Portanto, a menos que sejam acompanhados de outros sintomas que apresentem uma complicação maior, é uma reação natural do corpo que aparece sem aviso.

Causas que o produzem

No entanto, as causas que o produzem são consequência de uma resposta do organismo para se proteger de situações que representam perigo para a nossa saúde. Desta forma, estão principalmente relacionados ao estado de espírito e a alguns sintomas que podem derivar numa doença.

Assim, tanto os nervos como o stress, a ansiedade ou o medo favorecem este tipo de reação. No entanto, também pode ser devido a outros fatores, como uma diminuição específica de oxigénio no sangue, pressão arterial baixa ou níveis baixos de açúcar.

Normalmente, os suores frios ocorrem enquanto dormimos e, embora não sejam um problema grave, é conveniente verificar se se manifestam de forma intensa ou constante. Nesse caso, aconselhamos uma consulta profissional.

Geralmente, você não precisa preocupar-se muito com isso. Pois na maioria das vezes a sua origem pode ser devida a um leve aumento da temperatura corporal ou do ambiente.

Dicas para evitar suores frios

Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a evitar essa transpiração. Preste atenção:

Deite-se relaxado

Para um descanso eficaz e evitar ao máximo os suores frios, é aconselhável deitar-se o mais relaxado possível. A dificuldade é que muitas vezes não somos capazes disso porque o stress acumulado do dia a dia pode atraiçoar-nos.

Por isso, é aconselhável que nos preparemos para dormir sem interferências que nos impeçam de um sono relaxante e duradouro. Nesse sentido, é bom que se desconecte de forma natural. Mas no caso de que não seja assim, praticar alguma atividade para o conseguir é uma boa ideia.

Existem várias opções para escolher a que  melhor se adapta às nossas preferências. Por exemplo, tomar um banho quente, ler um pouco antes de dormir, ouvir música ou mesmo praticar algum exercício de meditação ajudará a conseguir o relaxamento necessário.

Roupa de cama de qualidade

Além disso, é importante ter a roupa de cama adequada de acordo com a temperatura de cada estação. A nossa sugestão é a utilização de tecidos de algodão, como lençóis ou capas de edredão, pois estes têm a melhor respirabilidade para nivelar os desequilíbrios que ocorrem no nosso corpo enquanto dormimos. A vantagem é que são muito práticos em qualquer época do ano.

Para cobrir a cama, é interessante usar roupas que permitam liberdade de movimentos e não pesem. Assim, os recheios nórdicos são uma boa opção para conseguir o calor necessário, visto que a sua leveza facilita a mudança de posição no caso de acordar à noite.

Colchão apropriado

Uma das bases fundamentais para conseguir um bom descanso é ter um colchão adequado que garanta um sono profundo e reparador. A firmeza, adaptabilidade e respirabilidade influenciam muito na sua qualidade. E no caso de termos suores frios enquanto descansamos, ainda mais.

No nosso catálogo pode encontrar colchões de molas ensacadas, viscoelásticos e látex que proporcionam o conforto necessário de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa e assim poder escolher o que mais lhe interessar entre uma grande variedade.

Calidez do ambiente

Em qualquer caso, a estadia deve cumprir uma série de requisitos mínimos que proporcionem bem-estar enquanto relaxamos. Assim, tanto a humidade quanto a temperatura desempenham um papel muito importante no ambiente ideal do quarto.

Por isso, ter um equipamento de descanso adaptado às nossas necessidades torna possível adormecer facilmente, apesar de sofrer despertares irritantes. Na Maxcolchon oferecemos-lhe um amplo leque de possibilidades para lhe proporcionar o máximo conforto e enfrentar os suores frios da melhor forma possível. Não hesite em nos visitar!