Sono profundo: como o conseguir?

Ago 4, 2022 | CONSELHOS, DESCANSO | 0 comments

Alguma vez ouviu falar do sono profundo? Também conhecido como sono de ondas lentas, trata-se do tipo de descanso de que os nossos corpos necessitam para funcionar corretamente.

Enquanto dormimos, o nosso corpo passa por diferentes etapas do ciclo de sono. Ao contrário do sono de movimentos oculares rápidos (também conhecido como sono REM), o sono profundo dá-se quando as ondas do corpo e do cérebro se tornam mais lentas. Contamos-lhe mais sobre este tipo de sono.

O que é o sono profundo?

O sono profundo é a etapa do sono associada com as ondas cerebrais lentas durante o sono, e por isso é também conhecido como sono de ondas lentas. Diferencia-se principalmente do sono REM devido a que, durante esta etapa, se dá uma ausência ou abrandamento do movimento ocular, e o tono muscular é moderado. 

Por que é importante este tipo de sono?

Tal como explica a Associação Americana de Sono, o sono profundo é importante para a consolidação de novas memórias, o que frequentemente é conhecido como “processamento da memória dependente do sono”.

Assim, as pessoas com insónias primárias podem ter problemas de consolidação da memória, e não têm desempenhos tão eficientes quanto os das pessoas que não padecem de insónias, na hora de fazer tarefas de memória após um período de sono. Além do mais, a memória declarativa melhora com o sono de ondas lentas, e isto inclui, quer a memória semântica, como a episódica. 

Qual é a sua função principal?

Os estudos de privação do sono em humanos parecem sugerir que a função principal do sono profundo poderia ser dar tempo ao cérebro para se recuperar da sua atividade diária. Produz-se um aumento do metabolismo da glicose no cérebro, como resultado de tarefas que requerem de atividade mental. Além disso, durante o sono profundo, a secreção da hormona do crescimento aumenta. 

Durante este tipo de sono, os nossos limites de excitação encontram-se mais elevados, e é mais difícil que nos despertemos quando, por exemplo, escutamos um ruído forte. De fato, quando nos despertamos nesta etapa do sono, o habitual é estarmos bastante atordoados.

Sono profundo

Fatores que aumentam o sono profundo

Os fatores que foram demonstrados que aumentam o sono de ondas lentas, ou sono profundo, são o exercício intenso prolongado e o aquecimento corporal, como a imersão num jacuzzi ou numa sauna.

Os estudos demonstraram que o sono de ondas lentas é facilitado quando a temperatura do cérebro supera certo limite. Acredita-se que o ritmo circadiano e os processos homeostáticos regulam este limite.

Além do mais, uma dieta muito baixa em hidratos de carbono a longo prazo em pessoas que costumam dormir bem promove um aumento na percentagem de sono de ondas lentas. Acredita-se que estas alterações no sono poderiam estar relacionadas com o metabolismo do conteúdo de gordura da dieta baixa em hidratos de carbono. A ingestão de antidepressivos também pode aumentar a duração do sono profundo.

Como conseguir um sono mais profundo?

O mais importante que podemos fazer para aumentar a quantidade do sono profundo é permitir-nos um tempo total de sono adequado. É que são muitas as pessoas que não dormem a quantidade de horas recomendadas, e isto, além de reduzir o sono profundo, também encurta o sono REM.

Por outro lado, existem alguns estudos que sugerem que o exercício vigoroso poderia aumentar ou consolidar o sono profundo. Alguns especialistas em sono recomendam atividades aeróbicas como trotar, nadar ou correr. 

Para aquelas pessoas que são mais propensas às insónias, é recomendável fazer exercício cedo pela manhã, e evitar fazer exercício pela tarde. 

Algumas dicas que podem servir de ajuda para obter um maior sono profundo

    • Estabelecer um horário para se deitar e despertar sempre à mesma hora.
    • Beber água antes de dormir, e evitar a cafeína e/ou o álcool.
    • Fazer exercício todos os dias.
    • Criar uma rotina na hora de dormir que o relaxe.
    • Considerar substituir o seu equipamento de descanso (quer o seu colchão, como a sua almofada), caso sinta que é necessário.

E você? Acredita que desfruta de uma quantidade de sono profundo suficiente cada noite? Se está convencido de que ainda não o faz, já sabe que pode colocar mãos à obra, e tomar algumas medidas!