Sonhos lúcidos: realidade ou imaginação?

Fev 17, 2020 | INFORMAMOS-TE

Acontecem quando estamos a passar pela fase REM. São os sonhos lúcidos, aqueles em que nós próprios estamos conscientes de que estamos a sonhar. Um raro aviso de repouso, pois nem sempre ocorrem. Há mesmo quem diga que isso é impossível e que faz parte da imaginação criativa daqueles que afirmam apreciá-los. Então, elas existem ou fazem parte de lendas urbanas originárias da cultura popular?

O que são sonhos lúcidos?

Isto parece ficção científica de um filme de Christopher Nolan (lembre-se de “Inception”?), mas acontece que é uma prática tão antiga que já se desenvolveu em culturas tibetanas como o budismo e o taoísmo.

Os sonhos lúcidos, por vezes conhecidos como sonhos conscientes, ocorrem durante a fase cinco do sono. Também chamada fase REM (a mais famosa de todas), é uma fase pouco profunda que geralmente ocorre várias vezes durante a noite e que antecipa sempre o despertar. É por isso que, por vezes, nos lembramos dos sonhos e, além disso, isso permite-nos ter vários níveis de consciência nos nossos próprios sonhos lúcidos:

– A pessoa sabe que está a sonhar, mas não é capaz de compreender o significado do que está a acontecer.

– O dorminhoco está no meio de um pesadelo, está subitamente consciente disso e é capaz de acordar para acabar com ele.

– O nível mais elevado de experimentação consiste em pessoas que estão tão conscientes do seu próprio sono e atingem um nível de lucidez tal que se dão ao luxo de controlar o que está a acontecer no sonho e de interagir sob um certo grau de consciência.

Normalmente, os sonhos lúcidos mais recorrentes tendem a ocorrer em pesadelos ou naqueles sonhos que nos podem causar desconforto (vamos nus na rua ou no trabalho, por exemplo). De repente, há uma espécie de clique como sinal de que está apenas a sonhar e que este sentimento de vergonha ou medo pode acabar sempre que desejar. E se falamos do típico pesadelo em que se é perseguido por um monstro, assassino ou uma personagem má (por vezes proveniente do cinema), o mecanismo recorrente de se atirar para o vazio para provocar o despertar ocorre.

É possível provocar sonhos lúcidos?

Produzidos na fase paradoxal ou REM do sono, os sonhos lúcidos podem ocorrer tanto espontaneamente como induzidos. Se por acaso acontece mais entre as crianças do que entre os adultos, para o conseguir de uma forma premeditada, tem de ser feito através de uma série de práticas e exercícios.

Embora, segundo os especialistas, todos tenham tido sonhos lúcidos pelo menos uma vez na vida, existe normalmente um segmento específico de pessoas com maior probabilidade de o fazer (ao ponto de os viver algumas vezes por mês). Mas se você é um daqueles que não tem a sorte de estar ciente do que está sonhando ou mesmo de controlar seus sonhos como se você fosse um diretor de cinema, estas são as diretrizes que podem ajudá-lo:

Fazer exercícios de meditação antes de ir dormir

Seja através de exercícios respiratórios, como algum tipo de meditação ou de yoga nidra. Esta última técnica deve ser executada regularmente, todos os dias ao mesmo tempo, com o objectivo de melhorar a concentração, a criatividade e a paz interior.

Seja regular com a sua rotina de sono

Como dissemos anteriormente, manter uma higiene de sono correcta (dormir o mesmo número de horas, ir para a cama e levantar-se à mesma hora todos os dias, não comer muitos jantares ou consumir álcool) evitará que caia nos referidos pesadelos, o que tornaria difícil entrar em sono profundo.

Mantenha um diário dos seus sonhos

Quer se trate do método tradicional (caderno e caneta) ou das novas tecnologias (puxar o gravador do telemóvel), descreva o que acabou de sonhar assim que acordar. Além disso, é aconselhável prestar especial atenção aos sonhos e aos elementos recorrentes que se repetem frequentemente.

Volte a dormir quando acordar de um sonho

Se acordares a recordar o que acabaste de sonhar, tenta voltar a dormir enquanto te concentras no sonho em si.

Experimente esta fantástica aplicação para smartphone

As novas tecnologias também alcançaram os sonhos lúcidos. Wake-Up-Sleep é uma aplicação com a qual pode programar vários alarmes para soar em 4, 5, 6 ou 7 horas durante a noite. Se coincide com o momento da fase REM e você se lembra do sonho, é o momento de aplicar alguns dos pontos anteriores.