Sonhos eróticos, por que é que os temos?

Nov 5, 2019 | INFORMAMOS-TE

Você é uma daquelas pessoas que se lembra do que sonham? Então talvez se lembre de alguma vez ter experienciado um sonho erótico.

Na verdade, um estudo publicado em 2007 pela Academia Americana de Medicina do Sono em 3500 pessoas descobriu que, em média, a percentagem de sonhos eróticos que esses sujeitos tinham era de 8 por cento. O estudo também descobriu que os sonhos mais comuns relacionados ao sexo são sobre sexo.

Enquanto isso, avanços sexuais, masturbação e fantasias também podem desempenhar um papel nesses tipos de sonhos. No entanto, para uma pessoa sonhar diretamente com o sexo não significa necessariamente que esses sonhos são realmente sobre sexo.

Quando temos um sonho erótico, o sexo não é provavelmente o centro da história de sonho. O especialista em saúde Caleb Backe explica. “O sexo é a fusão física de dois corpos, e um sonho é uma projeção mental desse desejo: integrar uma certa parte de você em sua vida diária”.

Mas como e porque ocorrem estes sonhos eróticos? Aqui estão algumas das razões pelas quais este tipo de sonhos pode acontecer.

Mudanças vitais bruscas

Segundo a Dra. Clare Johnson, pesquisadora de sonhos lúcidos, “Um sonho erótico pode ser uma metáfora para a nova energia que sentimos ao nos desenvolvermos em alguma área de nossas vidas, como a necessidade de mudar de emprego, embarcar em uma viagem ou simplesmente começar um novo hobby”.

Um bom exemplo disto é casar. Porque o casamento é um grande compromisso e mudança em nossas vidas, nossos cérebros processam esse fato de várias maneiras, e um deles pode ser, para algumas pessoas, sonhos eróticos.

Sentir atração por uma pessoa

É claro que também é comum ter sonhos eróticos com pessoas que nos atraem. Isso não significa nada mais do que isso: “Assim como podemos ter fantasias sexuais sobre uma pessoa, podemos ter sonhos eróticos em resposta à atração que sentimos por essa pessoa”, diz o Dr. Johnson

Criatividade

Também pode acontecer que uma pessoa tenha sonhos eróticos por causa de sua criatividade ou desejo de se expandir para uma nova área de sua vida, segundo o médico. O sexo e a criatividade parecem estar de alguma forma ligados. É por isso que os sonhos eróticos podem ser fortalecidos pelo desejo de ser uma pessoa mais criativa.

Admiração

O médico, neste caso, explica que: “O fato de sonharmos com uma determinada pessoa não significa que tenhamos uma paixoneta por ela”. Pode ser que sintamos, em vez de atração ou desejo, admiração por essa pessoa, já que essa pessoa pode ter certas qualidades que gostaríamos de ter, como confiança ou senso de aventura.

Falta de sexo

Embora os sonhos eróticos não tenham que ser sobre sexo, Dr. Johnson enfatiza a importância da falta de sexo em sua aparência. A razão é que, com eles, o cérebro “satisfaz os impulsos físicos”. De alguma forma, o cérebro sabe quando precisamos de sexo.

De alguma forma, sonhos eróticos podem estar nos guiando para as coisas novas que precisamos na vida. Não é preciso ter medo, mas aproveitá-los e deixá-los ser um fator que nos faz descansar melhor.

E se o que você está procurando é um bom equipamento de descanso que lhe permite descansar tanto que seus sonhos eróticos aparecem…