Sexo: O seu aliado para adormecer

Abr 14, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, CASAL

Você sabia que o sexo pode ajudar a adormecer? Não só isso, mas pode melhorar consideravelmente a qualidade geral do seu sono à noite.

 

Não dormir o número de horas recomendado (7-8 horas por dia) pode levar a tudo, desde mudanças de humor a por vezes uma diminuição da libido. Embora os especialistas sublinhem que não existem provas clínicas suficientes para demonstrar que o sexo pode ajudar-nos a adormecer, pode dizer-se que os mecanismos básicos subjacentes aos processos químicos libertados durante a prática sexual podem ajudar a melhorar a qualidade do sono.

Os cientistas sublinham que a libertação de hormonas (oxitocina, dopamina e vasopressina) durante o acto sexual está relacionada com o prazer e conduz a um estado de elevado relaxamento que pode ajudar a conseguir um sono mais descansado e prolongado.

O sexo ajuda-nos a dormir melhor

Mais sono aumenta o seu desejo sexual, tal como mais sexo o ajuda a dormir. É verdade – o sexo pode facilitar o adormecimento. Parece que isto se deve principalmente às hormonas libertadas durante o acto. O sexo aumenta a libertação de oxitocina (uma hormona que o faz sentir-se ligado ao seu parceiro) e reduz a libertação de cortisol (uma hormona relacionada com o stress). Além disso, ter um orgasmo liberta uma hormona chamada prolactina, que nos leva a relaxar e a sentir sono. Este cocktail de hormonas produzido durante o sexo leva a um estado agradável e sonolento, que promove a sonolência e o desejo de dormir.

Além disso, parece que as mulheres são as que mais ganham neste sentido. O sexo aumenta os níveis de estrogénio, melhora a fase REM do sono e promove um sono mais profundo. No caso dos homens, a investigação demonstrou que o sono profundo também é comum após as relações sexuais. Na verdade, existe mesmo um termo francês para a rapidez com que os homens adormecem após o orgasmo: le petit mort.

Mas a chave para dormir melhor pode não ser o sexo em si, mas os orgasmos. Assim, a masturbação pode oferecer muitos dos mesmos benefícios. Além disso, um pouco de auto-estima pode contribuir em muito para aliviar o stress e reduzir a insónia quando se vai para a cama. A masturbação é um acto saudável, saudável e prazeroso que vale certamente a pena tentar se tivermos dificuldade em adormecer à hora de dormir.

De qualquer modo, há muitos outros factores que podem estar a causar um mau descanso: um deles é o estado do nosso colchão.

 O nosso colchão e o sexo

Um colchão velho só nos pode trazer problemas na tentativa de melhorar a nossa vida sexual. Portanto, se quisermos manter um bom descanso e uma consequente vida sexual activa e saudável, a solução pode estar na renovação do colchão.

Se o que procura é um bom colchão para as suas relações sexuais, a primeira coisa que terá de considerar é que o colchão deve ser suficientemente espaçoso para as medidas de ambos os ocupantes. Nestes casos, é normal escolher uma cama de casal com largura suficiente. Além disso, outro factor-chave na escolha de um ou de outro é o material do colchão. Isto vai depender do seu gosto pessoal.

Finalmente, deve saber que se não estiver a descansar bem devido aos possíveis inconvenientes que pode ter ao dormir com um parceiro, tais como os movimentos bruscos do seu companheiro, então pode sempre optar pelos colchões duplos: dois colchões individuais unidos por um fecho que simula uma cama de casal. Não notará a diferença e poderá desfrutar da independência das camas!

Entre no site da Maxcolchon e navegue pelo nosso catálogo de camas de casal. Escolha a que mais lhe convém para melhorar o seu descanso e a sua vida sexual.