Riscos de dormir com a boca aberta

Dez 30, 2019 | ACONSELHAMOS-TE, SAÚDE

Há muitos factores que intervêm nos quais dormimos melhor ou pior, não só o nosso equipamento de descanso e as horas que dormimos influenciam a qualidade do sono. Os nossos hábitos de dormir também têm impacto. Um exemplo é dormir com a boca aberta ou fechada. Embora possa parecer sem importância, este hábito pode ser a chave para a hora de dormir e pode afetar a nossa saúde.

Cáries e problemas dentários

Uma das consequências mais comuns de dormir com a boca aberta é uma maior chance de ter cárie dentária. Respirar exclusivamente pela boca é prejudicial à higiene oral e pode levar a problemas respiratórios graves.  Tanto assim que a pesquisa tentou determinar até que ponto dormir com a boca aberta pode levar a problemas dentários.

Ressonar

Dormir com a boca aberta é uma das principais causas do ronco à noite. A abertura da boca durante o sono está relacionada com a má respiração, muitas vezes associada a problemas nas vias respiratórias, seja por obstrução nasal, garganta ou mesmo uma má posição em repouso.

Uma das principais consequências do ronco pode ser a apneia obstrutiva do sono. Esta doença ocorre quando os músculos da garganta relaxam demasiado e as vias respiratórias estreitas, causando a necessidade de inalar ar através da boca. Desta forma, o cérebro pode ser despertado cinco a 30 vezes para abrir as vias respiratórias pela necessidade de inalar ar. Uma forma de reduzir a possibilidade de ressonar é não dormir para cima porque esta posição favorece o relaxamento muscular do maxilar. É mais aconselhável dormir de um lado ou mesmo com a cabeça um pouco mais alta.

Boca seca e mau hálito

Além de problemas com dentes ou ronco e problemas respiratórios, há mais inconvenientes decorrentes de dormir com a boca aberta. Este hábito inadequado de dormir pode causar mau hálito e secura na zona oral, o que piora a higiene oral. A saliva ajuda a humedecer e limpar a boca, neutralizando os ácidos produzidos pela placa bacteriana.

Ter uma boca seca ou xerostomia, como é conhecida em termos médicos, produz uma má distribuição de saliva na boca e, portanto, que ps alimentos e células mortas se descomponham. Este processo de decomposição produz mau hálito. Também causa uma sensação de desidratação ao acordar.

Em suma, os nossos hábitos podem influenciar diretamente a qualidade do descanso e, por conseguinte, a nossa saúde. Se precisarmos, podemos sempre consultar um especialista sobre qualquer um destes problemas. Colocá-los em solução irá melhorar sem dúvida o nosso descanso e a nossa saúde.