Resoluções de ano novo: hábitos saudáveis para 2021

Fev 3, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, SAÚDE

2020 já terminou e, como cada ano que se encerra, fazemos um balanço e preparamos novos desafios para começar o próximo. Embora estejamos carregados de bons propósitos, geralmente acontece que, depois de um curto período de tempo, deixamos de cumprir a maioria deles.

Devemos ter consciência de que os nossos objetivos precisam de uma certa persistência para que se realizem. Portanto, o motivo pelo qual costumam falhar é que, seja por falta de tempo ou excesso de trabalho, a rotina não nos permite realizá-los.

Por isso, mesmo que tenhamos muito boa vontade e ânsia de os cumprir, é aconselhável fazer listas mais curtas e sobretudo realistas, caso contrário iremos abandoná-los antes do tempo e só sentiremos frustração.

As resoluções de ano novo giram geralmente à volta de temas comuns, como deixar de fumar, ir ao ginásio, perder peso ou aprender um idioma. São sem dúvida os desafios mais populares que costumamos encontrar!

Resoluções de Ano Novo

Em qualquer caso, começar o ano a fazer todo o possível para melhorar nossa saúde física e mental é uma ideia a ter em consideração na nossa lista de boas intenções. Se estiver interessado, pode ver as nossas resoluções saudáveis para 2021 e começar o novo ano motivado.

Alimentação saudável

O início de um novo ano é um bom momento para pensar em ter uma vida saudável e equilibrada. Uma alimentação saudável é um dos pilares fundamentais para que o nosso corpo se regenere e nos forneça as defesas necessárias. Em todo caso, se for um dos propósitos que tem em mente, é interessante realizá-lo de forma gradual.

Para começar, podemos ir incluindo alimentos mais saudáveis ​​à nossa dieta, como frutas e vegetais frescos, e descartar produtos processados ​​e industriais que têm bastantes conservantes adicionais. Da mesma forma, se o objetivo é perder quilos, é conveniente seguir um plano de emagrecimento progressivo para manter o peso sem esforço.

Fazer exercício físico

Um dos desafios mais saudáveis ​​a que geralmente nos propomos é a prática de exercício físico. Antes de se inscrever no ginásio, é conveniente avaliar se realmente vamos ser consistentes. Não adianta inscrever-se para ir uma ou nenhuma vez por semana. Portanto, se não quer falhar logo no início, é melhor pensar se vai ter disponibilidade para cumprir o propósito.

Podem escolher-se outras alternativas que impliquem menos sacrifício e sejam mais produtivas a longo prazo. Por exemplo, dar um passeio, uma caminhada ou uma volta de bicicleta. A questão é evitar ao máximo o estilo de vida sedentário a que muitos de nós estamos acostumados.

Descansar e relaxar

Muitas vezes, a agitação diária impede-nos de descansar o suficiente. Por isso, se aproveitarmos os momentos de relaxamento, vamos recarregar a nossa energia. Além de dormir um mínimo de entre seis e oito horas por dia, desfrutar ao máximo dos momentos de lazer com amigos ou família são gestos que enriquecem e relaxam as nossas mentes.

Além disso, a prática de um hobby pode ajudar-nos a estimular a criatividade. Fazer atividades que gostamos muito tem vantagens para a nossa saúde mental, pois com elas experimentamos uma grande satisfação pessoal.

Seguir uma rotina

Seguir uma rotina é uma das chaves para alcançar os nossos objetivos. O nosso conselho é praticar a regra dos 21 dias. Estudos científicos têm demonstrado que este é o período de tempo que o ser humano demora a adaptar-se a uma nova mudança.

O nosso cérebro tem a capacidade de automatizar ações, tornando-as num hábito. Consequentemente, os maus hábitos que geralmente temos repetem-se como resultado de um padrão que estabelecemos. Portanto, se modificarmos a prática, podemos adquirir novas rotinas.

Estabeleça metas alcançáveis

Além disso, é inútil deixar de fumar, fazer exercício ou aprender línguas se não definirmos o objetivo de uma forma positiva. O principal para atingir um propósito é estarmos convencidos das vantagens que o mesmo nos pode trazer.

Portanto, é conveniente definir objetivos alcançáveis. As intermináveis ​​listas de resoluções para o novo ano só vão ter um efeito negativo. Seremos oprimidos pela impossibilidade de concretizá-los e acabamos abandonando todos e cada um deles.

De qualquer forma, mudar de vida depende de cada um de nós e 2021 é uma excelente oportunidade para isso. Feliz Ano Novo!