Remédios naturais para dormir profundamente

Mar 3, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO

A velocidade e o ritmo de vida hoje conduzem-nos a um círculo formado pelo trabalho, pela conciliação familiar, pelo ginásio, pelas conotações sociais e pela economia. Mas, e o descanso? E a nossa saúde? Onde ficam? Com um mundo totalmente digitalizado, problemas como a insónia e problemas de sono só podem ser resolvidos com um regresso ao tradicional. É aqui que os remédios naturais para dormir entram em ação. E de que maneira!

 7 remédios naturais que nos ajudam a dormir

Valeriana

A rainha dos remédios naturais e talvez a erva mais conhecida de todas. De origens antigas, mesmo na cultura grega já era usado. Esta planta que atua como agente sedativo, relaxando o sistema nervoso e o cérebro, possui uma série de componentes que impulsionam a ação da melatonina. O seu consumo ajuda a regular os nossos ciclos circadianos e, portanto, a dormir melhor. Além disso, a ingestão de valeriana pode beneficiar certos episódios leves de ansiedade. Recomendamos o seu consumo em forma de infusões.

Passiflora

Tal como a valeriana, a passiflora é um dos remédios naturais mais importantes. A sua ingestão na forma de uma infusão (uma colher de sobremesa em 150 mililitros de água a ferver) ajuda a aliviar sintomas ligeiros de stress mental e a adormecer. Recomendada para consumir até quatro vezes ao dia, esta planta é boa para relaxar o estado de ânimo e reduzir os níveis de ansiedade, inquietação, irritabilidade e intranquilidade.

Sementes de papoila

Outro bom remédio natural é uma salada ou infusão de sementes de papoila. As suas prestações ajudam a regular o sistema nervoso, adormecer e reduzir o stress.

Aromaterapia

Este novo método não requer consumo ou ingestão. Trata-se de colocar uma pequena flor de laranjeira, eucalipto e camomila numa pequena malha. Depois de introduzidos todos os ingredientes na referida malha, bastará colocá-la por baixo da almofada. Estas ervas naturais são muito boas para adormecer e estimular o relaxamento.

Casca de laranja

Este remédio pode ser ingerido tanto como infusão quanto como bebida gelada. Basta cortar a casca da laranja, coar e servir para tomar em pequenos goles. Isto vai ajudá-lo a adormecer, enquanto a vitamina C fortalece o seu sistema imunológico.

Sumo de alface

Tal como ouve. Coloque uma alface no liquidificador, reduza o resultado com um pouco de água e beba-o. Os seus efeitos são sedativos e relaxantes.

Puré de banana

É amplamente sabido que a banana é um dos alimentos que mais contém triptofano (uma substância que ajuda a ativar a serotonina). Nada melhor do que amassar uma banana, colocar um pouco de cominho torrado e comer antes de dormir.

Outros remédios caseiros que nos ajudam a dormir

Como nem todos os remédios naturais precisam estar relacionados com a ingestão de ervas ou alimentos relacionados à melatonina, encontramos em uma série de hábitos que são uma ajuda extra para conseguir dormir. Como um complemento a alguns dos remédios que anteriormente lhe relatamos, esta série de ações vai beneficiar o descanso:

– Manter uma dieta saudável e equilibrada.

– Reduzir o consumo de cafeína.

– Praticar desporto durante as horas do dia (nunca à noite).

– Expor-se à luz do sol durante o dia.

– Converter o seu quarto num habitat longe de ruídos e iluminação.

– Tome um banho com temperatura tibia umas 2 horas antes de ir dormir.

– Mantenha um horário regular que o ajude a ir para a cama sempre à mesma hora. Faça o mesmo com a hora de acordar.

– Regule a temperatura do seu quarto até alcançar os 22 graus recomendados.