Razões para usar sempre uma fronha de almofada

Mai 29, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO

As fronhas são uma parte fundamental da nossa roupa de cama. Não protegem apenas as suas almofadas, têm uma função decorativa e, mais importante ainda, uma função higiénica, protegendo-nos dos ácaros.

Os ácaros são pequenos aracnídeos, invisíveis ao olho humano, que vivem em áreas arborizadas. Para nosso infortúnio e como sempre, em nossas casas, especialmente em tapetes, almofadas e colchões. São inofensivos para os seres humanos: não mordem nem nada, algumas espécies causam alergias em algumas pessoas. Quase 30% dos portugueses sofrem de algum tipo de alergia e 5% sofrem de asma. Estes dados indicam uma evidência: é mais do que aconselhável que você mantenha estes bichos afastados.

As fronhas prolongam a vida útil das almofadas. Não só ajuda a cuidar do seu investimento, como também torna o sono mais confortável e agradável, além de bloquear o suor. Além disso, são fáceis de pôr e tirar e fáceis de guardar.

Qual é a fronha certa para si?

Proteger a sua almofada com uma capa é uma tarefa que precisa de um bom material para ter um bom desempenho. Por esta razão, Tencel é o complemento que procura para proteger a sua almofada. Este tecido de fibra natural é uma grande inovação, muito semelhante ao algodão, mas não encolhe nem se endurece. Porque é que a Tencel se destaca?

Em primeiro lugar, pela sua extraordinária impermeabilidade e resistência aos líquidos. Este é ideal para resistir a resíduos como o suor e outros desprendimentos líquidos que podem afectar a sua almofada. Além de impermeável, a Tencel é capaz de manter uma respirabilidade perfeita que permite a passagem do ar. As tampas Tencel são mais do que interessantes para a sua roupa de cama, tanto no seu colchão como nas suas almofadas.

Factores a ter em conta na compra de fronhas

Para começar, o tamanho. Embora possa parecer mentira, há muitas ocasiões em que compramos fronhas que não correspondem ao tamanho das nossas almofadas. Se se revelarem mais pequenos, podem não entrar na almofada ou lacrimejar num curto espaço de tempo. Se eles acabam por ser maiores, bem como , eles vão formar dobras desconfortáveis que vai nos incomodar na hora de dormir.

Conforto. Fronhas em camadas ou com tecidos grossos podem acrescentar uma agradável sensação de suavidade.

Proteção contra ácaros e outros insetos, pelas razões já explicadas. Que são hipoalergénicos no caso de serem utilizados por pessoas com algum tipo de alergia. Também é ideal que tenham um bom sistema de impermeabilização e que sejam respiráveis.

Fronhas inteiras ou divididas. As divididas em muitas ocasiões melhoram a independência no descanso no caso de dormir em pares.

O material. Além da Tencel, há outros materiais importantes a considerar para a sua fronha. Algodão e poliéster são outros materiais que ajudam a ter uma fronha de qualidade.

Com que frequência as fronhas devem ser lavadas?

As fronhas são os principais protectores da nossa higiene no quarto, e é precisamente por isso que têm de ser cuidadosamente cuidadas.

Assim como ninguém pensaria em usar a mesma roupa durante três meses, recomenda-se que as fronhas sejam lavadas e trocadas pelo menos uma vez por semana. Estando em contacto permanente com o nosso cabelo e pele, pode haver restos de pele morta, resíduos de cabelo, como laca e gel de cabelo e os nossos próprios fluidos corporais, como suor e saliva.

Tudo isso combinado pode causar problemas de saúde como as alergias acima, acne ou uma queda em nossas defesas. A lavagem semanal das fronhas deve ser considerada como mais um trabalho doméstico obrigatório.