Razões de peso pelas quais devemos dormir bem

Mar 12, 2022 | SAÚDE | 0 comments

São muitas as pessoas que acreditam que a medida de dormir 8 horas diárias é exagerada. Acreditam que dormir não é tão necessário, e que se pode prescindir dessas horas mínimas de sono recomendadas, para conseguir assim prolongar mais o dia. No entanto, a verdade é que, segundo os especialistas, dormir menos de 7 ou 8 horas poderia acarretar múltiplas consequências negativas para a saúde. 

Ao sacrificar este tempo de descanso, estamos a sacrificar também parte da nossa energia. Por isso é tão importante dormir bem, e manter um ciclo de sono-vigília dentro dos parâmetros normais. Em geral, são muitas as razões de peso pelas quais devemos dormir bem. 

Razões de peso para dormir bem

Se está à procura de razões de peso existentes para dormir bem, em seguida vamos deixar-lhe algumas que o podem ajudar a tomar consciência sobre a importância de ter um bom descanso:

1. Um bom descanso beneficia o nosso sistema cognitivo

Enquanto dormimos, o nosso cérebro assimila o aprendido durante o dia. Assim se consolidam a memória e as lembranças, especialmente durante a passagem pela fase REM. Por isso é que dormir bem é tão importante para o nosso cérebro: especialmente em pessoas mais idosas, não dormir poderia derivar até num deterioramento cognitivo. 

Além disso, já foi possível determinar que um bom descanso pode melhorar o rendimento da memória e das habilidades de resolução de problemas em crianças e adultos. E é que devemos dormir bem para assimilar o aprendido durante o dia, e poder assim ter um bom desempenho nas nossas tarefas diárias. 

 2. A falta de sono tem sido relacionada com o aumento de peso

Segundo os especialistas no assunto, não dormir bem é um dos fatores de risco principais na obesidade, juntamente com o sedentarismo e uma má alimentação. Em concreto, não dormir o suficiente poderia provocar um aumento na libertação de uma hormona que intervém no processo do apetite: a grelina.

Deste modo, acontece que, muitas vezes, quando não descansamos bem, sentimos vontade de ingerir mais calorias do que o normal, e de que não necessitamos. Parece que aumenta esse desejo de “picar” algo entre horas e ingerir alimentos processados quando não dormimos, e isto pode levar a problemas de obesidade.

3. Dormir mal tem sido relacionado com a depressão

Um mau descanso também nos pode levar a ter problemas de saúde mental. Ao que parece, dormir mal ou ter algum transtorno do sono pode, em concreto, propiciar o aparecimento de sintomas depressivos. Assim, sucede que as pessoas com este tipo de transtornos, como a apneia do sono ou as insónias, apresentam taxas de depressão muito mais altas do que aquelas pessoas que não padecem destes problemas. 

Por outro lado, parece que, quando não dormimos bem, podemos sofrer mudanças de humor mais frequentemente, assim como sentirmo-nos mais tristes. A longo prazo, isto pode desencadear quadros de ansiedade e depressão

4. Dormir bem tem um efeito positivo sobre o sistema imune

Dormir pelo menos oito horas pode ajudar o nosso sistema imune a estar alerta, para conseguir combater problemas, como o comum resfriado. Isto é conhecido graças a um estudo que monitorizou o desenvolvimento do resfriado comum, depois de administrar a 153 mulheres e homens umas gotas nasais com o vírus do resfriado durante 14 dias. 

Segundo o estudo, aquelas pessoas que dormiam menos de 7 horas tinham 3 vezes mais probabilidades de desenvolver um resfriado do que aquelas que dormiam no mínimo 8 horas.

5. O sono melhora o rendimento desportivo

Dormir bem e, em concreto, dormir o tempo suficiente, melhora a precisão, os tempos de reação, e o bem-estar mental. Assim o confirma um estudo publicado em 2011.

Neste estudo, foi analisado o rendimento desportivo de onze estudantes saudáveis da equipa de basquetebol masculino da Universidade de Stanford. Em resumo, conseguiu-se verificar que, quanto menos dormimos, pior rendimento se consegue durante o exercício, assim como menor resistência física conseguimos ter.

6. Dormir bem é necessário para nos mantermos saudáveis

Não é apenas a quantidade de horas que dormimos. Para a nossa saúde, é importante que esse descanso seja também de qualidade. É que dormir mal poderia conduzir ao aparecimento de enfermidades crónicas. De fato, as pessoas que dormem mal têm um maior risco de sofrer um acidente cerebrovascular ou uma enfermidade cardíaca, se comparadas com aquelas pessoas que dormem entre 7 e 8 horas todas as noites.

Como vê, devemos dormir bem, se queremos evitar problemas de saúde, e no nosso dia a dia em geral. Ainda que pareça um disparate, essa hora a mais que demora para se deitar poderia ter algo a ver com a sua saúde. Dormir bem, para viver bem!