Que significa sonhar com um bebé?

Set 23, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, CRIANÇAS | 0 comments

O que a nossa mente nos diz enquanto descansamos pode ajudar-nos a entender a nossa vida. E é que os sonhos criam conexões sobre as emoções, falam-nos sobre o que sentimos ou pensamos.

No seu livro A interpretação dos sonhos, Freud já referia que todos os sonhos representam a realização  de um desejo por parte do sonhador, incluso os que são do tipo pesadelo. Então, o que poderia significar o feito de sonhar com um bebé?

Possíveis significados de sonhar com um bebé

Como dizíamos, é bem conhecido que cada sonho pode ter um significado concreto, ou incluso vários. No caso de sonhar com um bebé, este sonho também poderia ter vários significados.

Regra geral, sonhar com um bebé costuma estar relacionado com a chegada de um bebé (ou o desejo de que chegue um). Porém, isto não tem porque ser literalmente assim. Sonhar com um bebé também pode significar a chegada de algo novo às nossas vidas.

E é que a chegada de um bebé anuncia coisas novas, mudanças. Costuma tratar-se de algo novo, algo que nasce em nossas vidas, que pode ser muito positivo. Podemos estar a falar de cuidados, proteção, o presságio de momentos especiais… Em definitivo, sonhar com um bebé poderia falar-nos da pureza, da vida, e da inocência.

Sonhar com um bebé também pode ter que ver com um desejo que procuramos concretizar na nossa vida, e que se cumprirá brevemente. Ainda assim, este tipo de sonho também pode ter um significado triste: o medo a que o pequeno que está por chegar tenha um acidente, se perca, seja roubado, ou incluso morra, é algo que nos pode acompanhar desde o primeiro momento da gravidez, até que as crianças se façam maiores.

Profissionais como Mariana Lagos, psiquiatra pertencente à Comissão Diretiva da APSA (a Associação de Psiquiatras Argentinos), apontam a que “os sonhos geram fascínio, porque explicam os mistérios da dimensão humana, e lançam especulações relacionadas com os desejos e os medos. O significado em cada caso é único e íntimo, e ao mesmo tempo, está influenciado pelas ideias e pela subjetividade da época”.

Em qualquer caso, como todos os sonhos, este sonho deve ser analisado de maneira individual. E é que dependerá do significado que cada pessoa dê ao conceito de bebé, e da transcendência que este possa ter na sua vida.

Sonhar que está grávida

Um dos possíveis sonhos com bebés, tem que ver com sonhar que se está grávida. Neste sentido, o sonho poderia interpretar-se como se, de alguma maneira, dentro de uma pessoa se estivesse a desenvolver um novo aspeto da sua vida pessoal (ou simplesmente uma ideia), que irá trazer coisas boas.

No caso de estar grávida e sonhar com isso, provavelmente o significado disto esteja no fato de que é um tema muito importante no seu quotidiano. De fato, durante a gravidez, é bastante habitual sonhar com bebés, já que costumam refletir as inseguranças ou medos que se podem dar, relacionados com o parto, ou com o futuro do bebé.

Sonhar com um bebé recém-nascido

Sonhar com um bebé recém-nascido pode simbolizar a inocência. Neste sentido, os bebés podem simbolizar algo na sua própria natureza que é vulnerável, puro ou incorrupto. A mente, neste sentido, pode estar a assinalar aqueles aspectos mais indefesos sobre a própria pessoa. As vulnerabilidades podem ser representadas por um bebé no nosso sonho.

Assim, dependendo do estado em que se encontre o recém-nascido no sonho, pode entender-se com que tipo de vulnerabilidade nos enfrentamos:

  • Sonhar com um bebé com fome: este sonho poderia estar relacionado com a dependência que podemos gerar em relação às pessoas do nosso entorno.
  • Sonhar com um bebé a chorar: pode ser sinónimo de que uma parte de si se encontra negligenciada e requer atenção, suplicando ajuda. Esta parte mais indefesa da sua personalidade necessitará de cuidados e de tempo por sua parte. É provável que tenha este sonho se se queixa frequentemente, mas não costuma fazer nada para mudar a situação. É necessário atender às necessidades internas, e tratar bem de si mesmo.
  • Sonhar com um bebé morto: este sonho pode ter algo que ver com deixar uma etapa para trás, e dar início a novos começos. Pode estar relacionado também com preocupações, medos, ou com a sua inocência.
  • Sonhar com bebés pequenos: pode simbolizar esses medos que não se exteriorizam. Esses medos podem fazê-lo sentir pequeno, e sentir que necessita de ajuda.

Significado de sonhar com bebés estranhos

Sonhar com bebés estranhos pode simbolizar o desejo de ter um bebé. Se ultimamente tem pensado muito nisso, é provável que a sua mente recrie esta experiência enquanto dorme.

Se o seu desejo não é ter um bebé, então pode ser que simplesmente precise de uma mudança. Este sonho poderia ser a representação do desejo de mudança em outros aspectos vitais, como os seus projetos pessoais ou de trabalho.

No caso de que o sonho consista em ir ao hospital para conhecer um bebé alheio, isto poderia significar que se avizinham boas notícias. Poderia ter que ver com uma oportunidade de mudança, que provenha de alguma situação sobre a qual não tem controlo.

Sonhar com um bebé nos braços

Sonhar com um bebé nos braços pode significar segurar e proteger o bebé. Tanto se o bebé representa uma nova etapa vital, como se está relacionado com a sua parte mais inocente, o importante é que saiba que é você a pessoa que tem o controlo da situação, e quem cuida e segura o bebé.

Além disso, o significado poderia alterar-se, segundo se sonhe com um bebé do sexo feminino, um bebé do sexo masculino, ou gémeos. Regra geral, sonhar com ter nos braços um bebé do sexo feminino indica um início ou começo de algo interno, do mundo interior. Sonhar com um bebé do sexo masculino pode ter algo mais que ver com um começo externo, algo que se modifica no nosso entorno. Por último, sonhar com gémeos pode ter que ver com a necessidade de expandir-se, ou mostrar outro lado de si mesma/o, outra faceta que desconhecia.

Como vê, sonhar com um bebé pode ter distintos significados, segundo o contexto do sonho, ou o momento da vida em que nos encontremos. Em qualquer caso, se sonhou com um bebé, e acredita que isto pode ter grande transcendência, recomendamos-lhe consultar-se com um psicólogo ou psiquiatra, que possa determinar a sua verdadeira importância.