Que significa dormir enroscado?

Nov 5, 2021 | INFORMAMOS-TE | 0 comments

A postura que adotamos quando nos deitamos para dormir é algo muito pessoal e, ainda que possa ser diferente, conforme o momento, o habitual é que adotemos a mesma postura todas as noites.

É curioso que estas posições podem ter o seu significado. Incluso, há quem considere que isto poderia revelar aspectos da nossa maneira de ser (ainda que não exista evidência científica a esse respeito). De todas as formas, hoje fazemos a seguinte pergunta: o que significa dormir enroscado?

A postura que adotamos ao dormir

Pode parecer que não tem importância, mas o certo é que a postura que adotamos ao dormir pode ser determinante para descansar com prazer. Especialmente se sofremos habitualmente de dores musculares ou moléstias nas costas, dormir numa postura em que nos sintamos cómodos (e seja saudável), é fundamental para dormir bem.

Neste sentido, existe uma postura mais adequada do que as outras: em concreto, dormir sobre o lado esquerdo parece ser o mais saudável para o nosso corpo, segundo explicam os cientistas. Ao que parece, esta postura favorece os processos do sistema linfático (sistema que se encarrega de limpar os desperdícios do sistema nervoso).

Além disso, segundo explica um estudo publicado na revista The Journal of Neuroscience, o sistema cognitivo parece ser mais favorecido, quando dormimos sobre o lado esquerdo.

Indo mais longe, há quem defenda que a postura corporal em que dormimos determina também a nossa maneira de ser. Neste sentido, dormir numa posição ou noutra poderia estar relacionado com o nosso estilo de vida, e com a nossa personalidade.

Assim, parece que dormir enroscado poderia ter um significado: em concreto, há quem considere que dormir nesta posição poderia estar relacionado com o fato de ser mais sensível. Ainda que não seja uma ideia bem fundamentada, parece uma crença bastante generalizada.

O que significa exatamente dormir enroscado?

O certo é que não existe, de momento, nenhuma evidência científica que determine que dormir numa ou noutra posição reflita algo sobre a nossa personalidade ou forma de ser. No entanto, a sabedoria popular atribui certos traços de personalidade às diferentes posições que adotamos quando dormimos.

Que significa dormir enroscado?

Neste sentido, com dormir enroscado referimo-nos a dormir sobre um dos lados, com os joelhos perto do peito, e os braços apoiados sobre um dos lados também, ou debaixo da almofada, por vezes. Trata-se de uma posição normalmente utilizada para tentar adormecer, e na qual muitos de nós dormimos. Mas, que significado tem, no que à nossa maneira de ser diz respeito?

Pois bem: parece que esta postura tem sido ligada a uma série de traços: em concreto, vem sendo relacionada com a expressão de emoções, a sensibilidade, e a tendência para que as relações pessoais sejam intensas.

Além do mais, diz-se que estas pessoas, na hora de conhecer gente nova, poderiam parecer algo tímidas. Porém, acredita-se que, posteriormente, estas pessoas se abrem, e são mais carinhosas e amáveis, sendo capazes de mostrar o seu medo de ser feridas.

Outras posturas poderiam ter os seus próprios significados também: a postura de dormir de barriga para cima está relacionada com a lealdade, os laços afetivos, ou com ter grandes objetivos, por exemplo.

Em qualquer caso, como vínhamos dizendo, parece que não existe evidência científica sobre a relação entre a personalidade e a postura que adotamos ao dormir. Algo que, sim, apresenta evidências científicas, é o fato que diz que dormir sobre o lado esquerdo é a postura mais recomendada para a nossa saúde.

Dormir sobre o lado esquerdo: a melhor ideia

Além de contribuir para o sistema cognitivo, como dizíamos anteriormente, a postura de dormir sobre o lado esquerdo é bastante benéfica para aliviar a acidez estomacal. Além disso, nesta postura, o pescoço e a coluna vertebral estão mais apoiados, favorecendo desta maneira um descanso mais reparador.

Outras posições, como dormir sobre o lado direito, ou de barriga para cima, são posições aptas e cómodas para o corpo normalmente, e que protegem o nosso descanso, tal como o faz a postura sobre o lado esquerdo.

No entanto, há uma postura que se recomenda evitar, na hora de dormir: de barriga para baixo. Esta posição, ainda que nos pareça cómoda, pode ser muito prejudicial para o nosso descanso, aumentando a probabilidade de sofrer de ronquidos, ou de mais dificuldades para respirar.

Como vê, dormir enroscado poderia dizer algo sobre a nossa personalidade, mas o que é certo é que escolher esta posição para dormir, e fazê-lo sobre o lado esquerdo, será o melhor para o nosso descanso. Tome nota disso, antes de se enroscar na cama!