Que problemas de sono provoca a micção noturna?

Set 6, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO | 0 comments

A micção noturna é um dos problemas que pode afetar o desenvolvimento do nosso descanso. A impossibilidade de controlar a bexiga enquanto se dorme é uma dificuldade que, ainda que normalmente costume afetar as crianças pequenas, também pode afetar adolescentes e pessoas mais idosas.

Em outras ocasiões, também pode suceder que padeçamos de noctúria. Esta corresponde a uma necessidade de micção, que provoca repetidos despertares, para ir ao quarto de banho, tal como indica o Instituto do Sono. Pelo contrário, temos também a enurese, que não se caracteriza pelas perdas de urina, mas é igualmente prejudicial na obtenção de um sono continuado.

Entre outras causas, este problema tem por hábito estar relacionado com a insónia, o stress, a ansiedade, ou enfermidades como a apneia obstrutiva do sono. A consequência comum de todas elas é que, quantos mais despertares involuntários tenhamos, mais vezes iremos ao quarto de banho.

Durante as horas de sono, a hormona antidiurética diminui a quantidade de urina, e dessa maneira pode-se dormir entre 6 e 8 horas seguidas, sem despertar-se. Não obstante, algumas pessoas levantam-se mais frequentemente, e não dormem seguidas as horas aconselháveis. ¿Quer conhecer os problemas de sono que provoca a micção noturna?

Que problemas de sono provoca a micção noturna?

Em geral, o problema principal desta disfunção traduz-se em alterações que afetam o desenvolvimento natural do processo do sono. Assim, despertar-se durante a noite para urinar uma vez pode considerar-se mais ou menos razoável.

Porém, fazê-lo duas ou mais vezes implica uma diminuição da qualidade de sono. Por isso, é importante determinar a regularidade das nossas necessidades, para descartar a possibilidade de que nos encontremos ante o caso de uma bexiga hiperativa.

A idade é um dos fatores que influencia na necessidade de urinar com frequência. Assim, os adultos com mais de 50 anos, tanto homens como mulheres, sofrem desta dificuldade numa proporção bastante elevada. O que desencadeia estas situações costuma ser a descida das hormonas que controlam o funcionamento dos rins.

Algumas enfermidades, como a diabetes, as patologias cardíacas que causam retenção de líquidos, e os problemas de próstata, no caso dos homens, também influem na necessidade de despertar-se em várias ocasiões enquanto se está a dormir.

Os efeitos desfavoráveis na qualidade do sono prejudicam o nosso organismo. Assim, a sensação de cansaço ao acordar pode afetar as defesas do nosso sistema imunitário, e inclusive derivar para uma depressão.

Curiosamente, os transtornos anímicos costumam causar irregularidades no controlo urinário. Não se sabe muito bem qual é o detonante que origina esta espiral, ainda que um estudo realizado na Noruega, pelo Department of Global Public Health and Primary Care, da Universidade de Bergen, afirma que os estados depressivos favorecem episódios de incontinência urinária, da mesma forma que as perdas de urina que se produzem após a menopausa contribuem para o aparecimento da depressão.

Recomendações para atenuar os efeitos da micção noturna

Não obstante, para prevenir os efeitos destas moléstias, recomenda-se evitar beber demasiado líquido antes de se deitar. Deste modo, é preferível não tomar bebidas alcoólicas ou com cafeína, já que podem irritar a bexiga.

Seguir uma dieta rica em vegetais, frutas e legumes, prescindindo de alimentos ricos em gorduras saturadas e açúcares adicionados, garante um correto funcionamento do organismo. Também é importante prevenir o sedentarismo, e optar pela realização de exercício físico de forma regular, para que a circulação sanguínea funcione com plena normalidade.

Em qualquer dos casos, quer seja pelas perdas de urina, ou pela necessidade de levantar-se continuamente para ir ao quarto de banho, aconselha-se dispor de capas cobre-colchões que sejam impermeáveis e transpiráveis.

Sobretudo no caso de crianças pequenas, que estão a aprender a controlar os seus esfíncteres, estes protetores são uma solução para proteger os colchões das manchas de urina, nos colchões dos mais pequenos. É muito importante assegurar a durabilidade e higiene destes, para poder mantê-los em ótimas condições de uso.

Pode visitar a página web da Maxcolchon, e escolher o que melhor se adapte às necessidades do seu descanso. A nossa capa dupla protetora de Tencel cobre e protege o colchão ante qualquer líquido ou fluido, contribuindo com a transpirabilidade necessária para dormir sem interrupções. Dê uma olhada no que temos para si!