Que importancia tem a postura corporal a dormir

Mar 14, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO

Cada um tem as suas preferências quando se trata de dormir: desde o colchão, a base, a almofada, a roupa de cama… até a posição em que se deve colocar. Há os que dormem de barriga para cima, os que dormem de barriga para baixo, os que normalmente dormem para um lado ou para o outro. Porém, sabia que a postura corporal que adotamos ao dormir desempenha um papel fundamental no nosso descanso?

Uma das causas mais comuns pelas quais algumas pessoas não conseguem descansar adequadamente são as dores lombares, cervicais e/ou musculares que aparecem no momento de dormir. Estes desconfortos tendem a ocorrer quando, em vez de relaxar o corpo e os músculos durante o sono, fazemos o oposto: acumulamos tensão.

Embora essas tensões possam surgir por diversos motivos, a verdade é que uma das principais causas disso é a má postura corporal ao dormir. Tanto é assim que uma má postura pode impedir um bom descanso.

A importância de ter uma boa postura corporal a dormir

A priori, podemos pensar que qualquer postura corporal é válida para dormir. No entanto, a verdade é que não há nada que esteja mais longe da verdade. Adotar uma boa postura para dormir é fundamental se quisermos descansar adequadamente.

Assim, especialmente se sofremos regularmente de desconforto ou dores musculares, dormir numa boa postura corporal será o aspecto mais importante para descansar como deve.

No caso das pessoas jovens e saudáveis, isto pode não ser tão importante. No entanto, à medida que envelhecemos e o nosso corpo começa a dar-nos problemas, a postura corporal ao dormir torna-se cada vez mais importante.

Para a escolher, há alguns fatores que podemos ter em consideração que podem ser decisivos para dormir de uma forma ou de outra:

  • Se sofre de ressoar ou de apneia do sono: A apneia obstrutiva do sono causa o colapso das vias respiratórias durante o sono, o que faz com que a respiração sofra pausas durante enquanto descansa. Este problema costuma vir acompanhado de ronco. Nesse caso, será ainda mais importante estar bem posicionado ao dormir.
  • Se sofre de dor de costas e/ou de pescoço: Dependendo de qual seja o seu caso, é possível que algumas posturas sejam pouco recomendáveis se sofre de dor lombar, cervical ou muscular em geral. Para aquelas pessoas que sofrem de dor muscular em geral, o melhor é experimentar várias posições até encontrar a que melhor se adapte a si.
  • Refluxo e / ou azia no estômago: Quem sofre de acidez sabe que nem todas as posições são adequadas para o descanso. Dormir de barriga para cima, por exemplo, pode aumentar a sensação de ardor e/ou refluxo.

Que posturas corporais são as mais recomendadas?

De forma geral, cada um tem as suas próprias preferências quanto à escolha da posição para dormir. Dormir de lado ou de barriga para cima são posições geralmente recomendadas para qualquer pessoa. A única postura que não se recomenda adotar é a de barriga para baixo, pois pode ser prejudicial tanto para as costas quanto para a saúde em geral.

Em qualquer caso, como dissemos, são vários os fatores que influem em qual é a posição mais recomendada no nosso caso.

Barriga para cima

A posição de barriga para cima é uma das posturas mais populares para dormir, bem como uma das preferidas pela maioria de nós. Usando um colchão e uma boa almofada, essa pode ser uma postura muito boa para desfrutar de um bom descanso.

Em qualquer caso, os fatores mencionados acima devem ser tidos em consideração: esta posição não é recomendada para todos. Por exemplo, para pessoas com apnéia do sono, esta postura pode piorar o ressono. Outro exemplo é o das grávidas, que nesta posição podem ver a circulação prejudicada.

Por outro lado, como dissemos, esta posição não é recomendada para quem sofre de refluxo ou azia, pois pode aumentar essa sensação.

Para o lado direito

Dormir para o lado direito, assim como dormir de barriga para cima e para o lado esquerdo, é uma das posições mais recomendadas e comuns. Dormir de lado, e até encolher um pouco as pernas, pode ser uma posição que protege o nosso descanso. Na verdade, algumas pessoas costumam incluir uma almofada entre as pernas para melhorar esta postura.

Para o lado esquerdo: uma postura corporal que nos protege para dormir

Cada um tem as suas preferências quando se trata de dormir. No entanto, uma postura bastante adequada pode ser para o lado esquerdo ou decúbito lateral esquerdo.

É que dormir de lado favorece os processos do sistema glinfático (o sistema que é responsável pela limpeza dos resíduos do sistema nervoso). Além disso, de acordo com um estudo publicado no The Journal of Neuroscience, dormir para o lado esquerdo é a postura que mais favorece o sistema cognitivo. Isso mesmo, a postura corporal é tão importante durante o sono que pode até ter um efeito preventivo no aparecimento de problemas como a doença de Alzheimer.

Resumindo, a postura corporal durante o descanso pode ser a chave para uma boa noite de sono. E você, acha que adota uma boa postura corporal quando dorme?