Que doenças podem causar mau sono?

Nov 5, 2019 | ACONSELHAMOS-TE, SAÚDE

Não dormir pode ter múltiplas consequências e afetar múltiplas áreas das nossas vidas. A saúde não é excepção a isto, e muitas vezes os problemas podem ocorrer devido ao mau descanso.

Quando você dorme está inconsciente, mas as suas funções cerebrais e corporais ainda estão ativas. Neste processo de sono, há 5 etapas: 4 primeiras de diferentes durações e uma última etapa caracterizada por movimentos rápidos dos olhos, o que chamamos de sono REM.

Cada um destes estágios apresenta um padrão diferente de ondas cerebrais, assim como cada um produz mais ou menos descanso. O importante é cumprir com as horas de descanso suficientes para que estas etapas se realizem sem alterações e, desta forma, completamos um bom sono.

E é que quando ocorre uma privação de sono, a pessoa pode se sentir cansada e ver o desempenho diminuído durante o dia. Isto, como sabem, inclui a nossa vida profissional, bem como as nossas relações pessoais e as nossas performances diárias.

 

Doenças derivadas de sono precário

Especificamente, a privação de sono está relacionada à hipertensão arterial, doenças cardíacas, obesidade e diabetes.

Hipertensão arterial devido à falta de sono

Dormir mal, particularmente 5 horas ou menos, pode aumentar o risco de desenvolver hipertensão. Outro risco de dormir tão poucas horas é o aparecimento ou desenvolvimento da apneia obstrutiva do sono, que é definida como um distúrbio em que o doente deixa subitamente de respirar enquanto dorme.

Dormir mal e saúde cardiovascular

De acordo com a Fundação do Coração, pacientes idosos hipertensos com problemas de sono apresentam maior risco cardiovascular do que o resto da população.

Por outro lado, o Centro Nacional de Pesquisa Cardiovascular realizou um estudo publicado no The Hournal of the American College of Cardiology (JACC), no qual foi analisada uma população média de 46 anos de idade. No estudo, foi especificado que as pessoas que dormem menos de seis horas à noite podem ter um risco maior de doença cardiovascular em comparação com aquelas que dormem entre sete e oito horas. Também aqueles que dormem mal, que acordam durante a noite em várias ocasiões.

Obesidade e diabetes

Um estudo publicado em The Lancet Diabetes & Endocrinology explica que, além de outros fatores como genética, hábitos alimentares, exercício físico ou sono também desempenham um papel no nosso metabolismo.

De facto, de acordo com este estudo, parece que se não dormirmos bem, estamos em maior risco de sofrer de diabetes e obesidade. Isto parece ser porque a qualidade do sono influencia a capacidade do corpo de metabolizar a glicose, controlar o que comemos e manter o equilíbrio energético ao longo do dia.

Portanto, parece que um bom descanso não é apenas importante para um bom nível de energia no dia seguinte. Dormir mal também pode afetar a nossa saúde, tanto física como mental. É por isso que é importante ter um bom equipamento de descanso como o que oferecemos no Maxcolchon.

Com a melhor qualidade ao preço do fabricante, no Maxcolchon temos uma ampla gama de produtos para que o seu colchão se encarregue de proteger o seu descanso e que você durma bem.

E é que com mais de 10 anos de experiência no descanso, em Maxcolchon temos a melhor tecnologia de colchões para que você não acorde nem uma vez durante a noite. Escolha as medidas que você precisa, nós temos tudo. E até fazemos as que precisar, porque somos fabricantes.

E também escolha o material para o seu colchão que mais lhe convier. É sempre uma questão de gosto, por isso recomendamos que tenha em conta o tipo de adaptabilidade, firmeza e respirabilidade que procura num colchão.

De que está à espera? Venha à nossa web e decida melhorar o seu descanso a partir de hoje. Está nas melhores mãos.