Que diferença existe entre um edredão e uma capa nórdica?

Nov 6, 2021 | INFORMAMOS-TE | 0 comments

No que diz respeito à escolha da roupa de cama de inverno, por vezes pode ser complicado optar por uma peça ou outra, também porque, ocasionalmente, não entendemos a diferença que pode haver entre elas.

E pode acontecer que acredite que um edredão e uma capa nórdica têm as mesmas funções. No entanto, tratam-se de dois produtos diferentes, que se fabricam também com objetivos distintos. Para que possa decidir com toda a informação possível, em seguida apresentamos quais as diferenças que existem entre um edredão e uma capa nórdica.

Os edredões e as capas nórdicas

 A capa nórdica foi ganhando espaço nas nossas vidas, mas é curioso que, até há bem pouco tempo, não era tão comum assim utilizá-la. É que, no nosso país, o elemento que nos acompanhava durante todo o inverno sempre foi o edredão. Porém, com o aparecimento da capa nórdica e dos seus benefícios, o edredão vem perdendo protagonismo.

Principais características dos edredões

Por um lado, temos o edredão: essa peça têxtil que utilizamos desde há muito tempo atrás, para nos protegermos do frio. Antes do seu aparecimento, e para nos aquecermos nas noites de inverno, o mais habitual eram as mantas.

 Trata-se de um elemento chave no inverno, devido à sua composição, ainda que possa ser prescindível em alguns lugares, onde as temperaturas não são excessivamente baixas.

Em geral, um edredão costuma incluir no seu interior um enchimento em fibra sintética, penas, ou até algodão. Esteticamente, são bastante similares às colchas por fora, e podem ser encontrados em diferentes tecidos e estruturas.

A sua capacidade térmica é normalmente intermédia, o que os torna perfeitos para serem utilizados, não só durante o inverno, mas também em épocas como a primavera ou o outono, quando as temperaturas não são tão extremas. Em qualquer caso, a capacidade calorífica que nos poderá oferecer irá depender do edredão que possamos escolher.

Que diferença existe entre um edredão e uma capa nórdica

Para que servem as capas nórdicas?

As capas nórdicas são o elemento que cobre o edredão nórdico. Tratam-se de capas que se ocupam de proteger o edredão, cumprindo, além disso, uma função estética, já que podemos escolher a capa nórdica que mais seja do nosso agrado, de entre uma ampla variedade de opções.

Esta ampla variedade permite assim jogar com a estética que preferimos para o nosso dormitório, segundo a estação em que nos encontremos, ou incluso tendo em consideração a decoração que queiramos criar no nosso quarto.

Neste sentido, podemos encontrar uma grande variedade de capas nórdicas, segundo a sua composição, e as cores que queiramos combinar. Assim, por um lado, podemos encontrar os jogos de capas nórdicas em 50% algodão e 50% poliéster. Esta opção pode ser mais acessível, economicamente falando, e combina ambos os materiais, criando uma capa nórdica cómoda e suave.

Por outro lado, dispomos dos jogos de capas nórdicas 100% algodão. Este material é muito aconchegante e transpirável, e ajuda também a manter o calor corporal nos meses de frio. É por isso que o algodão é um dos materiais mais recomendados para completar a nossa roupa de cama, especialmente no que diz respeito às capas nórdicas.

Pode escolher a sua capa nórdica numa ampla variedade de cores e padrões, segundo o material com o qual esteja fabricada. Dê uma olhada ao nosso catálogo, e escolha a que melhor se adapte às suas necessidades.

O interior das capas nórdicas: o edredão nórdico

 O edredão nórdico, por sua parte, é um tipo de edredão composto, regra geral, por fibra sintética, ou por plumas. Costumam estar também acolchoados, e podem ser de uma ampla variedade de gramagens. Esta última característica do edredão é fundamental, na hora de escolher entre um edredão ou outro, e faz referência ao peso do edredão, que irá determinar a sua capacidade térmica.

Pouco a pouco foi ganhando popularidade, e na atualidade, o edredão nórdico é o tipo de edredão mais utilizado para nos resguardarmos do frio no inverno. Podemos encontrar este tipo de roupa de cama fabricada com materiais naturais, ou com materiais sintéticos. Estes últimos têm enchimentos de fibras, que simulam o poder isolante que podem proporcionar as penas naturais.

Então, que diferença existe entre um edredão e uma capa nórdica?

Como seguramente conseguiu perceber, a diferença principal entre um edredão e uma capa nórdica é que o primeiro é uma peça independente, que serve como abrigo complementar às mantas e lençóis. Por outro lado, a capa nórdica é uma peça têxtil que cobre o enchimento nórdico, que pode ser de distintas gramagens, e que se pode substituir, segundo a época do ano em que nos encontremos.

Em geral, graças ao fato de se poder substituir o seu enchimento, e incluso retirá-lo, as capas nórdicas são mais transpiráveis do que os edredões clássicos. Estes últimos, por seu lado, podem ser algo mais pesados.

Agora que já sabe quais são as diferenças entre uns e outros, convidamo-lo a que decida sobre qual é a peça que mais necessita para a sua cama. Um edredão, ou uma capa nórdica com o seu enchimento? Dê uma olhada no nosso catálogo, e escolha a que mais lhe convenha!