Quanto tempo há que deixar passar para que se encha um colchão enrolado?

Out 26, 2021 | INFORMAMOS-TE | 0 comments

Alguma vez aconteceu comprar um novo colchão, e esse colchão chegar enrolado a sua casa? Se já lhe aconteceu, deve saber que não tem porque se preocupar, dado que é algo bastante habitual em qualquer colchão, possuir essa capacidade de ser enrolado, sem perder nenhuma das suas propriedades.

No entanto, é provável que, neste caso, o possa preocupar o feito de não saber quanto tempo há que deixar passar, para que o colchão enrolado recupere a sua forma. Porém, esse tempo é provavelmente menor do que aquilo que pensa.

Quanto tempo há que deixar passar para que se encha um colchão enrolado?

Quando recebemos o colchão enrolado em casa, podemos pensar que existe algum tipo de perigo, no que à conservação das suas propriedades diz respeito. No entanto, o certo é que não é assim de todo: uma vez que o colchão é solto e desenrolado, este pode ser utilizado duas a quatro horas depois, com toda a normalidade.

O normal é que, durante as primeiras horas de uso, o colchão não ofereça os mesmos benefícios que é capaz de oferecer normalmente. Isto acontece devido a necessitar de um tempo mínimo de recuperação, que não costuma exceder as 24 horas. Alguns colchões poderiam demorar até 48 horas para recuperar a sua forma e oferecer as suas propriedades por completo, mas esse é o tempo mais extenso que podem tardar em retornar à sua forma habitual.

No que diz respeito ao tempo máximo que pode passar um colchão enrolado em casa, é recomendável que esse tempo não ultrapasse os 30 dias. De fato, manter o colchão enrolado durante mais tempo pode fazer com que as suas prestações se vejam diminuídas.

Então, que o meu colchão venha enrolado não tem nenhuma consequência negativa?

Anteriormente, os colchões baratos e de fraca qualidade eram vendidos enrolados. Falamos de colchões que eram fabricados habitualmente fora da Europa e que, para serem transportados de forma mais rentável, vinham enrolados de fábrica. Foram muitas as pessoas que pensaram que o seu preço barato e a qualidade que prometiam podia valer a pena, e confiaram neles, mas, na verdade, não era assim.

É que, conforme foi passando o tempo, quem comprava estes colchões começava a notar os efeitos negativos que podiam ter no seu descanso, devido à sua fraca qualidade. Por isso, começou a passar-se uma ideia de que aqueles colchões que eram embalados a vácuo e/ou vinham enrolados podiam estar ligados a uma má qualidade, e que as consequências disso passavam por um mau descanso.

Quanto tempo há que deixar passar para que se encha um colchão enrolado?

Conforme foi avançando a tecnologia, fomos percebendo que esta má fama não faz demasiado sentido. E é que, atualmente, são muitos os fabricantes que optam por esta opção. É que isso pode ter vantagens, tanto para o fabricante, como para o cliente.

Vantagens de que os colchões cheguem enrolados

Agora sabemos que, se um colchão nos chega enrolado a casa, o mais provável é que isto se tenha feito para facilitar o seu transporte, e para que seja mais fácil de manusear. Isto permite que seja muito mais fácil que o colchão chegue até ao quarto do cliente, sobretudo quando se trata de uma casa com difícil acesso, ou cuja entrada não é demasiado grande.

Em seguida, falamos-lhe de algumas das vantagens que existem em que os colchões cheguem enrolados aos seus destinos:

Vantagens ao serem transportados

O normal é que transportar um colchão seja algo complicado, já que ocupam um volume considerável. Entre outros, o feito de ter um grande volume faz com que os colchões sejam mais vulneráveis a sofrerem danos, pelo que os colchões enrolados ajudam no seu transporte, de variadas formas:

  • O feito de que estejam enrolados permite que caibam muitos mais colchões no camião, o que permite poupar em combustível e fazer o envio mais rápido, gastando menos no transporte e, com isso, que seja mais benéfico para o meio ambiente.
  • O risco de que os colchões sejam danificados é menor, se viajam enrolados.
  • Que estejam enrolados também permite que os colchões se possam meter em elevadores para chegar até sua casa, se essa opção estiver disponível.

Vantagens para levá-lo até ao quarto

No caso de dispor de uma casa pequena, isto pode dificultar que o colchão chegue até ao quarto. Porém, o fato de que o colchão vá enrolado irá facilitar a sua entrada, independentemente de como for a porta.

Assim, como vê, o feito de que o colchão chegue enrolado pode fazer com que o processo de transporte e chegada do seu colchão seja mais simples. O tempo que demora em recuperar a sua forma, assim como para proporcionar todos os seus benefícios, não deveria exceder as 48 horas, mas pode sempre consultar com o fabricante, em caso de qualquer dúvida. Em qualquer caso, agora já sabe que não tem porque se preocupar, nem esperar muito tempo para estrear o seu colchão!