Quanto tempo dura um colchão?

Jan 23, 2020 | INFORMAMOS-TE

Há momentos em que a obsolescência programada de gadgets e ferramentas tecnológicas mancham nossas casas de incerteza e que “eu acho que este computador está prestes a quebrar” entra em cena. No outro extremo, o da garantia e confiança em produtos com maior resistência e durabilidade, encontramos a tranquilidade de poder determinar quase certamente quanto tempo dura um colchão.

E dizemos quase certamente porque, embora seja verdade que a duração média de um colchão pode ser estabelecida entre 8 e 10 anos, tudo depende dos cuidados que estabelecemos. Tal como no imaginário colectivo temos a certeza de que temos de levar o carro para a oficina, nestes casos seremos nós próprios os mecânicos e a extensão da vida de um colchão não nos vai custar tanto como custa com os veículos.

Seguindo os conselhos que lhe vamos dar, você não só maximizará a duração, o mais importante é que isso ajudará no seu descanso e, portanto, afetará a sua saúde..

Escolha a melhor qualidade

Pode ser óbvio, mas tudo começa no momento em que você decide sobre um tipo de colchão ou outro. A qualidade dos materiais pode dar-lhe uma ideia da durabilidade que terá. As opções económicas como a espuma e aquelas cuja densidade indica aperto e finura indicam que num período de apenas cinco anos terão de regressar à loja.

Cuide do seu colchão e assim cuidará do seu descanso

Ao contrário de tudo na sua casa, a cama é algo que você vai usar todos os dias. Que o desgaste diário é o que fará a sua vida flutuar e dependerá de você se ultrapassa cinco anos ou uma década. Suor, humidade, ácaros e bactérias são alguns dos elementos que irão influenciar a sua durabilidade e, portanto, a qualidade do seu descanso. É aqui que entra em jogo um factor determinante que merece igual importância: as capas.

Não devemos cometer o erro de associar uma capa a um elemento decorativo, mas sim como um mecanismo de protecção. Existem diferentes tipos de capas de colchão que, dependendo do material de que são feitas, lhe proporcionarão características que podem ser adaptadas às suas necessidades:

Algodão

Um material clássico, como o algodão, proporciona protecção contra os ácaros e reduz o desgaste típico causado pelo uso diário.

Topper

Enchido com 400 gramas de fibra e feito de tecido 100% algodão, o Boheme Topper que temos disponível actua como capa de colchão graças ao seu acolchoamento superior e aos lados com cantos elásticos.

Biowool Magnetic

Tecnologia ao serviço do seu descanso. Biowool Magnetic é uma cobertura feita de fibra de carbono e sete tiras magnéticas.

Duplo Tencel

Uma aposta segura graças à sua camada dupla (uma inferior e uma superior) de Tencel que influenciará o seu descanso, garantindo ao mesmo tempo uma cobertura respirável e à prova de liquidos. Qualquer líquido ou líquido que derrame acidentalmente não terá sequer a melhor hipótese de cumprimentar o seu colchão.

Tal como com o seu irmão mais velho, a durabilidade e eficiência de um caso dependerá do seu próprio uso. As capas dos colchões serão um elemento que terá de mudar de tempos a tempos e que substituirá sempre que vir uma grande deterioração sob a forma de lágrimas.

 Finalmente, e voltando ao tema principal sobre a duração dos colchões, além de acompanhá-los com um bom suporte que evita deformações, recomendamos que não os utilize para armazenar peso em pontos específicos, para se levantar ou, pior ainda, para saltar sobre eles.