Quando levantar as crianças no verão?

Ago 3, 2021 | CONSELHOS, CRIANÇAS | 0 comments

Quando se aproxima o verão, a maioria de nós já está a pensar nas tão desejadas férias. Da mesma maneira, os mais pequenos da casa estão desejando terminar o ano escolar, para poder esquecer as rotinas diárias, e desfrutar tranquilamente dos seus dias de descanso.

Chegados a esse ponto, pode surgir-nos a dúvida de quando levantar os nossos filhos da cama no verão. É melhor deixá-los dormir até à hora que lhes apeteça ou, pelo contrário, é mais adequado estabelecer um horário, ainda que não tão estrito como o que mantêm no resto do ano? Para resolver estas dúvidas, deixamos-lhe algumas sugestões, para que escolha a que melhor lhe convenha.

Quando levantar as crianças no verão?

As rotinas são muito importantes para as crianças, já que lhes dão segurança, e ajudam a manter o equilíbrio emocional. Dessa forma, se desde pequenos lhes criamos uma série de hábitos, estamos a dar-lhes as ferramentas necessárias para que possam ir adquirindo responsabilidades e comportamentos adequados.

Enquanto toda a família desfruta dos dias de descanso não costuma haver problemas, porque ninguém tem que madrugar. Porém, tendo em conta que os nossos filhos têm mais de dois meses de férias, é conveniente manter um mínimo de organização para essas semanas, nas quais temos um desajuste horário em nossas casas.

O maior problema com o qual nos podemos encontrar é quando os nossos filhos acabam a escola, e estão de férias enquanto nós continuamos a trabalhar. Se são crianças pequenas, que não podem ficar sós, de certeza já os inscreveu em algum campo de férias, ou curso de verão. Mas, o que fazer se têm irmãos mais velhos e ficam responsáveis pelos mais novos, ou se já têm idade para ficar sozinhos?

Ir trabalhar e deixar os nossos filhos a dormir, sem que tenham nada para fazer, pode gerar um ou outro conflito. Assim, é muito provável que chegue a casa na hora de comer e os encontre recém levantados.

Por isso, é conveniente, tanto se são pequenos, como se são adolescentes, que mantenham uma rotina que lhes permita manter-se ativos, para que o aborrecimento não se apodere deles. Dessa maneira, também se podem respeitar os horários dos almoços e dos jantares, e além disso, conseguir um mínimo de organização durante o tempo que não podemos compartir as férias com eles.

A realização de atividades durante o verão irá ajudá-los a não perder o ritmo, e será muito bom para que a desordem não tome conta de sua casa. Para isso, existem várias opções que não supõem um esforço extra, bem pelo contrário: o entretenimento e a diversão estão assegurados.

Entre elas, as atividades mais apetecíveis podem ser as desportivas. Os campus de futebol, de ténis, ou de natação, são uma excelente opção para que se levantem a uma hora razoável, e passem a manhã ocupados, ao invés de na cama, sem nada para fazer. Se o preferem, também podem optar por workshops artísticos, de pintura ou teatro.

Com os cursos de verão podem fazer novas amizades, mudar do ambiente da escola, e ao mesmo tempo usar o tempo em algo mais que não seja passar o dia vendo televisão, ou jogando videojogos. Há que ter em conta que pode chegar a ser um período caótico, mas com um pouco de organização pode-se ultrapassar facilmente, até que se sincronizem as férias de toda a família.

A partir desse momento pode-se ser mais flexível, e deixá-los dormir mais tempo, ou permitir que se deitem mais tarde do que o habitual, tal como nós o fazemos. Em qualquer caso, conforme se aproxima a data de regresso à escola, convém ir adaptando progressivamente os horários, para que se acostumem à rotina habitual. Além disso, se dispõe de uma segunda residência para passar o verão, também é conveniente que os conjuntos de descanso sejam os adequados ás suas necessidades.

Pelo contrário, se costuma passar os fins de semana, ou todos os meses de verão na sua casa de férias, é boa ideia proporcionar-lhes a qualidade adequada, para que se levantem com as energias bem carregadas. Dê uma vista de olhos na nossa seleção de colchões para crianças, e escolha o que melhor lhe convenha para a sua casa.