Colchões a vácuo: Vantagens e inconvenientes

Nov 17, 2019 | PRODUTOS, QUARTO DE DORMIR

É necessário dar a volta ao colchão para que dure mais tempo. Vamos ver porque é que isto é importante.

Como giro o meu colchão?

Primeiro, vamos esclarecer o que significa rodar o colchão. A rotação é quando o colchão é rodado 180 graus. O resultado é que o que costumava ser a cabeça do colchão agora é o pé. Tenha em mente que girar não envolve virar, então depois de girar você ainda estaria dormindo na mesma superfície do colchão.

COMO É QUE EU VIRO O MEU COLCHÃO?

Virar um colchão significa virá-lo, permitindo-lhe dormir do outro lado do colchão. Para fazer isso, você deve virar o colchão 90 graus e pendurá-lo sobre uma extremidade. Em seguida, levantar o colchão acima de sua borda e abaixar o colchão para que o outro lado está voltado para cima. Depois vire o colchão 90 graus mais à frente.

Portanto, depois de virar o colchão desta forma, você também vai completar uma rotação. As costas estão agora viradas para cima e o que costumava ser o pé do colchão está agora na cabeça. Em teoria, você poderia fazer o flip sem a rotação, mas na prática é sempre melhor virar e girar para que o colchão seja usado de forma mais uniforme.

PORQUE PRECISO DE RODAR OU VIRAR O MEU COLCHÃO?

Você deve girar e virar o colchão para que você possa dormir em diferentes áreas do colchão. Isto equivale à pressão, o que leva a uma vida mais longa para a sua cama. Virar e virar o colchão também fará com que se sinta mais confortável, pois garante que não há flacidez nas áreas onde você mais dorme.

O QUE É MELHOR: RODAR OU VIRAR?

Virar o colchão (com uma rotação) é sempre melhor do que simplesmente virá-lo. Isto porque quando você apenas vira o colchão, você só está dormindo em uma de suas superfícies. Ao virar o colchão, está a usar o outro lado. Isto aumenta ainda mais a vida util do colchão.

Virar o colchão efetivamente aumenta a vida útil do colchão. Nosso peso é distribuído igualmente ao longo do tempo, tanto em ambos os lados como em ambas as extremidades do colchão. Mas com que frequência é que devias dar a volta por cima? Um par de vezes por ano pode ser suficiente, mas nem todos os colchões são adequados para virar. Aqui está como descobrir.

Em primeiro lugar, o colchão pode ser virado em duas direcções diferentes. Você pode girá-lo da cabeça aos pés, para que você durma onde costumava descansar os pés. Você também pode virar o rosto do colchão que está usando. Desta forma, a parte em que você estava dormindo estaria em seu estômago e a parte que estava na base ou mais somier estaria de costas para se deitar sobre ela.

Para virar a face do colchão e utilizar a oposta, é necessário que a composição interna do colchão seja simétrica, ou seja, que ambas as partes do núcleo tenham os mesmos materiais e espessuras. Se assim for, o colchão oferecerá o mesmo desempenho dormindo em ambos os lados. É possível que o seu colchão tenha o acolchoamento preparado para o descanso em apenas um dos dois lados. Isto acontece normalmente tanto nos colchões económicos em que o produto se procura baratear, como nos colchões topo de gama em que se combinam diferentes materiais e espessuras e só é feito num dos lados para evitar que o colchão seja excessivamente espesso.

Pelo contrário, praticamente qualquer colchão pode ser virado da cabeça aos pés. A única excepção são os colchões que distinguem as diferentes partes do corpo na sua composição interna.

Se o seu colchão puder ser rodado em ambas as direcções, recomendamos que o faça, pois poderá prolongar a sua vida útil. Fazê-lo algumas vezes por ano é mais do que suficiente, embora também seja aconselhável rodá-lo da cabeça aos pés de três em três meses.