Qual é o melhor colchão para um bebé?

Fev 6, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, CRIANÇAS

Qual colchão é o melhor para um bebé? Ao escolher um produto para ser utilizado por um bebé, a primeira coisa que nos pode preocupar é a sua segurança e conforto. Além disso, a escolha de um colchão para bebé tem uma dificuldade acrescida. Você não pode testá-los você mesmo, então você deve ser guiado principalmente pelos materiais e tecidos utilizados na sua fabricação. Em qualquer caso, é importante escolher correctamente o colchão onde o bebé vai dormir no seu primeiro período de vida, uma vez que passa a maior parte do dia deitado e a dormir.

Quantas horas dormem os bebés?

Os recém-nascidos costumam dormir em média 16 horas por dia. Ainda assim, os hábitos de sono das crianças pequenas mudam à medida que crescem. Durante os primeiros três anos de vida eles dormem cerca de 12 horas por dia e entre quatro e cinco anos eles precisam de cerca de 11 horas de sono em média por dia. Estima-se que a partir dos seis anos de idade, as necessidades de sono podem diminuir cerca de uma hora a cada ano.

O sono é uma parte muito importante no desenvolvimento dos mais jovens e, enquanto o fazem, ocorrem processos de formação na rede neuronal do bebé e nos terminais nervosos neuronais. Além disso, parece que durante o sono é quando o corpo segrega maiores quantidades de hormônio de crescimento. Em bebés, o mais comum é que os níveis de produção desta hormona sejam muito elevados.

A melhor posição de sono para os bebés

A posição mais recomendada para os bebés tem sido controversa e tem mudado ao longo dos anos. Nas últimas décadas, diferentes posições têm sido defendidas que suportam os benefícios de dormir em uma posição (lado, costas ou estômago) sobre outra.

Atualmente, a recomendação de especialistas em saúde infantil endossada pela Associação Espanhola de Pediatria é precisa: recomenda colocar todos os bebês para dormir de costas (supino), a menos que haja uma contradição médica específica. Segundo os especialistas, dormir de costas durante pelo menos os primeiros seis meses de idade pode prevenir a Síndrome da Morte Súbita do Lactente.

Como deve ser o colchão do berço do bebé

As principais características recomendadas para um colchão de bebé, tendo em conta o conforto e a segurança de que necessitam, são:

  • Os bebés precisam de dormir em colchões que sejam firmes e que não fiquem flácidos sob o seu peso. No entanto, é importante ter em mente que a cama deve ser firme para o peso corporal de um bebé, por isso a sensação que pode causar ao toque e ao peso de um adulto pode ser muito diferente.
  • Outro factor a ter em conta é que o colchão tem de caber perfeitamente no berço, evitando que se possa mover e que o bebé possa ficar preso em qualquer extremidade. Se tiver dificuldade em encontrar um colchão que se ajuste às medidas do seu berço, na Maxcolchon temos a possibilidade de fazer os colchões à medida.
  • É importante que o colchão não se arque e que seja resistente ao peso do seu filho. Não é bom que um colchão seja muito macio porque o corpo do bebê pode afundar e assim causar dor e malformações, já que os bebês passam muitas horas deitados.
  • Recomenda-se que o colchão seja o mais respirável possível, uma vez que promove uma melhor circulação do ar no ambiente do bebé. Além disso, como é respirável, evacua melhor a humidade nos casos em que o colchão fica molhado acidentalmente. Quanto mais respirável for um colchão, mais higiénico ele será. Existem colchões no mercado que incorporam avanços tecnológicos, como a malha 3D e o núcleo perfurado, que garantem uma aeração ótima.
  • É aconselhável que o colchão seja suficientemente grosso, entre 10 e 15 centímetros, para dar o apoio necessário para o bebé. Actualmente, predominam dois tipos de materiais: espuma e viscoelástico. Como no caso dos modelos adultos, o viscoelástico oferece maior conforto ao bebé.

O descanso é muito importante para todos nós, mas é ainda mais importante para os pequenos, pois eles passam muitas horas dormindo e se desenvolvendo. Ao comprar um colchão para bebé é importante que nos certifiquemos de que ele tem os certificados de qualidade adequados.