Qual é o melhor colchão para as costas?

Jan 22, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO

Quantas vezes foi dormir sem sentir nenhum tipo de dor e no dia seguinte acordou como se um camião tivesse tivesse passado por cima de si? Mesmo que não se encontre uma explicação para isso, há uma. E até há estudos sobre isso. Segundo a Sociedade Espanhola de Médicos de Cuidados Primários (Semergen), até 80% da população sofreu, sofre ou irá sofrer de dores nas costas ao longo da vida. A maioria desta percentagem implica quase uma causa diferente por pessoa, mas pode ser mitigada e evitada com a qualidade do seu descanso. Escolher o melhor colchão para suas costas é o começo de um caminho que você terá que continuar com outros tipos de ações e decisões diárias.

Apesar de haver tantas peculiaridades e casos diferentes, podemos estabelecer uma série de lugares comuns e fatores determinantes que causam essa temida dor em uma área tão sensível. A ausência de prática desportiva ou o simples facto de não fazer exercício físico são razões recorrentes que os especialistas apontam como causadoras de desconforto. Desde que não tenha um problema médico diagnosticado, é aconselhável estar activo durante o dia. Desta forma, você irá esticar os músculos das costas e pescoço, minimizando as possibilidades de um despertar indesejado.

Mas quer sejam dores lombares, dores no pescoço ou o problema menos comum da dorsalgia (desconforto que se concentra na zona do meio), a escolha da sua equipa de descanso irá ajudar e muito na saúde das suas costas. Do travesseiro à base da cama, incluindo o núcleo do seu conforto: o colchão.

Os colchões viscoelásticos garantem-lhe uma maior adaptabilidade

Num mundo ideal, haveria um colchão específico e milagroso que previne e cura as dores nas costas. Embora isto fosse maravilhoso, o que temos é uma gama diferente onde se pode encontrar a que melhor garante a postura mais correcta da coluna vertebral. Nesta busca de relaxamento muscular deve estar claro que o seu colchão não pode ser excessivamente firme nem macio. Em geral, é no ponto médio que os seus músculos e ligamentos vão querer descansar.

Outro fator que entrará em jogo ao selecionar a opção certa será a sua construção física. Se você é uma pessoa com baixo peso e composição corporal, o ideal seria um colchão com um índice de firmeza mais baixo. Se este não for o seu caso, a sua escolha deve ser um produto de média-alta ou alta firmeza.

Quanto aos materiais mais recomendados, tendo em conta as considerações anteriores e a escala infinita de desconforto que uma pessoa pode sofrer, um colchão viscoelástico seria o ideal. Graças à capacidade de adaptação que varia de acordo com a densidade com que são feitos, você obterá uma maior qualidade no seu descanso e um sono mais reparador.