Qual é o melhor colchão do mercado?

Mar 9, 2020 | PRODUTOS, QUARTO DE DORMIR

Pode ser a pergunta do milhão: qual é o melhor colchão do mercado? A verdade é que não existe uma resposta universal a esta pergunta. Porque o melhor colchão para si vai sempre depender das suas necessidades específicas e das suas preferências pessoais.

No entanto, na Maxcolchon aceitamos o desafio de sintetizar ao máximo dois dos perfis mais comuns de dormentes, com o objetivo de poder responder a uma pergunta quase impossível: qual é o melhor colchão do mercado?

Como escolher o melhor colchão do mercado?

O primeiro a ter em conta na hora de escolher um colchão é a nossa posição habitual a dormir. Por exemplo, existem muitas pessoas que dormem de barriga para cima: neste caso, o melhor pode ser optar por um colchão com bastante firmeza. Nesta posição é importante que o colchão reforce a zona da nuca e mantenha alinhada a coluna, evitando afundamentos, irregularidades e pontos de pressão.

Por outro lado, no caso dos dormentes que se apoiam sobre um lado do corpo, o ideal seria que utilizassem um colchão de firmeza intermédia, de modo a que este se adapte à estrutura de peso do nosso perfil. Ao nos apoiarmos sobre um lado, é fácil sentir os ossos mais duros do corpo (costelas, quadris e ombro), e que necessitam de um apoio um pouco mais suave, para que se possam evitar moléstias ao dormir.

Por último, para as pessoas que dormem de barriga para baixo, é preferível que utilizem um colchão de superfície mais macia, para evitar assim riscos de sofrerem moléstias na zona cervical ou no tronco da coluna.

Não obstante, também é importante distinguir entre os dormentes que se movem muito e aqueles que se movem pouco sobre a cama. No caso das pessoas que têm a tendência a moverem-se de forma considerável, movendo as pernas e dando voltas na cama, é aconselhável que usem um colchão que não tenha uma firmeza excessiva, já que estes poderiam provocar dores devido às mudanças bruscas de posição a dormir, caso o colchão seja muito duro.

O colchão deve moldar-se às distintas posições que adota o corpo ao longo da noite com os contínuos movimentos de rotação. Neste caso, é melhor optar por colchões de elevada adaptabilidade, para não sentirmos moléstias quando nos despertamos. Pelo contrário, as pessoas que não se movem muito a dormir podem optar por um colchão mais firme, tendo em conta a posição que adotam ao dormir.

Por último, é importante ter em consideração a respirabilidade do colchão. Para as pessoas calorosas, existem materiais capazes de absorver o suor que geramos enquanto dormimos, e também de o evaporar. Estes materiais evitam a acumulação de humidade no colchão, mantendo uma boa higiene e evitando que proliferem os ácaros.

Que tipos de colchões existem?

1. Colchões de molas

Os atuais colchões de molas costumam estar compostos por molas ensacadas, e supõem uma evolução tecnológica quando comparados com os colchões de molas tradicionais. São caracterizados por um rápido retorno à sua posição inicial, ainda que a firmeza possa variar segundo o modelo.

Podem ser combinados com diferentes materiais como a viscoelástica, espumas, acolchoados naturais, látex… Todos eles irão determinar se o colchão vai ser mais firme, mais adaptável ou mais esponjoso. Além disso, os colchões de molas ensacadas são conhecidos devido à sua respirabilidade, por acompanharem os movimentos do corpo, e também por conseguirem uma boa durabilidade.

2. Colchões de viscoelástica

Os colchões de viscoelástica são talvez a gama mais acessível de todas, já que estão compostos por espumas de poliuretano expandido. Têm relativamente pouca firmeza e conservam pouco a forma após a pressão. Nestes modelos, o que conta é a densidade: com maior densidade, mais consistência, mas também maior peso e preço.

Por outro lado, entre as propriedades do colchão de viscoelástica destaca-se o fato de ser capaz de garantir uma correta adaptabilidade, graças ao seu efeito memória (recuperação intermédia). O seu principal efeito no descanso é a resposta de adaptação aos nossos movimentos, acompanhando-os enquanto dormimos.

3. Colchões de látex

Os colchões de látex são compostos por camadas de uma substância leitosa e gomosa, extraída diretamente da árvore-da-borracha. São colchões com uma elevada densidade e também bastante pesados, ainda que tenham a capacidade de se adaptarem à forma do nosso corpo, ao mesmo tempo que mantêm a sua firmeza. Estes tipos de colchões são idóneos para pessoas que se movem muito a dormir, já que não exercem um efeito de travão à rotação. Além do mais, são simétricos e podem ser usados por ambos os lados. Falamos de um colchão altamente recomendável para pessoas alérgicas, já que neles não prolifera a acumulação de ácaros.

O melhor colchão familiar do mercado

Como já pudemos ver, o melhor colchão do mercado é um status ao qual podem aspirar diferentes modelos, já que não existe um único colchão ideal e perfeito. Porque como já tivemos oportunidade de comprovar, cada pessoa requer de necessidades específicas, relacionadas com a sua fisionomia e com a posição que utiliza a dormir.

Cada pessoa é um mundo, e cada família também o é. Em todas elas é necessário que cada membro da família desfrute de um descanso reparador noite após noite. No entanto, quando somos vários em casa, é provável que o colchão não se utilize apenas para dormir, mas que, de vez em quando, também seja um espaço de jogo.

É por isso que, na hora de adquirir um colchão para toda a família, seja uma boa ideia ter em conta as qualidades que pode oferecer um colchão que está feito para todas as idades. Este é o caso do colchão One, que se adapta a todas as morfologias e idades, desde os mais pequenos, até aos mais idosos da família.

O Colchão One adapta-se a cada momento da vida, graças à sua complexa composição. Para crianças e idosos, pensado para acompanhar a cada pessoa em cada momento da sua vida.

É uma opção idónea, quer para os mais pequenos, passando pelos adultos, até chegarmos aos mais idosos. Tudo graças à sua composição à base de 3 camadas de Airmax, viscoelástica e Oxicell, todas elas protegidas por duas camadas de tecidos que lhes oferecem a comodidade necessária ao contacto com o corpo através da roupa de cama.

One, o melhor colchão familiar do mercado, conta com os três grandes na sua composição: o Airmax, a viscoelástica Memory Sleep, assim como a camada de Oxicell. Juntos conseguem assegurar o melhor descanso para toda a família.

1. Airmax

Este tecido é um tipo de espuma que nasceu na Maxcolchon. Graças à investigação levada a cabo, foi possível desenvolver este tipo de tecido, que proporciona comodidade e frescura, tudo graças à sua camada superior. Destaca pela sua capacidade de oferecer uma grande comodidade para toda a família. Este tipo de tecido também pode ser encontrado em colchões como o Just Sleep One.

2. Viscoelástica Memory Sleep

A viscoelástica, como bem devem saber, é um material que foi descoberto pela NASA, e que destaca por ser um material que se adapta à forma do corpo por pressão-temperatura. Assim, um colchão viscoelástico ajusta-se a todos os pontos do corpo, evitando qualquer pressão sobre este. A sua memória inteligente permite a este material adaptar-se de forma milimétrica a qualquer forma.

Os quatro centímetros de viscoelástica Memory Sleep, além disso, também reduzem a pressão, criando uma adaptação ao contorno do corpo, acompanhando-o nos seus movimentos. A sua alta densidade faz desta camada todo um acerto, de modo a que consiga descansar como é devido.

3. Camada de Oxicell: sustento e durabilidade

O Oxicell é uma espuma de 55 kg de densidade, fabricado com os avanços mais inovadores até ao momento. Disso resulta um núcleo respeitoso e suave para com o meio ambiente. Está formado por High Resilience (Alta resiliência), que se traduz numa absorção extraordinária dos movimentos durante o descanso. As suas propriedades elásticas de recuperação melhoram os produtos atuais.

Em definitivo, como teve hipótese de ver, a composição deste colchão assegura um bom descanso para toda a família. Suavidade e adaptabilidade, para um conforto máximo, graças ao seu núcleo de Oxicell e às suas camadas de viscoelástica e Airmax, sem nos esquecermos dos seus tecidos superior e inferior, que se ocupam de proteger o colchão.

O melhor colchão do mercado para dormir acompanhado

Ainda que seja certo que não existe um único colchão perfeito para dormir acompanhado, na Maxcolchon estamos convencidos de que conseguimos criar um dos melhores.

É que, ao dormir acompanhado, devemos ter muitos aspectos em consideração, como a adaptabilidade, a firmeza, ou também a respirabilidade do colchão. E, por que não o dizer, as suas qualidades, de modo a despertar a paixão entre o casal.

O colchão Poseidón foi desenhado com materiais de primeira qualidade. Está fabricado com Viscoelástica de 90 kg e, ao ser de poro aberto, facilita uma maior circulação do ar, e, por conseguinte, uma melhor respirabilidade.

O seu núcleo está formado por um bloco de 18 centímetros de Oxicell, uma espuma inovadora e mais ergonómica do que as espumas tradicionais. Este novo material tem como resultado uma maior capacidade para absorver o peso e os movimentos do corpo durante o descanso, ao mesmo tempo que oferece uma grande independência de zonas de descanso.

Junto com o seu núcleo agregou-se uma camada de 2 centímetros de Dry-Feel, um material muito poroso que se acrescenta de modo a evitar a acumulação de calor e humidade que soltamos ao dormir, especialmente quando o fazemos em casal.

O Poseidón é um colchão que destaca pelo seu excelente efeito ressalto, e é que, quando nos deitamos sobre este, ele vai-nos acompanhar em cada um dos nossos movimentos, e sem os dificultar. Por isso, é importante que tenha claro que, ainda que o Poseidón exerça um efeito mola alto ao sentar-se, este efeito muda quando se deita, já que a viscoelástica acolhe de forma gradual o peso do nosso corpo.

Por último, o colchão Poseidón é compatível com qualquer suporte, quer seja uma base revestida, ou mesmo um estrado de ripas, e esta escolha vai sempre depender das suas preferências. A base revestida garante maior firmeza ao descanso, enquanto que o estrado providencia uma maior elasticidade.

Por que é que o Poseidón é o melhor colchão do mercado para dormir acompanhado?

1. Evitará que o seu par se desperte cada noite com os seus movimentos

Se você ou a outra pessoa na cama sois esse tipo de dormentes que batem todos os recordes olímpicos com tanta mudança de posição e movimentos na cama, pode ser que necessitem de um colchão com elevada firmeza.

O colchão Poseidón acompanha os movimentos do nosso corpo, sem ser demasiado duro, já que uma firmeza excessiva poderia ocasionar maus gestos ao mudar de postura. Por outro lado, garante uma elevada independência de zonas de descanso, com o objetivo de não transmitir os movimentos de um lado da cama ao outro.

2. Poupança no longo prazo

Algo a ter muito em conta, ao escolher um colchão para dormir acompanhado, é a densidade dos materiais: a maior densidade, mais consistência e um envelhecimento e desgaste muito mais lento. Ainda que, já sabe, isto irá afetar também o preço e o peso do colchão.

Tenha em consideração que uma densidade por debaixo de 35kg/m3 apenas se recomenda em colchões de hóspedes, segundas residências, ou de uso esporádico. A densidade da espuma Oxicell e da camada viscoelástica de 90kg/m3 do colchão Poseidón estão muito acima dos colchões que se oferecem no mercado, tudo isso a um preço mais do que acessível.

3. Maior higiene

Ainda que os ácaros não sejam visíveis, uma pessoa alérgica notará em seguida a sua presença num colchão. Por esta razão, cada elemento deve estar preparado para prevenir que a pessoa possa sofrer alguma alergia. O colchão Poseidón tem uma respirabilidade média-alta, pelo que a proliferação de bactérias sobre o colchão será muito menor. Esqueça os espirros e a congestão quando estiver na cama!

4. Zero ruídos, mais paixão

Ao não possuir nenhum sistema de molas que possa produzir ruído durante os nossos movimentos sobre o colchão, o Poseidón é altamente silencioso. Com ele acabaram-se os molestos rangeres cada vez que se move na cama, ou quando se acende a chama da paixão no quarto a fazer o amor. Já não terá que se preocupar do mesmo modo por se o escutam os seus vizinhos ou os mais pequenos da casa quando estiver a praticar algo tão íntimo como é o sexo.

Ainda que, normalmente, sempre associemos a cama como um espaço unicamente de descanso, a verdade é que também é o lugar perfeito onde podemos reforçar a intimidade com a/o nossa/o parceira/o e desfrutar do sexo. Por isso, o Poseidón não só é um colchão para dormir: também é um espaço onde podemos trocar sentimentos profundos, partilhar beijos, carícias e fluidos. Se procura o melhor colchão para os seus momentos de paixão, o colchão Poseidón é ideal para si.