Qual é o melhor colchão do mercado?

Mar 9, 2020 | INFORMAMOS-TE

A primeira coisa a considerar ao escolher um colchão é a nossa posição habitual de dormir. Por exemplo, há muitas pessoas que dormem de costas: neste caso, talvez seja melhor escolher um colchão bastante firme. Nesta posição é importante que o colchão reforce a área do pescoço e mantenha a coluna alinhada, evitando pias, irregularidades e pontos de pressão.

Por outro lado, no caso dos dorminhocos que são apoiados num lado do corpo, o ideal seria utilizar um colchão com uma firmeza intermédia para que se adapte à estrutura do peso do nosso perfil. Quando se apoia de um lado, é fácil notar os ossos mais duros do corpo (costelas, quadris e ombros) que precisam de um apoio um pouco mais suave para evitar desconforto durante o sono.

Finalmente, as pessoas que dormem de barriga para baixo devem de preferência usar um colchão de superfície mais macia, para evitar o risco de desconforto na zona cervical ou no tronco da coluna vertebral.

No entanto, também é importante distinguir entre os que dormem muito e os que se movimentam pouco na cama. No caso de pessoas que tendem a movimentar-se muito, mexendo as pernas, atirando e virando-se na cama, é aconselhável usar um colchão que não seja muito firme, pois a dor pode ser causada por mudanças bruscas de posição enquanto dormem, se o colchão for muito duro.

O colchão deve ser ajustado às diferentes posições que o corpo adota durante toda a noite com os movimentos contínuos de rotação. Neste caso é melhor optar por colchões altamente adaptáveis, para que não sintamos qualquer desconforto ao acordarmos. Pelo contrário, as pessoas que não se movem muito quando dormem podem optar por um colchão mais firme, tendo em conta a posição que adoptam quando dormem.

Finalmente, é importante ter em conta a respirabilidade do colchão. Para pessoas quentes, há materiais capazes de absorver o suor que geramos enquanto dormimos e o evaporamos. Estes materiais evitam a acumulação de humidade no colchão, mantendo uma boa higiene e evitando a proliferação de ácaros.

Que tipos de colchões existem?

Colchões de molas

Os actuais colchões de molas são normalmente compostos por molas ensacadas e representam uma evolução tecnológica em relação aos colchões de molas tradicionais. Caracterizam-se por um rápido retorno à sua posição inicial, embora a firmeza possa variar de acordo com o modelo.

Podem ser combinados com diferentes materiais como viscoelástico, espumas, acolchoados naturais, látex… Todos eles determinarão que o colchão seja mais firme, mais adaptável ou mais esponjoso. Além disso, os colchões de molas ensacados são conhecidos pela sua respirabilidade, acompanham os movimentos do corpo e alcançam uma boa durabilidade.

Colchões com viscoelástica

Os colchões de espuma são talvez a gama mais acessível de todas, pois são feitos de espumas expandidas de poliuretano. Eles têm relativamente pouca firmeza e retêm pouca forma após a pressão. É a densidade que conta: quanto maior a densidade, maior a consistência, mas também maior o peso e o preço.

Por outro lado, entre as propriedades do colchão viscoelástico, vale a pena mencionar que ele proporciona uma correta adaptabilidade graças ao seu efeito de memória (recuperação intermediária). Seu principal efeito no resto é a resposta da adaptação aos nossos movimentos, acompanhando-os enquanto dormimos.

Colchões de látex

Os colchões de látex são compostos por camadas de uma substância leitosa, emborrachada, extraída diretamente da árvore da borracha. São colchões de alta densidade e também são bastante pesados, embora tenham a capacidade de se adaptar à forma do nosso corpo, mantendo a sua firmeza. Este tipo de colchão é ideal para pessoas que se movem muito quando dormem, já que não travam a rotação. Além disso, eles são simétricos e podem ser usados em ambos os lados. É um colchão altamente recomendado para pessoas alérgicas, pois não proliferam a acumulação de ácaros.

Em suma, não existe um colchão ideal e perfeito, pois cada pessoa requer necessidades específicas em relação à sua fisionomia e à posição que usa ao dormir. Venha à nossa loja Maxcolchon e experimente você mesmo a vasta gama de colchões que oferecemos. O melhor colchão para o seu descanso está à sua espera!