Qual é o animal que menos dorme?

Dez 12, 2019 | INFORMAMOS-TE

Há um confronto entre os que reivindicam girafas e os que optam pelos outros.

Os elefantes podem ser os animais que dormem menos?

No entanto, um estudo realizado pela Universidade de Oxford, publicado em 2017, tenta analisar o quanto os elefantes dormem. O estudo afirma que o elefante dorme duas horas por noite, distribuído em lotes curtos. Então este animal pode ser o que menos dorme.

O seguimento observou o dia a dia de duas matriarcas elefantes durante 35 dias, e refletiu que elas dormiam apenas 2 horas por noite, distribuídas em cinco lotes e em locais diferentes. Além disso, o estudo afirmou que os elefantes conseguiram ficar acordados por até 46 horas consecutivas, percorrendo distâncias de cerca de 30 quilômetros. Uma vez terminados os deslocamentos, os elefantes não compensaram com mais horas de sono as noites de vigília.

Este tempo de repouso reduzido para os elefantes deve-se à sua necessidade de encontrar comida e aos perigos que os esperam. A maneira mais comum e confiável de medir o sono é através de eletrodos no cérebro. No entanto, esta opção não é válida para os elefantes devido à espessura dos seus crânios. Isto torna mais difícil estudar como os elefantes dormem.

A pesquisa mais recente foi feita através da medição da inatividade dos seus tubos. Aparentemente, as duas horas de sono de que gozam também não são ininterruptas, mas normalmente acordam 4 ou 5 vezes durante o descanso.

No estudo, os pesquisadores também perceberam que os dois elefantes eram dormitórios polifásicos. Ou seja, eles tinham um tempo de sono diário total médio de cerca de duas horas, principalmente entre 2 e 6 da manhã, e apresentavam o tempo de sono mais curto de qualquer mamífero registrado até o momento.

As girafas são as que gozam menos horas de sono?

No entanto, os especialistas dizem que outro animal que precisa de algumas horas para dormir é a girafa. Eles dormem cerca de duas horas por dia. Além disso, não só precisam de pouco tempo para descansar, como também o fazem normalmente em pé e em espaços de sete minutos. No entanto, às vezes eles também se deitam para ter um sono profundo e curto, embora não seja comum ver uma girafa como essa.

De fato, um estudo publicado em 1996 tentou avaliar o sono desses animais. No estudo, os pesquisadores registraram 5 girafas durante 152 noites em um zoológico. Assim, eles determinaram que quando as girafas estão dormindo deitadas, isso determina que elas estão no período de sono REM. Quando estão dormindo de pé, então estão em sono não-REM.

Os pesquisadores determinaram que o tempo total de sono que as girafas dormiam foi de 4,6 horas, sendo este sono uma porcentagem de 4,7% de sono REM. Esse tempo total não dependeu da idade, mas o menor número de períodos de sono deitado e o maior número de períodos de sono de pé ocorreu nas duas girafas mais velhas, respectivamente.

Cavalos e burros lutam para serem os que fecham os olhos menos horas

Finalmente, no grupo dos animais que mais se destacam, como os animais que necessitam de menos horas de sono, estão os cavalos e os burros. Estes animais precisam de cerca de três horas por dia, distribuídas em espaços de sete minutos. Tal como os elefantes e as girafas, estes animais também têm períodos em que dormem de pé. Quanto aos animais aquáticos, os tubarões, as baleias e os golfinhos têm um descanso peculiar, pois precisam estar em constante movimento para respirar. Esta necessidade os impede de dormir, mas não implica que não descansem, pois têm períodos de letargia.

Golfinhos ganham o jogo da insónia

Os golfinhos costumam dormir à noite, normalmente por algumas horas. Os golfinhos roazes passam uma média de 33,4% do seu dia a dormir.

Assim, parece que, embora não possamos dizer com certeza, os elefantes parecem ser os animais com menos sono que conhecemos. É claro que ainda há mais investigação a fazer sobre o resto destes animais, pelo que podemos descobrir outros animais que dormem menos. O certo é que o seu grande amigo dorme e precisa de um colchão que lhe proporcione o conforto necessário tanto à noite como durante as horas que passa a trabalhar. Já viu o nosso colchão para animais de estimação?