Qual é a razão para a dor de cabeça ao acordar?

Jan 7, 2020 | CONSELHOS, DESCANSO, PROBLEMAS FÍSICOS

Certamente, em mais de uma ocasião você já sentiu aquela dor de cabeça irritante quando acordou, algo tão longe de melhorar com o tempo, pouco a pouco vai melhorando, até que chega um momento em que você sofre quase todas as manhãs. Vamos tentar compreender bem as causas que podem produzir esta dor, e analisar as alternativas que nos permitirão deixá-la de lado e voltar a descansar e a levantar-nos com um sorriso.

Porque é que me doi a cabeça quando acordo?

Não há nada mais desagradável do que acordar e ter uma dor de cabeça pela manhã. Por um lado, a própria dor já é irritante e, por vezes, pode dificultar-nos muito o início do dia e, por outro lado, estas dores são também, normalmente, uma indicação de que não descansamos bem. Lembre-se que, para descansar bem, existem três premissas fundamentais que são as seguintes.

  • Durma o tempo que precisar.
  • Assegure-se de que realmente descansa
  • Não interrompa o seu sono.

E, claro, esta dor só nos dificulta as coisas, por isso vamos estudar as principais razões pelas quais isso acontece.

Má postura na cama

A má postura na cama é uma das principais causas dessas dores irritantes, seja na cabeça ou em qualquer outro lugar do corpo.

Mas temos que ir um pouco mais longe, porque embora seja verdade que às vezes adotamos posições que são um pouco menos que impossíveis, a realidade é que o maior problema para a maioria das pessoas é o colchão. Dormir num mau colchão é uma apólice de seguro que garante a perda da nossa saúde, tanto física como psicologicamente. Por isso, vale a pena comprar um colchão de qualidade, que também preencha as características particulares de acordo com a nossa maneira de descansar e com o nosso próprio físico.

Problemas respiratórios durante o sono

Há muito mais pessoas do que imaginamos que sofrem do que é conhecido como apnéia do sono, que nada mais é ou menos que um problema respiratório que ocorre quando estamos dormindo e que se baseia, de uma perspectiva geral, na interrupção da respiração.

Basicamente, paramos de respirar por um tempo, e vários episódios podem ocorrer na mesma noite, tirando oxigênio do nosso cérebro. Este problema é geralmente combinado com roncos fortes, dores de cabeça, cansaço, dificuldade de concentração, etc., e se não o resolvermos, pode levar a doenças graves.

Excesso de stress

O excesso de stress, a ansiedade e a depressão também são razões que nos impedem de descansar adequadamente. Na verdade, estes problemas são alimentados de volta ao mau descanso, para que possamos combatê-los mudando hábitos e aprendendo a dormir melhor.

Má nutrição

Finalmente, se não nos alimentamos bem, também podemos sofrer de desidratação e até de falta de elementos essenciais na nossa dieta.

Estas deficiências tornam-se mais evidentes durante a noite, uma vez que não bebemos nem comemos, pelo que o desconforto que é basicamente o nosso corpo é forçado a indicar que temos de o alimentar e hidratar melhor.

 Dicas para evitar dores de cabeça ao acordar

Como você pode ver, as principais causas dessas fortes dores de cabeça quando você acorda, podem ser realmente evitadas, e nós recomendamos que você siga os conselhos abaixo.

  • Adapte a sua dieta diária às suas necessidades reais.
  • Hidratar bem ao longo do dia.
  • Antes de ir para a cama, evite substâncias como álcool, cafeína ou qualquer outra substância que possa excitar ou gerar desconforto.
  • Um pouco de exercício antes de ir para a cama pode ser um longo caminho (especialmente alongamento).
  • Quando você vai para a cama, evite colocar posturas excessivamente forçadas ou estranhas, já que essa é a origem de muitas das dores da manhã.
  • Mais importante, durma num colchão de qualidade que se adapte à sua postura e às suas necessidades, pois esta é a melhor forma de garantir um descanso de qualidade.

Não reduza o seu investimento neste sentido, porque um bom colchão irá durar muitos anos e estamos a falar da sua saúde.

Como você pode ver, há razões específicas para acordar com dor de cabeça, então recomendamos que você leve em conta, no seu caso particular, qual é a causa, para que você possa resolver e se levantar novamente todas as manhãs com energia e o desejo de fazer tudo o que você quer.