Escolher Almofadas: O guia definitivo

Mar 4, 2019 | PRODUTOS, QUARTO DE DORMIR | 0 comments

Se estabelecemos que o colchão é o rei do descanso, a figura da rainha deveria recair sobre o outro grande elemento indispensável que determina a qualidade das nossas horas de sono. Porque escolher a almofada correta é tão determinante quanto a escolha do mencionado colchão.

Os seus diferentes materiais, as distintas categorias que já existem, o tamanho, a firmeza, a capacidade de adaptação…. Há tantos requisitos e características que as definem, que já não podemos ter desculpas se cada dia nos despertamos com a sensação de não termos descansado corretamente, ou se incluso nos levantamos com dores de pescoço e de costas.

As almofadas vão facilitar a melhor postura de que devemos dispor para dormir e, para isso, na Maxcolchon oferecemos um catálogo presidido por almofadas de viscoelástica, de látex e de microfibra. E, para ocasiões especiais, modelos para viagens, para atenuar problemas físicos (como, por exemplo, dores cervicais), posturais, ou incluso de berço. Diferentes materiais, tipos e produtos, e que obedecem a uma série de requisitos que apenas nós podemos decidir, mas que, no entanto, deveriam seguir os seguintes parâmetros que vamos a estabelecer.

Por que é importante ter uma boa almofada

Na Maxcolchon gostamos de recordar que passamos, aproximadamente, um terço das nossas vidas a dormir, pelo que a qualidade desse tempo deve ter um impacto positivo e profundo na nossa saúde física e mental. Partindo desta premissa, devemos escolher uma boa almofada, de modo a conseguirmos os seguintes pontos chave:

O apoio para um sono reparador: uma boa almofada proporciona o suporte necessário para a manutenção de um correto alinhamento da coluna e do pescoço. Escolher perfeitamente o nosso modelo de almofada vai-nos evitar transtornos físicos, como dores de pescoço, costas e ombros, que podem surgir devido a uma má postura a dormir. É que, quando descansamos numa posição cómoda e natural, é muito mais provável que possamos desfrutar de um sono reparador.

Previne problemas de saúde: acertar com a almofada não só o vai ajudar a dormir melhor, como também é a melhor prevenção ante os problemas de saúde a longo prazo. As almofadas ergonómicas, como as almofadas cervicais, podem ser especialmente benéficas para aquelas pessoas que sofrem de dores crónicas no pescoço ou de problemas cervicais. Além do mais, ao manter um alinhamento adequado, reduz-se a probabilidade de ronquidos e de apneia do sono, o que melhora a qualidade do seu descanso e o do seu par.

Comodidade personalizada: as almofadas dispõem de uma grande variedade de materiais e de firmezas. Isto significa que pode personalizar a sua escolha de almofada, para que se adapte na perfeição às suas preferências pessoais. Por exemplo, se prefere experimentar uma sensação de suavidade e comodidade, as almofadas de látex ou de microfibra podem ser ideais para si. Se está em outro ponto, e prefere um suporte firme e uma adaptação à forma da sua cabeça e pescoço, as almofadas de viscoelástica são uma excelente opção.

Maior durabilidade: as almofadas do nosso catálogo estão confecionadas para perdurarem no tempo. É que investir numa almofada de qualidade pode resultar num produto que o irá acompanhar durante anos, o que significa que não terá de se preocupar com a sua substituição de forma constante.

Higiene e transpiração: algumas almofadas estão desenhadas para melhorarem a respirabilidade, o que ajuda a manter uma temperatura adequada durante a noite, além de evitar a acumulação de calor e suor. Obviamente, esta qualidade é uma característica obrigatória se queremos um sono sem interrupções e bastante confortável.

Adaptabilidade às suas necessidades: as almofadas não são apenas para o sono. Podem ter múltiplos usos, como serem um apoio durante a leitura, um travesseiro de lactância para as mães, ou incluso uma companheira de viagem. Ter a almofada adequada pode fazer com que a sua vida seja mais cómoda em múltiplos aspectos.

O que ter em conta na hora de escolher uma almofada

Ainda que nem sempre se verifiquem estes casos, vamos começar pelos mais urgentes. Aquelas pessoas que requerem de necessidades especiais, e cuja escolha vai determinar a melhora ou não das suas condições. Por isso, vai resultar vital que todo aquele que sofra de problemas físicos, em especial dores cervicais, escolha uma almofada cervical, cuja curvatura vai melhorar a qualidade do descanso.

Outro segmento da população que necessita de cuidados especiais, e a quem se deve proteger com especial mimo e cuidado, é o das mulheres grávidas. Durante os nove meses de gestação, o seu corpo vai experimentar diferentes alterações, pelo que um correto descanso vai melhorar a qualidade da experiência e, obviamente, também a sua saúde. Aí é onde entram em jogo as almofadas posturais, um modelo que pode funcionar também como travesseiro de lactância, como almofada de leitura, ou como um elemento para abraçar.

Portanto, na hora de escolher uma almofada ou outra, sempre deveremos ter em conta as nossas necessidades.

Tipos de almofadas

As almofadas são uma parte fundamental do nosso sono, e escolher a adequada pode marcar a diferença na qualidade do nosso descanso. Existem vários tipos de almofadas, cada um com características únicas, e que se adaptam a diferentes preferências e necessidades.

Almofadas de látex

As almofadas de látex são uma escolha inteligente para quem procura um descanso suave e um alinhamento ótimo para o pescoço e para as cervicais. Este material natural, derivado da borracha, é conhecido pela sua durabilidade e pela sua capacidade para conservar a sua forma original ao longo do tempo.

Se procura um extra de transpiração, as variantes de látex perfurado oferecem uma solução, reduzindo a sudação nas noites mais calorosas. Quer dizer, os modelos fabricados com este material de origem natural são sinónimo de suavidade, alinhamento cervical e durabilidade. Por outras palavras, uma escolha excelente para melhorar a sua comodidade durante o sono.

Almofadas de viscoelástica

As almofadas de viscoelástica são conhecidas por garantirem firmeza durante o descanso, além de oferecerem uma grande capacidade de adaptação ante a pressão exercida pelo próprio corpo do dormente.

A viscoelástica é um material que responde à temperatura e à pressão, o que a converte numa escolha popular para aquelas pessoas que procuram um suporte personalizado, devido a esse mencionado nível de adaptabilidade. E no catálogo da Maxcolchon encontrará modelos perfurados e que melhoram a respirabilidade, garantindo uma experiência mais fresca, especialmente em noites cálidas.

Se é um dormente que procura firmeza e uma grande capacidade de adaptação, desde a Maxcolchon aconselhamos a que aposte pelo modelo fabricado com material viscoelástico.

Almofadas de fibra

As almofadas de fibra oferecem uma opção económica, mas sem sacrificar a qualidade. A sua composição de microfibras sintéticas torna-as flexíveis e resistentes às mudanças ambientais. Isto transforma-as numa escolha versátil, adequada para quem procura comodidade e apoio durante a noite.

A flexibilidade das almofadas de fibra permite-lhes a sua adaptação às diferentes posturas de sono de forma natural, o que se traduz em noites cómodas e prazerosas.

Qual é o tamanho ideal de uma almofada

Em primeiro lugar, a almofada deve-se adaptar ao tamanho da cama na qual dorme. Quer dizer, um modelo do tamanho adequado será capaz de complementar de forma perfeita o espaço disponível na sua cama, evitando que fique demasiado grande ou pequena em relação com o colchão. Esta harmonia nas dimensões não só acrescenta estética à sua cama, como também otimiza a comodidade e o suporte que providencia à sua cabeça e pescoço.

No caso de uma cama de matrimónio, encontramos uma nuance. É que, neste ponto, a escolha torna-se especialmente personalizada, já que pode optar por duas almofadas do mesmo tamanho. O que significa isto?

Escolher duas almofadas individuais, ao invés de uma que cubra toda a largura da cama, permitirá a cada dormente desfrutar de uma almofada que se ajuste na perfeição às suas preferências individuais. Além disso, cada vez mais, as empresas de roupa de cama fabricam as fronhas de almofada num tamanho individual nos jogos de cama de 150 a 200 cm. de largura. 

Se opta por esta alternativa, poderá escolher almofadas idênticas, ou variar o nível de firmeza ou o material de recheio, de modo a que se adaptem às necessidades de cada pessoa. Isto não só acrescenta versatilidade à sua escolha de almofadas, como também promove um descanso mais prazeroso, e num ambiente de sono partilhado.

Almofada dura ou macia

Escolher entre uma almofada dura ou macia é outro dos passos indispensáveis na hora de escolher um modelo. Por outras palavras, determinar o nível de firmeza mais adequado para nós.

No caso de estar à procura de uma almofada com um nível de firmeza alto, a viscoelástica com carbono e o látex são opções ideais para a manutenção de um bom suporte para as suas cervicais. Estes materiais garantem uma firmeza constante e que pode ser particularmente benéfica para aquelas pessoas que dormem numa posição que requer um suporte adicional.

Por outro lado, se prefere uma firmeza intermédia, que ofereça comodidade, mas sem ser excessivamente dura, as almofadas de fibra ou de microfibra podem ser uma escolha acertada. Estas almofadas são versáteis e adaptam-se bem a diferentes preferências de firmeza, o que as converte numa opção popular para quem procura um ponto intermédio.

No caso de que necessite de uma almofada com uma firmeza baixa, especialmente adequada para crianças, no catálogo da Maxcolchon poderá encontrar modelos desenhados especificamente para crianças. É que estas almofadas mais suaves são capazes de se ajustar às necessidades dos mais pequenos da casa, oferecendo a comodidade e o apoio necessários para um descanso reparador.

No final, a firmeza de uma almofada não deixa de ser uma escolha pessoal e que deve ser adequada a fatores como a postura de sono e as próprias necessidades do dormente. Para recapitular, enquanto que as almofadas de viscoelástica com carbono e de látex são excelentes opções se procura uma firmeza notória, as almofadas de fibra e microfibra são ideais se prefere uma firmeza intermédia e que ofereça comodidade, mas sem ser excessivamente dura.

E, como última vertente, as almofadas desenhadas especificamente para crianças garantem uma firmeza mais suave, perfeita para assegurar um descanso apropriado nestas etapas da vida.

Qual é o melhor recheio de almofada

No catálogo da Maxcolchon, poderá encontrar quatro tipos de recheios para almofada. E, como no resto de pontos chave, a resposta a qual é o melhor irá depender das suas necessidades, preferências e fisionomia.

Recheio de viscoelástica: este material é ideal para aquelas pessoas que tendem a dormir de lado. A viscoelástica adapta-se na perfeição à forma da sua cabeça e pescoço, assegurando um alinhamento cómodo com a coluna vertebral. Além do mais, a sua capacidade de adaptação oferece um suporte excecional, e as suas qualidades anti alergénicas acrescentam um nível extra de proteção.

Recheio de látex: derivado da árvore da borracha, o látex destaca-se pela sua elasticidade e respirabilidade. É uma excelente opção para quem tende a sentir calor durante a noite. Além disso, também oferece um toque suave e uma receção excecional para as cervicais, o que o converte numa alternativa de qualidade à viscoelástica.

Recheio de fibra: fabricado com fibra oca e silicone, o recheio de fibra é versátil e adequado para uma ampla variedade de dormentes. É especialmente idóneo para aquelas pessoas que mudam de posição com frequência durante a noite, já que permite uma adaptação sem interrupções. O seu toque macio e alto nível de transpiração tornam este material numa escolha bastante acertada.

Recheio de flocos: este recheio sintético forma parte da categoria de fibra, e é excecionalmente versátil. Graças à possibilidade de agregar ou remover enchimento, pode ajustar a altura da almofada em função das suas preferências. Isto converte-o numa opção adequada para uma ampla gama de pessoas e de estilos de sono.

Melhor almofada segundo a postura a dormir

A escolha da almofada adequada depende, em grande medida, da postura na qual dorme. Quer seja se gosta de descansar de barriga para cima, de lado, ou incluso de barriga para baixo (ainda que esta última não seja a mais recomendável), há uma almofada perfeita para si.

Melhor almofada se dorme de barriga para cima

Se prefere descansar de barriga para cima, a sua escolha ideal recai em almofadas de firmeza intermédia. A posição de dormir de barriga para cima não requer uma almofada especializada, mas é fundamental manter a curva natural do pescoço e alinhar a cabeça com a coluna. Para o conseguir, opte por almofadas com recheios de materiais como a espuma viscoelástica, o látex, ou materiais sintéticos, como a microfibra. Estes materiais garantem um suporte firme, adaptam-se à forma da cabeça e do pescoço, minimizam os pontos de pressão e previnem possíveis moléstias.

Melhor almofada se dorme de lado

Dormir de lado é uma postura comum e, para manter a coluna vertebral corretamente alinhada, é essencial preencher o espaço entre a cabeça e o colchão de maneira efetiva. Para os dormentes de lado, as almofadas com recheios de microfibra oferecem uma firmeza alta, que evita que a cabeça se afunde demasiado na almofada, mantendo a coluna alinhada. Também pode considerar almofadas viscoelásticas, que se adaptam à forma da cabeça e do pescoço, proporcionando um suporte personalizado, e mantendo um correto alinhamento da coluna.

Melhor almofada se dorme de barriga para baixo

Dormir de barriga para baixo é a posição menos recomendada, mas se essa é a sua escolha, deve optar por almofadas mais delgadas e planas, de modo a evitar a inclinação excessiva da cabeça, e também possíveis moléstias no pescoço. As almofadas de látex e de viscoelástica são opções ideais devido à sua suavidade e capacidade de compressão. A firmeza deve ser baixa, e a almofada deve ser delgada, macia, estreita e adaptável, garantindo uma posição cómoda para a cabeça e para o pescoço. O látex perfurado oferece uma melhor respirabilidade, enquanto que as almofadas viscoelásticas se destacam pela sua capacidade de adaptação à pressão corporal, proporcionando um suporte personalizado.

Como cuidar das almofadas

Para prolongar a vida útil da sua almofada, independentemente do modelo ou do tamanho que tenha selecionado, é importante que siga estes conselhos que lhe proporcionamos desde a equipo de especialistas da Maxcolchon:

Lavar a capa: a maioria das almofadas vêm com uma capa que protege o material interior. Aconselhamos a sua lavagem de forma regular, de modo a manter o interior da sua almofada em boas condições higiénicas.

Utilize uma fronha protetora: recomendamos o uso de fronhas para almofadas, como a capa protetora Tencel. Estes protetores são respiráveis e evitam que o suor penetre no núcleo da almofada. De fato, o mais recomendável é contar com várias capas protetoras, de modo a poder efetuar a sua lavagem com frequência, e poder sempre contar com uma capa de substituição disponível, para que possa utilizar sempre a sua almofada sem qualquer tipo de problema.

Cuide da higiene diária: deve arejar as suas almofadas todos os dias. Para isso, abra as janelas do quarto e permita que o ar circule durante uns minutos. Se tem almofadas de fibra, microfibra, ou incluso plumas, agite-as diariamente para evitar que os materiais se espalmem. Além disso, mantenha uma boa higiene nos seus jogos de lençóis, e substitua-os, pelo menos, uma vez por semana.

Seja precavido na hora de as lavar: se planeia lavar as suas almofadas na máquina de lavar, tenha em consideração que as almofadas de viscoelástica não se devem lavar assim, já que perderiam o seu efeito de memória. E, ainda que algumas almofadas de látex efetivamente permitam o uso deste eletrodoméstico, é preferível evitar isso mesmo. Por último, recordar que os modelos de microfibra e plumas, sim, podem ser lavados na máquina de lavar, mas sempre que se encha o tambor por completo, e caso se incluam várias bolas de ténis, de modo a evitar que se danifiquem durante a lavagem.

Além do mais, é importante seguir os seguintes conselhos:

– Utilize programas de lavagem para roupa delicada e água fria.

 – Utilize detergente líquido para peças delicadas, e evite o uso de suavizantes.

– Leia sempre a etiqueta, de modo a seguir as instruções.

Quando se deve substituir a almofada

Substituir a sua almofada regularmente é essencial para manter um sono de qualidade e a sua saúde em ótimas condições. Regra geral, é recomendável substituir a sua almofada a cada três anos. No entanto, há uma série de sinais chave que indicam que é hora de efetuar essa troca.

Um dos indicadores mais evidentes é a presença de grumos notáveis na espuma ou no material de recheio da sua almofada. Estes grumos revelam que a almofada já perdeu o seu suporte e comodidade originais, o que pode afetar negativamente a sua qualidade de sono.

As manchas permanentes também são motivo de preocupação. Estas manchas, causadas pelo suor corporal e pela gordura, podem-se acumular com o tempo, afetando a higiene e também a integridade do material da almofada. Se nota manchas visíveis e permanentes, isso é um sinal claro de que a sua almofada necessita de uma substituição.

O despertar com dores e moléstias, especialmente no pescoço e nos ombros, é outro sinal de que a sua almofada já perdeu a sua capacidade de proporcionar um suporte adequado. Se a sua almofada já não lhe permite desfrutar de noites de sono reparador, então chegou o momento de considerar uma substituição.

A fadiga ao despertar é um sintoma adicional de que a sua almofada necessita ser substituída. No caso de se sentir cansado devido às dores e moléstias que interrompem o seu sono, é fundamental abordar este problema, de modo a garantir um descanso saudável.

As dores de cabeça por tensão, que se podem desenvolver devido à falta de suporte adequado para a cabeça e o pescoço, também indicam que a sua almofada já cumpriu o seu ciclo de vida útil, e que necessita de ser substituída.

Se sofre de alergias, também é necessário mudar a sua almofada com maior frequência, devido à acumulação de ácaros do pó. Uma almofada antiga e pouco higiénica pode piorar as suas alergias, pelo que uma substituição oportuna é essencial.

Além do tempo, outros fatores, como alterações na sua posição para dormir, condições de saúde ou necessidades de altura, podem influir em quando deve mudar a sua almofada. Preste atenção a estes sinais e necessidades específicas, de modo a que possa garantir um sono saudável e reparador.

Conselhos na hora de comprar almofadas

Avalie as suas necessidades pessoais: antes de comprar uma almofada, deve considerar as suas próprias preferências pessoais. Quer dizer, a postura para dormir ou qualquer necessidade específica, como problemas cervicais ou alergias.

Material de recheio: explore todas as diferentes opções de recheio. Como já teve oportunidade de ver, cada material tem as suas próprias vantagens e desvantagens, pelo que deverá escolher o que melhor se adapte às suas necessidades.

Firmeza: a firmeza da almofada é um ponto pessoal, já que alguns dormentes preferem modelos macios, enquanto outros optam por uma superfície de contacto mais dura.

Tamanho: escolha um tamanho de almofada que se ajuste à sua cama e às suas necessidades pessoais.

Higiene: é importante também ter em conta a facilidade de limpeza e de manutenção da própria almofada. Já conseguiu ver que alguns modelos podem ser lavados na máquina, enquanto que outros vão necessitar de cuidados mais específicos e especiais.

Respirabilidade: se tem propensão a sentir calor durante a noite, procure almofadas com uma boa capacidade de transpiração, de modo a manter uma temperatura adequada enquanto dorme.

Marca e qualidade: investigue e escolha uma marca de confiança, e que ofereça produtos de qualidade. Apenas empresas como a Maxcolchon, que também são fabricantes, podem garantir uma qualidade que aumente a sua durabilidade e qualidades.

A escolha da almofada adequada é sinónimo de um sono reparador e, portanto, de uma melhor saúde física e psicológica. É que apostar por um modelo de qualidade vai-nos permitir uma melhor manutenção do alinhamento da coluna e do pescoço. Ou seja, poderemos prevenir problemas e transtornos físicos.

Dependendo das suas preferências e necessidades, deveremos escolher de entre vários tipos de almofadas, como as de látex, viscoelásticas e de microfibra. No que diz respeito aos pontos chave, como a firmeza ou o tamanho, deveremos guiar-nos pelas nossas preferências, como a postura na hora de dormir, ou a nossa fisionomia.

Não se esqueça de cuidar da sua almofada, seguindo diretrizes de higiene e de manutenção, para que possa prolongar a sua vida útil. O investimento numa almofada de qualidade é essencial para que possa desfrutar de noites de sono reparador, e também para melhorar a sua qualidade de vida em geral.

Confie em marcas que sejam fabricantes, como é o caso da Maxcolchon, e deixe-se assessorar pelos nossos especialistas. Não hesite em dedicar tempo à escolha da almofada que melhor se adapte às suas necessidades e preferências pessoais, de modo a que possa experimentar um descanso revitalizante e saudável.