Quais são as vantagens de um colchão artesanal?

Jan 12, 2020 | INFORMAMOS-TE

Nos últimos anos, cada vez mais pessoas estão a escolher um colchão artesanal à procura da máxima adaptabilidade e para garantir um grande conforto e características extra. Isto deve-se à excelência em tudo o que diz respeito à fabricação deste tipo de colchão, desde o seu design, a escolha dos materiais, as técnicas utilizadas para a sua fabricação e o detalhe personalizado em cada peça. Quando compramos um colchão feito à mão, estamos investindo na qualidade do descanso e durabilidade do colchão.

A arte de criar colchões artesanais

Décadas atrás, quando ainda havia falta de fábricas de colchões no nosso país, a maioria dos colchões que existiam nas casas eram feitos por fabricantes de colchões cujas técnicas de fabricação eram principalmente manuais e passadas de uma geração para outra. Hoje em dia, os materiais e a utilização dos mesmos para fazer colchões artesanais mudaram muito, mas alguns factores permanecem, como a atenção aos detalhes, composições altamente naturais e a fabricação de cada peça graças às mãos mais experientes do sector.

Ser fabricante de colchões no século XXI não é fácil, porque a qualidade também exige um pouco mais de tempo para terminar cada colchão. Mas uma vez feitos, os atributos e características destes produtos marcam uma grande diferença em relação ao resto das gamas que podemos encontrar no mercado.

Vantagens dos colchões artesanais

Tal como quando compramos uma peça de mobiliário artesanal ou um fato à medida, as principais diferenças residem na escolha dos materiais, na qualidade dos mesmos e na forma como estes artigos se ajustam perfeitamente às necessidades que queremos cobrir. No que diz respeito aos colchões artesanais em particular, encontramos características como as mencionadas abaixo.

  • É criado e tecido à mão para oferecer a mais alta qualidade em conforto e durabilidade do colchão. Para isso, a experiência dos artesãos é combinada com a mais recente tecnologia em colchões.
  • Isto é conseguido graças às fibras naturais, bem como às sedas, lã ou algodão, nas quais são aplicadas técnicas inovadoras. Isto não só garante que o nosso descanso será muito melhor, mas também a facilidade com que cada colchão se adapta ao seu dono. Além disso, como são dermatologicamente testados, evitam, por exemplo, alergias ou irritações que podem ser causadas por outras composições químicas ou sujeitas a produtos artificiais.
  • São mais ecológicos em todos os aspetos, tanto nas características que têm um impacto direto no colchão, como a sua respirabilidade ou a ausência de odores artificiais. Como no momento de ter que reciclá-los se os compararmos com colchões de qualidades inferiores.
  • Embora sejam colchões firmes, graças às múltiplas camadas pela sua composição, não são menos espessos e sobretudo muito macios e suaves, graças à aplicação de materiais como o algodão e à multiplicidade de camadas na sua composição. Têxteis como a lã ou o algodão utilizados em colchões feitos à mão garantem que o colchão não se deforme apesar do seu uso, em parte graças às novas técnicas de bater a lã. O algodão, por outro lado, vai ajudar a mantê-lo firme e fofo em igual medida.
  • Podem ser uma alternativa perfeita para as pessoas que têm dores articulares ou musculares, uma vez que facilitam o alinhamento da coluna vertebral, reduzindo a pressão em alguns pontos de apoio como a zona lombar ou o meio das costas.
  • São também termorreguladores, se tomarmos como exemplo aqueles que têm entre seus componentes algodão, porque esta fibra garante que os colchões feitos à mão sejam frescos no verão e quentes no inverno.
  • A durabilidade é um dos seus principais fatores, uma vez que podem ser um pouco menos económicos do que um colchão de qualidade média, mas também irão durar muito mais tempo, tornando-se assim um grande investimento tanto em termos económicos como em termos de conforto e qualidade de descanso.

Os colchões feitos à mão são sem dúvida a opção mais exigente para quem procura um colchão durável que garanta a exclusividade em tudo o que diz respeito a descanso, materiais, composição e respeito pelo meio ambiente quando é necessário reciclá-los.