Quais são as melhores meias para dormir

Mar 9, 2020 | ACONSELHAMOS-TE, MELHORA O TEU DESCANSO

Nas extremidades do nosso corpo, o sangue circula normalmente de forma menos suave. É por isso que as mãos e os pés ficam frios mais rapidamente, especialmente quando não estão em movimento. Dormir com meias pode ajudar o nosso corpo a manter a sua temperatura. Embora nem todos se enquadrem neste hábito, há vantagens em dormir com meias.

Benefícios de dormir com meias

Nos meses mais frios do ano, a temperatura pode cair significativamente durante a noite. Além disso, enquanto dormimos, podemos sentir mais frio devido à ausência de atividade física e movimento. É por isso que as meias têm a função de manter a nossa temperatura corporal, impedindo-nos de perder calor através dos nossos pés. As meias actuam como termoreguladores para que nos possam ajudar a adormecer melhor. Além disso, com eles evitamos o contacto directo com lençóis frios.

As meias também atuam como uma espécie de “barreira protetora” entre a pele e os lençóis ou cobertores, para que possam prevenir, em casos extremos, possíveis infecções como fungos, especialmente quando dormimos nas camas de outras pessoas.

É aconselhável usar meias feitas de fibras naturais tais como algodão, lã, fio… Desta forma, manteremos uma temperatura corporal correcta e reduziremos a sensação de frio, mas também favoreceremos uma transpiração adequada da pele..

Dormir sem meias

Com os pés descalços, o sangue circula mais facilmente, evitando assim o possível aparecimento de varizes ou problemas de inflamação ou irritação entre os dedos dos pés e nos tornozelos.

Por outro lado, dormir com os pés no ar nas noites mais quentes do verão vai mantê-lo mais fresco. Também pode tornar muito mais fácil para nós adormecer sem acordar à noite, especialmente se você for uma pessoa calorosa.

Além disso, se você transpirar os pés mas gosta de dormir de meias, é importante saber que o suor excessivo pode levar a fungos, eczema ou infecção.

Outro aspecto a ter em conta é que se utilizarmos cremes hidratantes nas pernas, tornozelos e pés, é aconselhável deixar o creme penetrar bem na pele. A melhor coisa a fazer neste caso é não usar meias ou esperar que elas sejam completamente absorvidas. Se calçarmos as meias assim que aplicarmos o creme, ele pode permanecer acumulado no tecido e proporcionar um terreno ideal para o aparecimento de fungos e bactérias que podem causar infecções na pele.

Quais são as melhores meias para dormir?

No caso de dormir com meias, o que é claro é que elas não devem ser quaisquer meias. Neste caso, meias sem costuras ou borrachas que podem estar muito apertadas são mais aconselháveis, porque podem ferir a nossa pele e impedir o fluxo de sangue adequado. Saber se estão muito apertadas é simples: se depois de usá-las por várias horas, o elástico da meia deixa uma marca na pele do nosso tornozelo, é melhor não usá-las à noite.

Por outro lado, deve haver espaço suficiente para que o fluxo de ar se movimente em torno dos pés, evitando o superaquecimento e o suor. É importante que as meias sejam feitas de fibras naturais, como o algodão.

Algo a ter em mente para uma correcta higiene e saúde dos nossos pés, não é usar as mesmas meias usadas durante o dia. Ao tirar as meias usadas durante o dia, limpar os pés e secá-los completamente (especialmente entre os dedos dos pés) irá contribuir para a boa saúde e higiene dos pés.

Você é um daqueles que usam meias para dormir? Em qualquer caso, parece que este hábito pode trazer benefícios para o nosso descanso, especialmente no inverno. Mas lembre-se: elas não são meias quaisquer.