Prós e contras de que os seus filhos partilhem quarto

Ago 27, 2021 | ACONSELHAMOS-TE, CRIANÇAS | 0 comments

Quando se têm dois ou mais filhos, pode surgir a dúvida se seria bom ou não que partilhem quarto. Esta pergunta costuma-se fazer sobretudo quando os filhos têm pouca diferença de idades, mas, ainda assim, ambas as opções têm os seus prós e os seus contras.

Nos casos de vivendas de tamanho reduzido, ou se o espaço é limitado, costuma ser habitual que os irmãos durmam no mesmo quarto. Porém, noutras ocasiões, ainda que se disponha de divisões suficientes, muitas famílias preferem que os filhos partilhem o mesmo espaço.

Esta alternativa depende de muitos fatores. Assim, pode dar-se o caso de que nos possa resultar mais prático, ou pelo contrário, prefiramos utilizar alguma das divisões da casa como lugar para realizar as suas tarefas escolares, ou como sala de jogos.

O dia 5 de setembro celebra o dia mundial do irmão e, para festejar esta relação afetiva, vamos analisar os benefícios e os inconvenientes de que os seus filhos partilhem o quarto.

Vantagens de que os seus filhos partilhem quarto

Para começar, não se trata de fazer um uso dividido do espaço, mas, pelo contrário, supõe uma vivência única, que pode ser de muita utilidade no seu desenvolvimento pessoal.

Desenvolve os vínculos afetivos

As relações entre os irmãos favorecem a compreensão, o carinho e a responsabilidade. Quando os nossos filhos partilham quarto, geram empatia em relação aos outros, e fortalecem o respeito mútuo.

É uma vantagem que possam compartir brinquedos, consolas e computadores. Além disso, sempre se terão um ao outro nos momentos difíceis, e dessa maneira sentir-se-ão acompanhados em todos os momentos.

Da mesma maneira, as relações entre irmãos fomentam a sociabilidade, reforçam a união entre eles, e também pode ajudar a reduzir consideravelmente os ciúmes, tão típicos em crianças de tenra idade.

Promove as ferramentas de gestão

A tolerância, o respeito, e a empatia são mais fáceis de aprender quando os nossos filhos compartem o espaço com os seus irmãos. Os vínculos que se criam são uma experiência enriquecedora, que gera sentimentos positivos, e promove atitudes de solidariedade com os demais.

Com a convivência, desenvolvem outro tipo de ferramentas, como por exemplo a capacidade de negociação. Além disso, pode trazer-lhes benefícios para quando cheguem à idade adulta, e tenham que enfrentar-se com outro tipo de problemas, para além dos do entorno familiar.

Desvantagens de que os seus filhos partilhem quarto

Não obstante, em alguns momentos ou circunstâncias, podemos encontrar-nos com algumas desvantagens quando os nossos filhos compartem quarto. Um dos casos mais comuns é se entre eles há bastante diferença de idades.

Diferentes etapas evolutivas

Se têm gostos distintos, horários e costumes marcados por distintas etapas de crescimento, compartir quarto pode chegar a ser um problema. Nestes casos, a falta de independência nota-se sobretudo se um dos irmãos começou a adquirir responsabilidades, como os deveres da escola, ou ter que estudar para um exame.

Entre outros inconvenientes, também influem os diferentes ciclos do sono que tenham os irmãos. Segundo a idade das crianças, têm diferentes horários para ir dormir. Por exemplo, no caso de crianças muito pequenas, que ainda se despertam pela noite, podem chegar a impedir o sono do irmão. Ainda que na idade infantil isto não supõe problema de maior, já que voltam a dormir quase de imediato.

Perda da intimidade

No caso de que algum deles esteja na época de adolescente, pode perder a sua intimidade. Nos encontramos ante dois períodos de crescimento diferentes, e já se sabe que esta época gera conflitos, pela sua própria natureza.

Em qualquer caso, uma boa opção para equilibrar os prós e os contras de que os seus filhos compartam quarto seria instalar beliches ou camas com estrado duplo. Além de poupar espaço, estes tipos de estruturas providenciam confiança na hora de ir dormir. Ao estarem as camas a diferente altura, cada um deles pode ter certa independência, ainda que seja partilhando o mesmo dormitório.

Se quer, pode dar uma vista de olhos no nosso beliche dobrável, ou a qualquer dos modelos de camas com estrado duplo. Funcionais e adaptáveis a qualquer necessidade, segundo a idade dos seus filhos, podem servir-lhe para poupar espaço, e fortalecer as relações entre irmãos. Eles vão adorar!